Mooca e arredores têm o menor índice de área verde da cidade
Na área administrada pela subprefeitura da Mooca, que compreende os bairros da Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé (todos na zona leste de Sâo Paulo), cada morador conta com 0,35 m² de área verde pública, segundo informações da Rede Nossa São Paulo. Trata-se do menor índice da cidade.
Vivem nestes bairros 346 mil habitantes, espalhados em uma área de 36 quilômetros quadrados, conforme dados do IBGE. Segundo os dados da Nossa São Paulo, o resultado inclui todos os parques públicos urbanos municipais, parques estaduais urbanos, praças e as unidades de Conservação de Proteção Integral definidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
A reportagem do Mural foi conversar com os moradores do bairro da Mooca para saber o que eles pensam sobre a falta de área verde pública. “Eu dou aula no bairro da Saúde e lá tem muita área verde. Aqui é ruim. Você desce a rua da Mooca e não vê uma árvore. As poucas praças que existem são mal cuidadas”, diz Davis Hamilton Nascimento, 37, instrutor de autoescola.
“Não temos um lugar para levar as crianças. Tem que sair do bairro e ir ao parque do Ibirapuera, parque do Carmo, entre outros. Você tem que levantar cedo, pegar o carro e rodar no mínimo cerca de 20 quilômetros”, afirma Willian Matrone, 63, aposentado.
Para Eder Tesio Santi, 52, fotógrafo, o bairro da Mooca está passando por um momento muito especial, sendo a “bola da vez” das construtoras. “Não tenho nada contra o progresso, mas ele deve ser feito com planejamento e responsabilidade. Atrás do Juventus, entre o clube e o terreno da Esso, era uma região de mangues e lagoas. Nadávamos e pescávamos ali”.
Santi, por meio de um evento virtual no Facebook, espera que o antigo terreno da Esso, localizado na rua Barão de Monte Santo, seja transformado em parque com 97 mil metros quadrados.
Conforme os dados do Observatório do Cidadão, da Rede Nossa São Paulo, o bairro da Mooca tem uma área geográfica de oito quilômetros quadrados e conta com uma população aproximada de 77 mil habitantes.
No Guia dos Parques Municipais de São Paulo, elaborado pela prefeitura, é possível conferir 72 distritos com parques e 11 em projetos. O bairro da Mooca está entre os 13 que não possuem parques.
A subprefeitura da Mooca informou que, de acordo com o Plano Diretor, a administração municipal leva em conta as áreas verdes tanto públicas quanto privadas. Segundo esta metodologia, a região têm média de 2,6 m² de verde por habitante. O órgão ressaltou ainda que, desde 2008, foram plantadas cerca de 13 mil mudas na área sob sua jurisdição.
Alexandre Ofélio, 43, é correspondente da Mooca.
@alexandreofelio
aleofelio.mural@gmail.com
Não tem verde, mas tem grená! E é o melhor bairro de São Paulo, um paraíso dentro de SP. Só torço para que as construtoras não façam a lambança que já fizeram em outros bairros.
Muito oportuna a reportagem.
A Mooca conta com muitos galpões abandonados que podem transformar-se erm áreas verdes públicas. Basta a população parar de esperar pela prefeitura e mobilizar-se.
Parques e áreas verdes são as únicas coisas que faltam para a Mooca ser um bairro perfeito.
No cenário atual das áreas verdes da Mooca e Região, acho importante divulgar o trabalho de um movimento criado e gerido por moradores da Mooca que poucas pessoas conhecem e que tem lutado, principalmente, por áreas verdes no bairro, inclusive para a criação de um parque no antigo terreno da ESSO. O Movimento Mooca Verde está no facebook (https://www.facebook.com/MoocaVerde) e pode ajudar no diálogo entre moradores, subprefeituras e meio ambiente. O Movimento não é uma ONG, muito menos tem fins lucrativos, é apenas um movimento bairrista em prol de um bairro com melhor qualidade para os moradores.
Vale a pena acompanhar!
Os moradores precisam urgente de um parque aqui na região. Já temos o Hipermarcado Extra, o Móoca Plaza Shopping, além de dezenas de prédios residenciais novos, além dos novos empreendimentos a serem lançados. Mas uma área verde que é bom, NADA !!! Assinei recentemente o site http://www.moocaverde.com.br e espero que mais moradores assim. É mais uma forma de pressionar a prefeitura, mas precisa de ser feito mto mais !
Sem contar que muuuitos moradores cimentam as raízes das árvores de rua para que morram e parem de “sujar” as calçadas com suas folhas. É só andar 10 min. pelo bairro e ver as árvores sufocadas pelos moradores. O povo que mora aqui não tem a menor idéia de que só as plantas (e algumas algas) produzem oxigênio. Querem respirar, reclamam da poluição e matam as plantas mesmo assim.