Samba da Comunidade promove reencontro de gerações na zona leste
Sem se importar com a chuva que caiu no último domingo (21), dezenas de pessoas gingaram ao som de famosas canções da música brasileira no 10º Encontro da Comunidade do Samba de Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo. O evento ocorreu na sede da Ação Comunitária Santo Cristo.
A proposta do Samba da Comunidade, formado por músicos da região, é simples: promover a interação cultural e acabar com o estereótipo de cidade dormitório, enraizado no bairro.
“Ainda falta muita coisa aqui, principalmente na parte cultural. É uma premissa do nosso samba contar a história dos cantores e compositores antes de chegarem à fama. Há um processo de pesquisa”, contou Cleiton Balbino da Silva, 39, coordenador de call center e um dos organizadores do evento.
Além de entreter os moradores, a atividade também contribui socialmente com o bairro: para entrar, é exigido um quilo de alimento não perecível, que é doado posteriormente. Segundo Balbino, a última edição do evento chegou a arrecadar cerca de 370 quilos de alimentos.
Ao som de “Todo Menino É Um Rei”, do homenageado do dia –o sambista da escola de samba Império Serrano Roberto Ribeiro–, a agente escolar Adelaide da Silva Borges, 60, se destacou no meio do público com sua animação.
Moradora de Cidade Tiradentes desde 1984, Adelaide se disse feliz por ter a oportunidade de se divertir no próprio bairro. “Aqui tem até criança. Não tem bagunça.”
Já a administradora de empresas Elizabete de Souza, 34, comentou que não gostava de frequentar atividades musicais da região. No entanto, no domingo, ela foi com o marido Edson de Araújo, 40, e a filha Millena de Araújo, 5, para o evento. “Aqui eu encontro os ‘nego velho’. Acho bacana o clima familiar daqui”, disse.
Quem também aproveitou o samba foi a gerente de loja Ana Paula Marcelino, 38, que acabara de retornar à região após 10 anos. “Estou reencontrando pessoas que conheci na minha adolescência”, lembrou.
Anderson Balbino, 42, um dos organizadores da festa, afirmou que moradores de outros lugares de São Paulo também visitam Cidade Tiradentes para participar do encontro. “As pessoas voltavam para cá só em época de eleição. Mas agora, não. A participação da comunidade daqui e de fora é cada vez maior”, comemorou.
Simone Freire, 23, é correspondente de Cidade Tiradentes
@sissifreire
simonefreire.mural@gmail.com
uma vez favela sempre favela
favela e isso ai
Um evento muito bacana, com pessoas que lutam todos os dias por cultura, educação e lazer.
Realmente uma grande iniciativa para unir a comunidade apreciadora do bom e verdadeiro samba, espero que a ideia se espalhe para todos os cantos da cidade levando lazer e cultura para todos. a Cidade Tiradentes e merecedora de um ponto de encontro , pois lá sem duvidas é um celeiro de babas do samba que alimentam varias escolas de samba de São Paulo .
Parabéns a organização e sucesso
Parabéns Comunidade, assim q deve ser, e dia 11/08 estarei por aí, cantando e prestigiando este espaço com muito carinho, Respeito e dedicação!
Parabéns Anderson Balbino!
Super bjo Sucessoooooooooooooooo
O SAMBA AGRADECE…
Samba da comunidade, Bom de mais saber que podemos curtir no bairro na melhor qualidade. Eu já fui, eu vou e voltarei na COMUNIDADE DO SAMBA DA CIDADE TIRADENTES kkkkkkkkkkkk estamos juntos rapaziada!!!!!!!!!!!!!
COMO ORGANIZADOR DO EVENTO, GOSTARIA MUITO DE AGRADECER E PARABENIZAR A COMUNIDADE QUE PARTICIPA DIRETAMENTE E INDIRETAMENTE, POIS ELES SÃO O DIFERENCIAL DE TUDO ISSO!!!!
MUITO OBRIGADO CIDADE TIRADENTES!!!!!
Anderson balbino comentou em 26/07/13 at 13:01 Responder
COMO ORGANIZADOR DO EVENTO, GOSTARIA MUITO DE AGRADECER E PARABENIZAR A COMUNIDADE QUE PARTICIPA DIRETAMENTE E INDIRETAMENTE, POIS ELES SÃO O DIFERENCIAL DE TUDO ISSO!!!!
MUITO OBRIGADO CIDADE TIRADENTES!!!!!
Esta dá a comunidade da Cidade Tiradentes uma mais uma opção de lazer e cultura para ser frequentado com toda a família sem limite de idade, uma programação saudável. Precisamos de mais iniciativas como esta. Parabéns aos idealizados e organizadores do evento, estamos esperando ansiosos o próximo encontro.
Muito Bom ler uma matéria maravilhosa onde a união das pessoas da C.Tiradentes estão promovendo o bem fui morador mas porem soou frequentador do bairro fico muito contente em saber que grandes coisas estão acontecendo na Cohab…salve o SAMBA…QUE DEUS ABENÇOE A TODOS….
E um grande encontro de ancestral idade do samba resgatando a memória dos baluartes e musicalidade através desta raízes afro brasileira. Viva o Samba e Viva A musica Brasileira.
boa tarde pra mim que sou o dj deste evento fico feliz de ver que estamos sendo vistos em um veículo nobre de informação que é a folha orgulhos e satisfeito em colaborar com o crescimento deste projeto!!!!
Olá !!! Sou moradora da cidade Tiradentes e esposa do Vocalista André Menezes,meu marido sempre fez muitos trabalhos e alguns até na Cidade Tiradentes,sempre fui em todos com ele,mas daí quando o Balbino convidou ele a participar dessa comunidade,ele aceitou de inicio,pois sempre foi a vontade deles de fazer um samba voltado para a comunidade,e essa oportunidade veio muito a calhar,pois muitas pessoas conhecem seu trabalho e o acompanham muito devido seu trabalho ser bom…Hoje ja no nosso decimo encontro,esta muito maravilhoso,pois são pessoas de bem e de família que costumam a participar desses encontros…Nos amamos muito fazer isso para pessoas de bem,pois o nosso bairro ja foi muito mal visto e hoje esta sendo bem falado em vários lugares….A comunidade precisa ser divulgada mais ainda, pois é um samba voltado para grandes poetas da musica brasileira e a Folha fez muito bem em fazer essa divulgação….
Boa Noite… ainda não tive a oportunidade de ir prestigiar a minha comunidade,espero que no próximo pagode,eu consiga estar lá.
Já fui convidada pra ir,porém ainda não consegui,apesar de ser evangélica,vou sim,pois já ouvi dizer que esse ambiente está muito familiar,e como eu já sou +família e há muito tempo de Cohab,vale a pena confirir…. Me esperem logo+estarei sambando com nossos amigos… Só quem é os Verdadeiros conhecem…..
Me mudei para o bairro com 3 anos de idade, e hoje com 32 , conheço bem as deficiências em lazer que temos. Vou no encontro da Comunidade desde o 1º, sou amiga dos organizadores e realmente, é uma festa familiar, onde podemos levar nossos filhos e reencontramos os amigos que ainda moram no bairro ou que já se mudaram . Ótima oportunidade de curtir um samba de qualidade, matar as saudades e contribuir socialmente com famílias que recebem os alimentos arrecadados !!
Bom só posso parabenizar este evento tão esperado em cidade tiradentes,pois nunca houve um evento tão bem comentado aqui,e olha que moro aqui a quase trinta anos.Muito bem organizado e com muito respeito e ambiente totalmente famíliar.Só temos que agradecer aos organizadores que não é por que são meus amigos de infância ,mas sim porque são merecedores,e que Deus abençoe para que fique cada vez,melhor
esse samba de raiz, que envolve quem realmente entende de coisas boas,Parabéns a todos e que continue assim maravilhoso,abraços .
parabéns aos meus amigos por este projeto. Que esta bombando o nosso bairro? Samba do bom perto de casa. Antes tínhamos que sair do nosso bairro para ver, e ouvir música boa ? Por que até os músicos do bairro tinham que fazer samba em outro bairro. Bolacha e comunidade amigos da catar agradece por mais este projeto. Parabéns a todos !
Isso é para calar a boca de quem não conhece a periferia…antes de falar conheça! Temos muitos talentos,pois nas quatro periferias de São Paulo existem pessoas de talento é com muita cultura .
A Cidade Tiradentes é muito criticada e é sempre bom ver notícias boas referente ao meu bairro…da muito orgulho.
e importante que aconteça isso para o cresimento do nosso samba pois revivemos raizes do samba que nao e esquesido . e tudo de bom boa sorte e muitoobrigado
Muito bom … Adorei
A cidade tiradentes esta se destacando cada vez mais.outrora era motivos de zombarias e ate sofria discriminacoes e racismo. Hoje , somos exemplo para são paulo. Somos um povo que respeita e ė respeitado.somos criativos , somos humildes cidadãos que sonham em fazer o povo sorrir. Parabéns a todo este trabalho. Cidade tiradentes…….. quem te viu , e agora quem te vê.
O samba pra quem gosta. É nossa gente é nosso irmão.
O nosso povo , foi transformado pelo poder de Deus. somos alegres . Deus mudou a nossa historia.
Muitos vão ouvir falar desta cidade maravilhosa.
Aos nossos pagodeiros.. Deus abencoe a vida de vcs. Continuem resgatando tudo o que é e sempre foi bom
Vcs estao de parabens. Continuem trabalhando, e fazendo o que temos de melhor
morei na cidade tiradentes, por 16 anos , tive o privilegio de conhecer pessoas maravilhosas. sempre curti a comunidade de cidade tiradentes, dancei varios samba rock .anderson balbino , meu amigo que coisa maravilhosa vc esta fazendo.esse encontro de samba so vai trazer alegria a comunidade .e so da um salve , que eu vou prestigiar o evento.
bom meus parabens p todos da cidades tiradentes, e maravilhoso ver e acompanhar essa iniciativa de todos da comunidade, e principalmente dizer k fico maravilhada em ver k todos se dão as mãos p/ fazer e concretizar obras em pros da nossa comunidade tiradentes valeuuuuuuu balbino paabens e isso ai galera ta muito ( lindo ) esse gesto …..parabens….
Gosto muito do Samba da Comunidade um lugar de respeito e encontro de Amigos e a animação e fora do Normal.Gosto e recomendo quem não prestigiou o Lugar venham vai se apaixonar ………….
Parabenizo toda a organização pelo trabalho e empenho, na divulgação do bairro que virou cidade, uma cidade com inúmeras carências governamental …Esse encontro servio para trazer alegria e ajuda com arrecadação de alimentos para os moradores. CULTURA E TRABALHO SOCIAL JUNTO.
A muito tempo a Cidade Tiradentes precisava de um projeto como esse! Pra valorizar a cultura e os músicos local. Demorou, mas chegou na hora e do jeito certo! Esse projeto vai crescer e muito! Parabéns aos irmãos Cleiton e Anderson Balbino pela excelente iniciativa!
comunidade cidade tiradentes samba do bom só gente boa vale apena participa pagodes dos bons só nego veio