Mural completa dois anos e correspondentes analisam trajetória do projeto

Agência Mural

No último sábado, dia 24 de novembro, o blog Mural completou dois anos hospedado na Folha. O objetivo do projeto é trazer uma cobertura jornalística diferenciada da Grande São Paulo por meio do olhar atento de dezenas de correspondentes que moram na periferia da região metropolitana.

Formado por estudantes e profissionais de comunicação, a dinâmica do grupo se dá, principalmente, por meio de reuniões mensais e o contato diário pelas redes. E a disposição dos ‘muralistas’, como são chamados, é o que faz o projeto acontecer. Até o dia 16 de novembro, mais de 440 histórias já tinham sido divulgadas pelos participantes.

“As ideias surgem conforme vemos ou passamos por determinadas situações. Ao pensar na pauta, sugerimos e, sendo aprovada, vamos para produção”, conta Cíntia Gomes, 28, correspondente de Riviera Paulista, na zona sul de São Paulo. “Comentamos sobre nossa rotina de trabalho, problemas encontrados nos bairros onde cada um reside,  dificuldades encontradas no transporte público, hospitais”, complementa Dalton Assis, 24, do Capão Redondo, também na zona sul.

Tamanha atitude já rendeu diversas conquistas ao grupo. O retrato de histórias que poderiam passar despercebidas ao público trouxe ao trabalho dos blogueiros prêmios como o Top Blog 2011, na categoria Cotidiano e Notícias, e uma final no 2° Blog Talent Show.

Além disso, duas curadorias foram promovidas pelos muralistas no youPIX Festival, referência da cultura digital no Brasil.

O reconhecimento do projeto também veio com o apoio institucional do Escritório Zonal do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em São Paulo, em fevereiro de 2012. “Os envolvidos já têm a pegada de saber como fazer os seus próprios relatos, de ter ideais próprias”, diz o jornalista Bruno Garcez, 40, idealizador do Mural.

“Para mim, as maiores conquistas são as transformações que surgem nas periferias por conta das matérias do blog. A comunicação cidadã/comunitária pode mudar os espaços nos quais ela está presente”, afirma Jéssica Moreira, 21, correspondente de Perus. “A importância do Mural é o espaço que ‘ele’ nos oferece para escrevermos sobre o outro lado da periferia, ou seja, o lado de dentro”, afirma Priscila Gomes, 28, da Vila Zilda.

No vídeo abaixo, o idealizador do projeto Bruno Garcez fala sobre a importância do blog.

Comentários

  1. Muito bacana o projeto, parabéns a todos e quero muito fazer parte do blog. Inclusive fiz minha inscrição e gostaria de saber quando serão divulgados os novos correspondentes?

  2. Os destaques destes futuros grandes jornalistas deveriam ser a “primeira página” do site, e não essas bobeiras denuncistas que só interessam à partidários de sofá… Mas como tudo nesse jornal, o que é verdadeiramente bom e de qualidade fica escondido no rodapé do site…

Comments are closed.