Área particular na Mooca pode se tornar o primeiro parque municipal do bairro

Agência Mural

Os moradores do bairro da Mooca, na zona leste de São Paulo, podem ganhar o primeiro parque municipal. Conforme o decreto n° 53.986, publicado no Diário Oficial da cidade no último dia 11 de junho, a área particular localizada na rua Padre Benedito Maria Cardoso, que conta com aproximadamente 5 mil metros quadrados, foi declarada de utilidade pública a ser desapropriada.

Verônica Cassavia Diogo, sócia-fundadora do Movimento Mooca Verde, diz que o espaço é uma conquista da população. “Ter de volta uma área que já era utilizada pela comunidade é muito importante”.

Vista da área particular no bairro da Mooca, zona leste de SP

A área esteve aberta por muitas décadas aos moradores e, há poucos anos, o terreno foi leiloado, cercado e os frequentadores foram impedidos de usar o espaço. A reportagem do Mural foi conversar com os habitantes da região para saber a opinião deles sobre o projeto.

Para a analista comercial de franquias Débora Honda, 32, preservar o verde, em meio a tanto concreto, é de extrema importância. “São poucas áreas como essa em que podemos ter momentos de lazer junto com a família e incentivar as crianças a terem maior contato com a natureza”.

Portão fechado impede a utilização do espaço pelos moradores

“A iniciativa da subprefeitura em desapropriar o terreno e implantar um parque municipal é uma conquista para os mooquenses”, diz o jornalista Leandro Sena Lara, 27.

O secretário do Verde e Meio Ambiente Ricardo Teixeira informou à reportagem do Mural que a partir do decreto de desapropriação, a prefeitura tem até cinco anos para fazer o pagamento ao proprietário. Segundo ele, assim que os projetos estiverem prontos, eles serão apresentados e debatidos com a população.

A Mooca está entre os 13 distritos da cidade que não possuem parques municipais. Por isso, o antigo terreno da Esso, com quase 97 mil metros quadrados, também é reivindicado pela população. Eles cobram, há mais de 10 anos, um parque público no espaço.

No dia 25 de agosto, em frente ao local, a direção do Movimento Mooca Verde realizará o piquenique “Por um parque na Mooca”. O evento será gratuito e contará com sorteios de prêmios, atrações musicais e outras atividades.

“O parque pode ser um dos maiores presentes aos moradores. Um local para fazer atividades físicas ou espairecer ao ar livre sem se deslocar da região é muito importante para todos”, comenta a jornalista Iêda Lima Santos, 38.

 

 Alexandre Ofélio, 43, é correspondente da Mooca
@alexandreofelio


Comentários

  1. A mooca precisa de mais áreas verdes, principalmente na parte esquecida do bairro… Mooca Baixa !!!

  2. “Acho ótimo !! Como moradora do bairro acredito que a Moóca merece esse espaço de lazer e de preservação do verde e da nossa natureza . Será um privilégio a comunidade mooquense .”

  3. Muito boa iniciativa!!! A Moóca precisa de mais áreas verdes abertas ao público. Eu particularmente sinto muita falta!!
    É um bairro que tem tudo, mas faltam parques!

  4. Boa notícia, em uma cidade em que os níveis de áreas verdes são escandalosamente baixos. A Mooca, então, um bairro industrial no passado, precisa de muito verde. Parabéns à população e à cidade, que teima em se tornar a cada dia que passa mais cinza. Esse é o movimento contrário e, acima de tudo, necessário.

  5. Olá! Conheço bem este parque que esta fechado, levei meu filho várias vezes para brincar. Claro que a iniciativa é excelente e deve beneficiar a todos os moradores.
    Aproveito este espaço para expressar não somente o meu, mas o descontentamento de MUITOS moradores deste bairro, estamos sendo assolados por bares e casas noturnas que operam sem as minimas condições. Sem alvarás, sem estrutura…sem segurança.
    Os bares de esquina com musica altissima, churrasqueirinha e mesas na calçada impedindo o livre acesso dos pedestres, estão se tornando uma prática asquerosa e sem qualquer fiscalização.
    O posto de gasolina na esquina da Cassandoca com Tobias Barreto é um bar a céu aberto, cujos detritos das noites de intenso consumo de alcool ficam espalhados pelo chão, retrato da falta de respeito e educação.
    Jovens e adultos bebendo ao lado de seus carros, e claro, dirigindo os mesmos depois de encher o tanque e a cara, prontos para se matarem , e matarem outras pessoas.
    Claro que o som dos carros altissimo acompanha toda esta festa infernal , e os moradores não podem contar com suporte do PSIU, nem de autoridade alguma.
    Isso tudo não tem nada a ver com ser jovem, livre… tem a ver com cidadania, com limites, com bom senso.
    A Mooca é um lugar maravilhoso para se viver, mas como o restante da cidade, esta na mão da especulação imobiliária, de interesses financeiros que atropelarão pessoas , que fecharão os olhos para um projeto urbanístico decente, e nos farão reféns cada vez mais da barbárie.
    Países desenvolvidos não tratam seus cidadãos como lixo, tem regras, leis que são respeitadas.
    Nós não somos lixo.. da Mooca aos Jardins, das periferia aos bolsões extremos de pobreza, temos direito de exigir de nossas autoridades uma cidade que espelhe em obras de qualidade, escolas, hospitais, serviços de transporte, as imensas quantias roubadas e espoliadas de nossos impostos…

  6. Boa a ideia do piquenique. mas sugiro que os participantes também levem uma muda de árvore para adicionar no terreno. Aí vai ficando cada vez mais difícil ele cair nas mãos da especulação imobiliária, que já tem dezenas de galpões industriais no bairro para demolir e erguer seus espigões de alguns milhões cheios de cifrões.

  7. Fico feliz por essa decisão, fui morador durante anos lá… Tenho muitos amigos lá ainda e passei toda minha infância e adolescência frequentando esse área onde há uma quadra pra futebol de salão e campinho de terra… Mtas histórias se passaram por lá em minha infância… Mooca/IAPI até morrer… Parabéns a todos que lutaram por essa conquista…

  8. A MOOCA SEMPRE FOI MUITO CARENTE EM ÁREAS VERDES..NÃO SEI BEM A LOCALIZAÇÃO DESSE SUPOSTO TERRENO..MAS SERIA UMA BENÇÃO AOS MORADORES DA REGIÃO..QUE SEMPRE QUE PRECISAM DE UMA ÁREA VERDE…TEM QUE SE DESLOCAR PARA OUTROS PARQUES COMO O IBIRAPUERA E ACLIMAÇÃO.

  9. A Mooca precisa de mais verde. Esse parque é uma iniciativa boa, mas insuficiente. Com o recente boom de espigões no bairro, corre-se o perigo de termos um paredão de concreto na região, sem pulmões verdes para que a cidade possa respirar melhor no pedaço. ET: parabéns pela matéria, Ofélio.

  10. Vitória da Natureza!
    Seres que se dizem Humanos, nada melhor provarem que, são realmente Humanos e RESPEITEM A NATUREZA!
    O Planete Agradece.

  11. É realmente muito importante o aumento de áreas de lazer e contato com a natureza. A Mooca merece!

  12. Uma ótima ideia, que deve contar com o apoio de todos os moradores da mooca e região. A cidade e o bairro agradecem tal iniciativa.

  13. Muito legal!
    Nossa região precisa de mais áreas como esta, temos pouquíssimos parques em SP.
    Tenho certeza que vai dar tudo certo e em breve vamos desfrutar de momentos de lazer.

  14. Notícias como esta nos dão a certeza de que sempre há muita coisa boa no mundo! Basta um pouco de vontade para que sejam mais frequentes. Parabéns a todos os que se dedicaram para que o assunto tenha se tornado realidade.

  15. Até que enfim alguém teve olhos para este fato, sendo que mais espaços deveriam dar lugares à áreas verdes.

  16. É sempre bom a construção de um parque, ainda mais na Mooca. Vamos torcer para o antigo posto da Esso dar certo…

  17. Quanto mais áreas verdes; melhor, sendo que estamos vivendo em uma selva de pedras, gostaria muito que as pessoas preservassem mais o meio ambiente, pois sem ele o que seria de nós?

  18. q bom q a mooca estão si mechedo e dando mais área verde na mooca pois a mocca mereci,,mas tbemm temm q cuidar e assim valorizando o bairro ok abraço a todos

  19. achei muito bom ,essa iniciativa e tomara que os responsáveis pela liberação da verba faça td sem pressão ,pq infelizmente nossos governantes so trabalham sob pressão,e uma área verde como essa num local como a Mooca ,onde e próximo a minha residência meus filhos iriam adorar ,e lógico eu também!!
    belíssima matéria do Alexandre Ofelio.
    obs: estarei no piquenique tb

Comments are closed.