Casamento comunitário reúne 120 casais na zona leste
No último sábado (25) mais de 100 casais dos bairros Cidade Tiradentes e Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo, concretizaram um dos maiores sonhos de suas vidas: o matrimônio.
Os pernambucanos Severino Serafim de Figueiredo, 50, e Débora Balbino da Silva, 32, foram o primeiro casal a levar para casa a certidão de casamento. “Foi uma bênção de Deus. A gente já vinha planejando faz tempo”, disse Débora. Eles não poderiam arcar com os custos de uma cerimônia privada. “Nós não tínhamos condições de fazer nem um almoço”, conta Severino.
O evento, que aconteceu no Parque Municipal Vila do Rodeio no conjunto Inácio Monteiro em Cidade Tiradentes, foi organizado pelo Centro de Integração da Cidadania no Itaim Paulista (CIC Leste) e pela União de Moradores do Conjunto Habitacional Inácio Monteiro (UMOCIM). O Cartório de Registro Civil do distrito de Guaianazes foi o responsável por formalizar a união.
A noiva mais jovem foi Ana Kelly Moreira,16, que está grávida de oito meses. Moradora do Jardim Maravilha, na zona leste, ela e o marido, Wátilla Thairone Tómaz, 23, vivem juntos há dois meses. Por ser menor de idade, os pais de Ana precisaram autorizar a união. Rodeada de familiares, ela comemorou: “Veio todo mundo graças a Deus!”
A maior parte dos noivos já vivia com seu parceiro ou parceira há algum tempo. Para Adilson Costa, presidente da UMOCIM, a falta de informação sobre os documentos é um dos principais motivos para a demora em oficializar a relação. “Além da questão financeira”, ressalta.
Núbia Rodrigues de Freitas, 49, e José Martins de Farias, 50, estavam ansiosos com a cerimônia. Apesar de ter uma união estável há 30 anos, a noiva afirmou que “casar é o sonho de toda mulher”. Com filhos, netos e bisnetos, os dois disseram que esperar tanto tempo valeu à pena. “Eu acho que está sendo mais bonito do que se fosse antes”.
Infelizmente, eles não puderam voltar para casa com a certidão porque dois padrinhos não puderam comparecer à cerimônia. Mas, para ambos, isso não fez diferença. À noite os dois protagonizaram um casamento religioso na Igreja Assembleia de Deus.
Instituições privadas colaboraram para a realização da cerimônia. Segundo Renata Porto Bugni, diretora técnica do CIC Leste, algumas mulheres que se inscreveram pelo Centro ganharam o “dia da noiva” e tiveram uma cabeleireira à disposição. Houve também sorteio de botijões de gás e peças de artesanatos. Todos os casais receberam fotos e vídeos do casamento público.
Juntos há 12 anos, Severina Maria Gomes, 50, e Milton Souza, 37, chamaram a atenção. De vestido branco, véu, grinalda e um buquê, a noiva escolheu e confeccionou o próprio traje. “Eu já esperava por isso há muitos anos”, disse. Com a certidão em mãos, o casal trocou as alianças e voltou para casa com um sonho realizado.
Cacau Ras, 34, é correspondente do Itaim Paulista.
@cacauras
cacauras.mural@gmail.com
Simone Freire, 23 é correspondente de Cidade Tiradentes
simonefreire.mural@gmail.com
Vander Ramos, 51, é correspondente do Itaim Paulista.
@vander521
vander.mural@gmail.com
achei lindo
Muito legal! Todos de bem merecem ser felizes, independente da classe social ou do glamour do momento.
Parabéns aos correspondentes!
Muito legal a ideia, felicidade aos casais.
oi gostaria de saber se vai ter mais casamentos comunitários em 2014