Jovens fazem batalha de rap na rampa do metrô Corinthians-Itaquera

Agência Mural

Todo sábado, a partir das 15h, jovens da zona leste de São Paulo se encontram na passarela da estação Itaquera do metrô para uma disputa de rimas chamada Batalha da Leste.

A competição chega a atrair até 100 pessoas e conta com vários MC’s conhecidos no cenário do rap e do hip-hop.

“A disputa é um ponto de encontro para pessoas não só do rap, mas também DJ’s, grafiteiros e outros artistas”, conta o organizador da batalha, Augusto Oliveira, 22. Segundo ele,  a ideia da competição surgiu em 2011.

Como em toda batalha de rap, a da leste também tem suas regras. Não é permitido
ofender a família do adversário nem agredir.  A partir do momento em que o cronômetro começa a contar, os participantes criam rimas para derrotar o oponente.

Jovens se reúnem todo sábado na passarela da estação Itaquera para batalha de rap

A MC Bia Baubino, 20, disse que vai toda semana no encontro e está contente com o progresso do público feminino nas batalhas. “Hoje fico muito feliz em ver a mulherada no rap. De tanto assistir, aprendi e hoje faço”, contou ela.

Durante a batalha, muitas pessoas que passam no local param para conferir o confronto das duplas.  “Vejo vários tiozinhos passando com os filhos que param para assistir. Eles começam a dar risada e filmam. É bem legal”, comenta João Victor Cruz, 14,  conhecido como MC do Rap.

Para os integrantes da Batalha da Leste, o melhor meio de divulgação da disputa é uma página no Facebook, onde é divulgada a programação do sábado seguinte e, também, os vencedores de cada confronto.

Segundo os organizadores, o Metrô nunca os procurou para questionar os encontros.

Renata Asp é correspondente de Itaquera
renataasp.mural@gmail.com

 

Comentários

    1. Estudar sábado à tarde, Anna? Você passava a semana toda estudando? Seus filhos (se você os tem) passam a semana toda na escola ou debruçados sobre os livros? A falta do que falar e a vontade de rebaixar os outros (especialmente se forem ligados a algo estigmatizado como o hip-hop) leva certas pessoas a fazerem um papel ridículo…

  1. Anna (do comentário acima)

    Sou organizador da batalha, e a convido para ir à Batalha da Leste, assim poderá verificar o nível de estudo de todos os participantes, além disso a batalha ocorre aos sábados, não interfere em estudos. Mas gostaria de vê-la rimando de improviso, assim poderá ver o quão é necessário estudar para fazer Freestyle. Todos os sábados as 15h, na passarela do metrô Itaquera. Obrigado, Folha de S. Paulo.

Comments are closed.