Crianças do Itaim Paulista são destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Agência Mural

Cerca de 30 atletas do Itaim Paulista, bairro da zona leste de São Paulo, participaram, no fim de abril, do XVIII Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) em Barueri, na Grande São Paulo.

Dos 31 itainhenses, 18 conquistaram lugar no pódio. Os melhores resultados foram das 11 crianças inscritas. Elas conquistaram seis medalhas de ouro, três pratas e duas medalhas de bronze.

Equipe infantil com professores Carlos e Andressa Maiolino

Samara Uno Maiolino, 5, era a menor da turma e trouxe o terceiro lugar na categoria pré-mirim leve, levando a faixa cinza. “Esta medalha é de bronze e é igual ao ouro, pois eu lutei para conquistá-la e você não”, diz Samara, retrucando à reportagem do Mural.

Dos seis títulos de campeões infantis, o destaque foi Beatriz Cristina de Souza Silva, 10, estudante do 5º ano do ensino fundamental. Ela treina Jiu-Jitsu desde os dois anos de idade e conseguiu ser campeã por dois anos seguidos no mesmo campeonato. Em 2012, lutou pela faixa amarela e, em 2013, pela faixa laranja.

Beatriz Silva, 10, leva o bicampeonato (2012-2013) e conquista a faixa laranja do infantil

“Achei legal participar, pois mostra como está a minha técnica no esporte. É uma forma de avaliar isso”, diz Beatriz.

“Tenho 48 medalhas e, às vezes, levo algumas à escola e mostro aos meus colegas. Eles ficam pensando que é difícil conseguir estas medalhas, mas basta estudar a técnica dos golpes e dedicar-se ao esporte, além de respeitar os adversários”, afirma a menina.

O irmão dela, Gustavo Thierry de Souza Silva, 7, treina desde os quatro anos e já conquistou 15 medalhas. No brasileiro, em Barueri, conseguiu trazer o ouro da categoria Mirim 2 super pesado e conquistou a faixa cinza. “Lutei três vezes e achei mais difícil a primeira, que quase perdi. Foi uma lição que aprendi na hora”, lembra Gustavo.

O atleta Patrick Pincerno Coutinho, 12, participou pela primeira vez do campeonato brasileiro e conseguiu trazer a prata na categoria infanto-juvenil I, faixa amarela.

“Meu filho Patrick treina há dois anos aqui na IFC e achei muito legal o esporte. Se tivesse saúde, eu também participaria dos treinos e torneios. Ele melhorou muito a timidez e ficou mais sociável com os colegas depois que entrou no Jiu-Jitsu”, diz o operador de máquinas Edvar Gonçalves Coutinho, 36.

Os adultos conquistaram dois ouros, uma medalha de prata e quatro bronzes. A campeã mundial em 2012, Andressa Maiolino, ficou em segundo lugar. “Como estou me preparando para o campeonato mundial, nos Estados Unidos, não quis forçar a luta, pois estava sentindo meu ombro”, finaliza Andressa, que se orgulha de ser filha do Itaim Paulista e poder trabalhar no bairro.

“Esta foi a primeira edição do campeonato em São Paulo. Desde a sua criação, em 1996, sempre ocorreu no Rio de Janeiro e nossos atletas não poderiam deixar de participar”, comenta o diretor da academia Itaim Fight Center Jiu-Jitsu (IFC-JJ), Carlos Maiolino, 41, que recebeu o convite da academia “Barbosa JJ” para participar da competição.

Vander Ramos, 51, é correspondente do Itaim Paulista.
@vander521

Comentários

  1. Parabens aos atletas do Itaim Paulista.
    Parabens ao Carlos Maiolino que lidera e leva o ideal de servir a Comunidade da regiao transformando estas crianças para exercer a cidadania.
    Parabens ao Jornalista Vander.

  2. Este reconhecimento do trabalho de nossas crianças é muito importante para a continuidade de nosso trabalho.
    Tenho orgulho de ser filho desta terra e viver dos frutos que ela me proporciona. Agradeço a Folha de São Paulo pelo destaque de nosso trabalho e em especial ao Jornalista Vander Ramos sempre antenado ao que acontece de melhor no nosso bairro. Obrigado e que DEUS os abençoe Grandemente.

  3. Ai está a prova de que crianças no esporte resulta em uma adolescência virtuosa.Todos os paises que tem governos serios.sabem disso. Mas no Brasil…Parabéns taim Fight Center Jiu-Jitsu (IFC-JJ), Carlos Maiolino pelo trabalho

  4. E muito bom ter o reconhecimento de um veiculo renomado da informaçao igual a folha de sao paulo, nosso time e abençoado por DEUS, e graças a determinaçao de nosso mestre CARLOS MAIOLINO, e sua esposa ANDRESSA MAIOLINO conseguimos nos destacar, valeu FOLHA por nos dar uma oportunidade de mostrar que, com dedicaçao e comprometimento, seguiremos LONGE…….

  5. Boas notícias sobre o nosso sofrido Itaim Paulista, no inundam de alegria.
    Parabéns meninas, essa é apenas mais uma de inúmeras conquistas que vocês terão pela vida!

  6. Graças a Deus, tivemos mais esta conquista!
    Resultado de muito treino e dedicação! Obrigada também ao meu marido Carlos Maiolino, pois este projeto é fruto de seu trabalho, ele não tem nenhum retorno financeiro, mas sua recompensa é ajudar a comunidade do Itaim Paulista, passando um pouco de seu conhecimento as crianças! Agradeço também a Folha de São Paulo e ao Vanderpela oportunidade de estarmos mostrando nosso trabalho ao mundo! Muito obrigada mesmo!

  7. No momento em que a criança inicia uma atividade física, juntamente com os benefícios físicos, ela obtém também benefícios sociais e psicológicos. Antes de qualquer expectativa quanto ao desempenho da criança, é fundamental o respeito à fase de desenvolvimento motor que ela se encontra, assim como sua maturação cognitiva e emocional.
    Parabens aos Atletas do Itaim Paulista !
    O esporte deve ser um prazer, uma brincadeira. Deve ser o momento de encontrar os amigos e se divertir e, junto com isso, aprender um esporte e desenvolver habilidades físicas. Parabens ao casal “Maiolino” pelo projeto Tatame gospel para Crianças ,eu particularmente acompanhei de perto e é um otimo projeto !

  8. Não poderia ser diferente! Conheci de perto o trabalho sério e comprometido do mestre Carlos Maiolino, e de sua esposa, professora Andressa Maiolino! Tenho orgulho de um dia ter feito parte dessa família! Muito sucesso pra todo o pessoal da IFC! Oss!

  9. tenho o maior orgulho de fazer parte dessa equipe, participei dessa campeonato e fiquei em 3º lugar representando a IFC, mais eu fico feliz msm de ver essa crianças em todo campeonato msm com toda dificuldade trazendo muitas e muitas medalhas, graças ao otimo trabalhos dos professores Carlos Maiolino e Andressa Maiolino, Louvado seja o nome do Senhor

  10. Maravilhoso saber que no meu bairro temos atletas tão jovens e tão bem colocados em competições desse calibre, parabéns a todos!!!

  11. Eu sou testemunha ocular deste projeto que mostra no dia a dia a força transformadora do esporte na vida destas crianças,que com o auxílio desta iniciativa obtém a semente para tornarem-se cidadãos de caráter e atletas que com muita disciplina e garra galgam os degraus mais altos do esporte ! Parabéns a todos estas crianças abençoadas!

  12. O projeto tatame gospel é uma das grandes qualidades da academia , o projeto em si é uma grande ajuda as crianças e a propria comunidade aliais nem todos tem condições de pagar , e com isso as crianças conseguem se desenvolver e ser grandes campeãs , é o caso da Beatriz com apenas 10 anos de idade ja é Bi campeã brasileira , esse é um otimo projeto onde a academia IFC tem como sua grande qualidade !!

  13. Parabéns crianças e atletas da (IFC) Itaim Fight Center jiu-jitsu,porque vocês merecer esse reconhecimento,e que vocês continue trazendo muito mais medalhas e representando nossa academia e humildade sempre e nunca desista e parabéns também para os sensei Carlos Maiolino e Andressa Maiolino e grande parte dessas vitórias devemos a vocês com um bom treino e bons professores obrigado por tudo OSS

Comments are closed.