Parque Chico Mendes comemora 24 anos na Vila Curuçá
O parque Chico Mendes, localizado na Vila Curuçá, bairro da zona leste de São Paulo, comemora neste domingo (9), 24 anos de atividades. Shows de artistas regionais e saraus de poesia vão marcar a festa, que vai ocorrer das 10h às 18h.
A programação inclui apresentações do rapper Carlão Guerreiro da Leste, Grupo “SDR”, Pankada Roots, Banda Djorus, Poetas Black Charm e Unkempts. Haverá, também, coleta de lixo eletrônico e distribuição de mudas ornamentais.
“Gosto muito deste espaço, ele me traz a tranquilidade que não tenho durante a semana”, diz a dona de casa Maria Feitora, 62.
“Trago meus filhos aos sábados e domingos, pois outros parques são longe daqui e eles não têm outras áreas de lazer”, revela o motorista Reginaldo Castro, 34.
O parque foi aberto ao público em 1989 e recebeu o nome de Francisco Mendes Filho em homenagem ao seringueiro e ecologista morto em 1988, no estado do Acre.
A área de 61 mil m² pertencia à antiga fazenda Chácara Figueira Grande, desapropriada em 1987. Na época, o espaço verde também foi destinado para uso cultural e reservado para atividades de pesquisa sobre o meio ambiente.
“Visito o lugar ao menos duas vezes ao mês, pois estudo Biologia e é aqui que vejo na prática os ensinamentos passados pelos professores”, comenta a universitária Carmem Dias, 23.
A vegetação é remanescente da Mata Atlântica, possuindo áreas ajardinadas, pomar e um eucaliptal.
Segundo o site da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, o local reúne 44 espécies de animais, sendo 40 de aves como pitigauri, saí-canário e bem-ti-vizinho-penacho-vermelho. Entre as espécies que se refugiam no parque estão quiri-quiri, gavião-carijó, coruja-orelhuda, caranguejo-de-água-doce, saguis e gambás-de-orelha-preta. Na flora estão, também, as várias espécies de canjerana, castanha-portuguesa, gameleira-brava, pitangueiras, dentre outras.
“Este local é o nosso Ibirapuera, na versão de pobre. É um lugar onde nossos filhos crescem e se divertem sem sair da zona leste”, diz o pedreiro Manuel Carrado Prado, 51.
Serviço:
Parque Municipal Chico Mendes
Rua Cembira, 1201 – Vila Curuçá
Domingo: 9 de junho, das 10h00 às 18h00
Informações: (11) 2035-2270
Vander Ramos, 51, é correspondente do Itaim Paulista.
@vander521
vander.mural@gmail.com
É bonito mas o diretor do parque é um farmacêutico que não sabe nada de meio ambiente. O antigo diretor, Daniel Rocha, que deixou o parque bonito. Esse novo diretor não sabe nem ler e escrever direito. Já falou na minha cara que tá lá porque foi cabo eleitorero do atual Secretário Ricardo Teixeira. Triste ver que as áreas verdes são cabide de emprego de gente que não se preocupa com o verde e sim em fazer campanha política. Aliás, esse mesmo cidadão, conhecido como Luiz da Farmácia, tentou se eleger a vereador e está fazendo do parque uma forma de tentar se candidatar. Vergonha da política!!!!
Gostaria de saber pq o comentario do meu marido sumiu daqui. Só pq foi uma critica ao atual diretor do parque??? Que democracia eh essa? E o direito de se expressar? O diretor do Chico Mendes não tem capacidade mesmo. Está fzzendo do parque plataforma política. É farmaceutico e não entende nada de meio ambiente.
que legal
Ainda moro por aqui na região do Parque Chico Mendes e já morei praticamente ao seu lado lá na Vila Curuçá, inclusive, desda época que era propriedade das falidas lojas Pirani . Assim, deixei por lá a minha maravilhosa e inesquecível infância.