Moradores da Vila Guilherme constroem pesqueiro comunitário

Agência Mural

O estado de abandono da praça Conchita de Moraes, no bairro da Vila Guilherme (zona norte de São Paulo), colocou à prova a capacidade de improvisação dos moradores do local.

Diante de um terreno que era basicamente um morro, os próprios moradores fizeram terraplanagem, improvisaram duas traves de cada lado e o campo de futebol estava feito. O motorista Ourivaldo Batista, 55, então teve uma ideia: por que não fazer um pesqueiro?

“Quando mudei para cá, não tinha nada. Percebi que tinha uma nascente. Vou fazer um lago aqui”, lembra-se o motorista. Sua ex-mulher protestou. Ele foi a um pesqueiro e comprou alguns peixes pequenos, jogou-os na nascente. Eles sobreviveram.

Ourivaldo mudou de casa três vezes depois da ideia. “Uma tentativa da minha ex para me afastar do lago”. Não Funcionou, ele ficou com o lago e se separou da mulher, em 2010.

“Aqui ninguém nem sabia o que era pescar. As crianças, os grandes, todo mundo pesca, ninguém sabia o que era anzol nem nada”, diz.

Depois, o motorista teve ajuda de outros moradores. Eles cavaram a terra e o lago cresceu. Ourivaldo ficou conhecido como “tio da lagoa.” Após a pescaria dos moradores, os peixes são devolvidos ao lago.

Outro morador, Jamiro Marques, 51, conta que, pela falta de espaço adequado para as crianças brincarem, muitos escorregam pela encosta do morro, próximo do lago. Algumas já se machucaram.

Mesmo com o pesqueiro e com o campinho, moradores reclamam do mato alto à falta de conservação do local. Há lixo no entorno da praça e, segundo eles, a coleta seletiva não passa.

A Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) afirma que enviou no dia 11 de julho uma equipe para vistoriar o espaço. Diz, também, que a praça está limpa.

Segundo a Amlurb, moradores deixam os resíduos fora do horário de coleta.

Os moradores pedem, também, a revitalização do campo de futebol improvisado. “As crianças ficam sentadas aí, e não tem nada pra fazer”, diz  Ourivaldo.

A prefeitura disse, em nota, que os moradores podem fazer  reclamações por meio do telefone, no número 156.

 

Ourivaldo Batista, 55, pesca peixe em lago construído por moradores na zona norte de SP

Raphael Preto Pereira, 18 é correspondente da Vila Guilherme.
raphaelpreto.mural@gmail.com
@pretoraphael

Comentários

  1. Que notícia boa. Conheço essa praça e realmente estava precisando de os moradores tomar alguma atitude. Morei ai perto na Rua do Imperador e tenho parentes que moram na Rua Sbam Pato. A cerca de 2 anos me mudei para Aracaju (Se) e tenho muitas saudades e boas lembranças,da minha querida Vila Guilherme. Lembro me das varias vezer que ia ao supermercado “Barateiro” e tinha que subir o morrinho e os degrais da Praça Conchita. Da escola E.M.E.F. Professora Helena Lombardi Braga, que passei os meus melhores anos. O “Parque do Trote” e os domingos de sol,sentada na grama com as arvores e um ventinho de verão. São lembranças das quais nunca vou me esquecer. Eternas saudades,que espero em breve pode matar.

  2. Brinquei muito ai no tempo da varje e pesquei muito cara conheci minha esposa ai na jaquina ramalho a 49 anos um lugar maravilhoso abraço tempo bom

  3. o meu comentário,não seria sobre esta matéria e sim sobre um ploblema muito sério que esta ocorrendo no bairro do ButantÃn ARVORE EM PERIGO com galhos enormes sobre a av. Professor Francisco Morato altura do n/100 com risco de queda sobre veículos e pedestres eu pediria a maior gentileza para vocês se possível resolver esta ploblema já que a Regional do Butantan não resolve.este n/100 é antes da Av. vital brasil.

  4. Esse meu irmao é 1000, merece ser reconhecido por esse feito, a Praça estava abandonada e agora da ate gosto de ir la,alegria para os moradores…

  5. bom dia a todos. sou morador do bairro exatamente da angelina. e gosto de passar o tempo com passarinhos e tbm pescar.
    como funciona este pesqueiro? é pago, é pesca esportiva, é pra qualquer um ou tem q ser associado?
    obrigado

    1. È um lago contruido na praça ,e´so levar o equipamento e soltar os peixes depois de pescados.Eu mesmo já soltei diversas carpas e kinguios(trabalho com peixes ornamentais.

Comments are closed.