Em Santana, escola pública acessível está com elevador quebrado há dois meses
Os 12 alunos cadeirantes que estudam na escola estadual Buenos Aires, em Santana, zona norte de São Paulo, não conseguem circular livremente pelo interior da instituição. O elevador que dá acesso ao segundo andar do prédio principal, onde fica a maioria das salas de aula, está quebrado desde o começo de dezembro.
Nos primeiros dias de aula de 2013, as turmas que possuem alunos cadeirantes foram deslocadas para salas no térreo para poder frequentar as aulas.
O elevador que atende o outro edifício da escola está funcionando, mas ali poucas aulas são ministradas e seus laboratórios raramente são usados. Este prédio abriga também algumas salas do Centro de Estudos de Línguas, que oferece aulas de idiomas gratuitas para estudantes de escolas públicas.
Alunos e professores da escola contaram ao Mural que as paralisações no elevador são frequentes desde o ano passado. Entretanto, a Secretaria Estadual da Educação negou o problema e disse em nota que o equipamento “funciona normalmente no momento”.
Ao todo, segundo a secretaria, existem 111 escolas adaptadas para receber pessoas com mobilidade reduzida no Estado.
Uma destas instituições é escola estadual Narbal Fontes, localizada no Carandiru, também na zona norte. Contudo, de acordo com o órgão, lá não houve matrículas de alunos cadeirantes por falta de interessados.
Raphael Preto, 18, é correspondente em Vila Guilherme.
@pretoraphael
raphaelpreto.mural@gmail.com
Além de termos poucas instituições públicas com condições de acessibilidade, ainda é necessário conviver com a precariedade destas poucas que existem. Um absurdo como o poder público, independentemente da corrente política que esteja no poder, não faz o mínimo necessário neste quesito. Só uma cobrança pesada da societade vai fazer com que isto mude.
e, de longe, provavelmente o artigo mais completo, por isto que nos continuaremos a ler o teu website. Ele nos salirei um feriado inteiro na biblioteca da minha cidade. Agradececo muito por explicar isto tao brilhantemente.