Moradores do Itaim Paulista cobram abertura de parque municipal
Desde 2006, a população do extremo leste de São Paulo aguarda a abertura do Parque Ecológico Central do Itaim Paulista. A área de 33 mil metros quadrados teve decreto de desapropriação publicado em junho de 2007. Contudo, ainda hoje, apenas 68,7% do local pertencem à prefeitura, sendo o espaço fechado aos moradores. O restante da área ainda aguarda decisão judicial para desapropriação.
“Sabemos que esta área já foi adquirida pela prefeitura, mas o que não sabemos é quando iremos usufruir dela?”, indaga o cabeleireiro Diogo Freitas, 40.
A Secretaria do Verde e Meio Ambiente (Svma) informou à reportagem do Mural que não existe um prazo para inauguração ou abertura do parque. Até o momento foram reformadas a casa sede da antiga chácara, para que possa abrigar a administração do espaço, e os sanitários. A instalação de gradil em torno do local, adequação de passeio e acessibilidade, além de outras medidas, também foram realizadas no espaço.
“Passo aqui todos os dias pela manhã e dá uma bronca ver este parque pronto e não poder entrar para curtir a sombra das árvores e respirar um pouco de ar verde”, reclama a vendedora Cleusa Cartas, 27.
O órgão também ressalta que ainda faltam medidas para melhorar o local, como a construção de uma passarela sobre um córrego que corta o parque, deque de madeira, reposição de árvores, instalação de uma pista para caminhada, guarita para os guardas, parque infantil e passeios que interligam as áreas comuns. A secretaria não informou o prazo para que as obras ocorram.
“Além dos seguranças, as únicas pessoas da comunidade que entram no parque são os ‘nóias’, que acessam por uma entrada lateral e sem controle da segurança”, comenta o músico Lucio Alfredo Silva, 29.
A área faz parte da história do Itaim Paulista, pois nas décadas de 1970 e 1980 teve os melhores bailes da época. Foi, também, o local da primeira piscina da região e o primeiro e único espaço que passou pela intervenção de moradores para evitar o loteamento imobiliário por uma construtora, em 2006.
“Não vejo a hora de entrar no parque e reviver meu passado. Foi ali a minha primeira festa noturna, onde encontrei meu marido”, lembra a costureira Francisca Cunha, 49.
“Enquanto não abre os portões, as crianças passam as férias nas ruas e sem espaço para o lazer”, lembra o padeiro Cristiano Neves, 24.
Vander Ramos, 51, é correspondente do Itaim Paulista.
@vander521
vander.mural@gmail.com
Bom dia Vander, onde fica o parque?
Olá André, o parque fica no Itaim Paulista muito próximo ao Centro comercial. Rua Antonio João de Medeiros, atrás do 50º DP. Abraços
É verdade. Moro no Itaim Paulista e já faz tanto tempo que este parque está para inaugurar e nada. Passo por lá todos os dias e é um descaso total. Somente os nóias mesmo é quem estão por lá e esta prefeitura nada faz. Onde está o Sr. Hadad agora…só promete e nada cumpre.
Eu morava perto dessa região via uma área bem verde mais não sabia que era um parque tudo que é em benefício do povo demoram e fica ai crianças e moradores sem o parque deveria ter mais cobrança dessas autoridades que coisa mais ridícula colocar dificuldade para uma simples liberação de um parque que já está pronto. Parabéns pela matéria Vander.