Baratas ‘invadem’ ônibus da zona norte de SP
Um grupo de crianças ficou eufórico ao me notar com um celular na mão, atrás das baratas que circulavam por todos os cantos do ônibus da linha 978L-10 (Terminal Vila Nova Cachoeirinha-Terminal Princesa Isabel), na tarde de segunda-feira (10).
“Olha outra ali atrás do banco!”, apontava um dos garotos.
A criançada se divertia, os adultos estranhavam e os insetos corriam desbaratados dos flashes.

Não é a primeira vez que encontro com essas “pequenas passageiras”, no maior barato, dentro dos coletivos. Principalmente, em épocas quentes, como agora. Mas precisava do registro, para este post.
Apesar de minúsculas, elas tocavam o terror. Medo de pisadas? Que nada! Uma delas, muita destemida, passou por cima do pé de uma senhora, que lia distraída. Fiquei quieto pra tentar fotografar tamanho atrevimento, mas uma passageira alertou a situação para a colega do outro lado do corredor.

“Que terrível! Nossa! E ainda falam em aumentar a condução”, reclamou a leitora, que colocou o inseto pra correr. Muitos concordaram e atestaram o que falei sobre ser uma situação comum nas linhas que saem do Terminal Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo.
Dias atrás, a situação estava um pouco pior. Além das baratas, os vidros estavam tomados por poeira. Acredito que a chuva amenizou a situação externa. Todos comentavam algo.
Contudo, minha imaginação foi além quando uma das crianças comentou ter visto uma lagartixa no ônibus. Não sei se estava tirando um barato ou foi um fruto da sua imaginação fértil, porém, fez até sentido. Afinal, ali seria um lugar perfeito para as lagartixas ficarem de barriga cheia, não?
Cleber Arruda, 30, é correspondente do Jardim Damasceno.
@CleberArruda
cleber.mural@gmail.com
É um absurdo isso. Nunca vi um ônibus limpo aqui em São Paulo. Já presencie baratas nos ônibus também. Pagamos um preço absurdo por uma transporte publico de péssima qualidade. A prefeitura deveria fiscalizar mais essas companhias. Pois, é muita falta de respeito com os usuários.
Em alguns ônibus da Zona Leste, principalmente da linha 208V- Tem. Pe. Dom Pedro/ Term. A.E. Carvalho, as baratas fazem a festa, é horrível. Outro dia tive que descer de um ônibus, pois estava infestado.
Parabéns Cléber pois apesar de ser um caso sério a forma como você expos a reportagem me arrancou muitos risos!!
Vergonha nacional, a população já enfrenta um trânsito infernal e ainda tem de duelar com as baratas, é ridículo isso.
O pior de tudo mesmo é que as baratas passam por debaixo da catraca e o cobrador não fala nada. Vai você um dia ficar sem dinheiro e pedir para o cobrador pra deixar passar por debaixo da catraca, ele te humilha sem dó.
Tbm ja encontrei varias vezes em onibus na zona sul de são paulo. Achava que era apenas aquela viação que não limpava os onibus, mas percebo que é geral a falta de respeito com os usuários. E para piorar a prefeitura não faz nada.
Essa situação de barata em transporte coletivo esta ficando insustentável, nesse calor e todos os dias o ônibus (Linha 7600 – Armênia – Berrini) tem barata, e olha muita barata… Dias atrás entrei em contato com 156 SPtrans, fui atendido pela pessoa que disse não poder abrir chamado, pois isso não teria como reclamar. Até quando prefeitura vocês irão fechar o olhos pra isso? Não basta essa tarifa mais cara do mundo? Parabéns PMSP pela precariedade. Você tem um compromisso Haddad… agora faz resolver.
Sabe para que serve a SP Trans?
Pois é para nada, só para puxar saco dos gangsters dos ônibus, já que transporte público é coisa de gente desclassificada neste país.