Samba da Comunidade promove reencontro de gerações na zona leste

Agência Mural

Sem se importar com a chuva que caiu no último domingo (21), dezenas de pessoas gingaram ao som de famosas canções da música brasileira no 10º Encontro da Comunidade do Samba de Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo. O evento ocorreu na sede da Ação Comunitária Santo Cristo.

A proposta do Samba da Comunidade, formado por músicos da região,  é simples: promover a interação cultural e acabar com o estereótipo de cidade dormitório, enraizado no bairro.

Moradores de Cidade Tiradentes durante encontro do Samba da Comunidade

“Ainda falta muita coisa aqui, principalmente na parte cultural. É uma premissa do nosso samba contar a história dos cantores e compositores antes de chegarem à fama. Há um processo de pesquisa”, contou Cleiton Balbino da Silva, 39, coordenador de call center e um dos organizadores do evento.

Além de entreter os moradores, a atividade também contribui socialmente com o bairro: para entrar, é exigido um quilo de alimento não perecível, que é doado posteriormente. Segundo Balbino, a última edição do evento chegou a arrecadar cerca de 370 quilos de alimentos.

Ao som de “Todo Menino É Um Rei”, do homenageado do dia –o sambista da escola de samba Império Serrano Roberto Ribeiro–, a agente escolar Adelaide da Silva Borges, 60, se destacou no meio do público com sua animação.

Moradora de Cidade Tiradentes desde 1984, Adelaide se disse feliz por ter a oportunidade de se divertir no próprio bairro. “Aqui tem até criança. Não tem bagunça.”

Já a administradora de empresas Elizabete de Souza, 34, comentou que não gostava de frequentar atividades musicais da região. No entanto, no domingo, ela foi com o marido Edson de Araújo, 40, e a filha Millena de Araújo, 5, para o evento. “Aqui eu encontro os ‘nego velho’. Acho bacana o clima familiar daqui”, disse.

Quem também aproveitou o samba foi a gerente de loja Ana Paula Marcelino, 38, que acabara de retornar à região após 10 anos. “Estou reencontrando pessoas que conheci na minha adolescência”, lembrou.

Anderson Balbino, 42, um dos organizadores da festa, afirmou que moradores de outros lugares de São Paulo também visitam Cidade Tiradentes para participar do encontro. “As pessoas voltavam para cá só em época de eleição. Mas agora, não. A participação da comunidade daqui e de fora é cada vez maior”, comemorou.

Simone Freire, 23, é correspondente de Cidade Tiradentes
@sissifreire
simonefreire.mural@gmail.com

Comentários

  1. Muito bacana essa iniciativa de trazer um pouco mais de cultura e lazer para o pessoal da nossa Cidade Tiradentes ….. mesmo estando longe, quero participar …. Anderson Balbino, voce sempre a frente de grandes idéias … Bora lá sambar!!!!!!!

  2. Projeto maravilhoso, como outros, que demonstram o quanto este bairro tem procurado sua verdadeira identidade cultural. Parabéns.

  3. “Como Presidente fundador da Comunidade do Samba da cidade Tiradentes eu venho agradecer de coração a todas as manifestações de carinho e apoio a nossa causa! Como foi dito em alguns comentários, a Cidade Tiradenstes é um lugar onde famílias se formaram, muitas histórias de sucesso de pessoas que trabalham em prol do crescimento desta comunidade, um verdadeiro celeiro de bambas que configuram em praticamente todas as escolas de samba de São Paulo, músicos que participam de bandas, grupos e artistas de praticamente todos os gêneros e com um potencial gigantesco para o desenvolvimento dem todas as áreas. E por acreditar nas pessoas e nesse potencial que idealizamos um espaço onde a família pode se reunir para reencontar amigos que o tempo e a correria do dia dia distancia, entreter a todos com música de qualidade, enriquecer culturalmente a comunidade contando as histórias de vida daqueles que fizeram e fazem parte da história cultural do País e realizar uma ação social ajudando famílias com os alimentos arrecadados.

    Por fim, quero agradecer a todos que fazem parte direta ou indiretamente deste projeto – Desde a concessão do espaço (Junior Ação Comunitária) – A minha diretoria – (Adriana – Jana – Edmilson – Cesar – Daiane – Tais – Caio – Dodô – Nelsinho – Felipe)

    Não posso esquecer de uma pessoa que acreditou em meu sonho e que ao meu lado, iniciou este projeto (Marcel).

    Enfim, agradeço a todos os participantes dos encontros que fazem com que esta iniciativa que um dia foi um sonho, se tornasse uma realidade!

    Um forte abraço a todos que já considero como “família”!!

  4. Samba da comunidade

    Lugar perfeito , onde podemos encontrar , amigos e curtir um maravilhoso samba

    Adorooooooooo

  5. Ver e rever pessoas amigas, num ambiente agradável, regado de muita música boa, é isso ai Cid.Tiradentes fonte de cultura negra,sem contar a preocupação c/ o próximo, curtir e agir pensando nos q/ necessitam.

  6. parabenizo os responsáveis por esse evento que leva alegria a essas pessoas tão discriminadas pela sociedade por morarem na periferia , periferia também é cultura e lazer, com certeza na próxima estaremos juntos…

  7. Tenho orgulho em participar desse encontro que nada mais e que uma festa no quintal da nossa casa,com nossos familiares e amigos.
    Parabéns Meu Amigo Anderson Balbino e a todos os organizadores pelo lindo trabalho!!

  8. Cleitinho e Balbino peço obrigada por toda a comunidade, mesmo de longe acompanho todas as edições, porque tem sempre um pedacinho meu ai com vcs minha amada irmã Karina. Parabenizo-os com gosto de quero mais e tenho certeza que daqui há alguns anos lembraremos juntos desse início, fazendo sempre e sempre o melhor samba de comunidade. Dá-lhe Cidade Tiradentes!!!

  9. é maravilhoso saber que na periferia ainda tem lugar bom para curtir sem briga,sem bacharia,é maravilhoso rever os seus amigos curtir um bom samba de raiz,sou moradora da cidade tiradentes e fico feliz por fazer parte do samba

  10. PARABÉNS Á TODOS IDEALIZADORES DO PROJETO, DIVULGANDO E PROMOVENDO A NOSSA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, O SAMBA E ACIMA DE TUDO PELO TRABALHO SOCIAL E CULTURAL EM PROL DA COMUNIDADE.

  11. Bacana poder ver um de poucos lugares onde todos se respeitam e se divertem….Muito bom espero que continue assim…Parabéns a todos que organizam este evento familiar maravilhoso!!

  12. “Como Presidente fundador da Comunidade do Samba da cidade Tiradentes eu venho agradecer de coração a todas as manifestações de carinho e apoio a nossa causa! Como foi dito em alguns comentários, a Cidade Tiradenstes é um lugar onde famílias se formaram, muitas histórias de sucesso de pessoas que trabalham em prol do crescimento desta comunidade, um verdadeiro celeiro de bambas que configuram em praticamente todas as escolas de samba de São Paulo, músicos que participam de bandas, grupos e artistas de praticamente todos os gêneros e com um potencial gigantesco para o desenvolvimento de todas as áreas. E por acreditar nas pessoas e nesse potencial que idealizamos um espaço onde a família pode se reunir para reencontar amigos que o tempo e a correria do dia dia distancia, entreter a todos com música de qualidade, enriquecer culturalmente a comunidade contando as histórias de vida daqueles que fizeram e fazem parte da história cultural do País e realizar uma ação social ajudando famílias com os alimentos arrecadados.

    Por fim, quero agradecer a todos que fazem parte direta ou indiretamente deste projeto – Desde a concessão do espaço (Junior Ação Comunitária) – A minha diretoria – (Adriana – Jana – Edmilson – Cesar – Daiane – Tais – Caio – Dodô – Nelsinho – Felipe)

    Não posso esquecer de uma pessoa que acreditou em meu sonho e que ao meu lado, iniciou este projeto (Marcel).

    Enfim, agradeço a todos os participantes dos encontros que fazem com que esta iniciativa que um dia foi um sonho, se tornasse uma realidade!”

    Um forte abraço a todos que já considero como “família”!!

  13. é sempre muito bom, ter em comunidades trabalhos social, seja em qualquer área, levando atendimento a quem precisa ou interterimento, e seria ótimo se todos pudesen participar de ações como essa, parabéns Anderson Balbino.

  14. Sou moradora da Cidade Tiradentes e posso dizer com toda certeza que nunca tivemos nenhum espaço para o lazer e cultura como este. Um lugar de paz para reencontrarmos os amigos e curtir uma tarde maravilhosa! Parabéns á população deste bairro que respeita e participa deste projeto todo 2º domingo dos meses e a todos os envolvidos. Todos querem evolução e mudanças nas suas comunidades, mais sem a ousadia de alguns e o isentivo de muitos nada disso estaria acontecendo. PARABÉNS COMUNIDADE DO SAMBA DA CIDADE TIRADENTES! Cada vez melhor.

  15. Comunidade do Samba da Cidade Tiradentes!!essa Comunidade conta Histórias Vivas do Samba!!Devido a nossa Qualidade de trabalho estamos atraindo pessoas de São Paulo inteiro!!ou seja Interiores!!,Baixada Santista!!e outras regiões!!quem não participou venha ver!!você vai se impressionar!!valle a penna conferir!!!Obrigado Folha de São Paulo pela Cobertura!!abrços a todas as Comunidades do Brasil!!!!

Comments are closed.