Conscientização ambiental marca desfile da Primavera no Jardim Damasceno

Agência Mural

A estudante Eloisa Lucia da Silva, 12, juntou mais de 20 caixas de leites vazias para confeccionar a roupa que copiou da internet e usou no primeiro Desfile Sustentável da Primavera, realizado na última sexta-feira (27/9), no Jardim Damasceno, na zona norte de São Paulo.

O evento fez parte de um dia diferente com diversas atividades sustentáveis realizadas no bairro, com a participação dos moradores e a idealização dos profissionais do Programa Saúde da Família. A equipe  presta atendimento de saúde domiciliar à comunidade, já que o bairro não tem posto de saúde.

Além das caixas de leite, Eloisa ainda usou jornais para montar a estrutura do vestido e spray para colorir algumas peças. O trabalho, idealizado por ela e elaborado com a ajuda de uma “tia”, foi recompensado com o primeiro lugar do concurso. “Não esperava ser a vencedora, sério. Foi muito legal”, diz a garota, que levou uma bicicleta como prêmio e se entusiasma ao pensar num futuro como modelo.

Eloisa Lucia da Silva, 12, desfila com roupas confeccionadas a partir de materiais recicláveis

Os brindes para os dez primeiros lugares foram doados e comprados pela comunidade e os organizadores do evento. Duas das três bicicletas premiadas foram dadas por um morador. Já um cabelereiro do bairro doou tratamentos de beleza para os finalistas.

Ao todo, 27 crianças e adolescentes participaram do desfile. Algumas realizam atividades no Espaço Cultural do Jardim Damasceno, local onde ocorreu o evento, e outras fazem parte do Centro para Criança e Adolescente (CCA) Arte na Rua.

Segundo os organizadores, as atividades tiveram como objetivo trabalhar a questão do meio ambiente, a conscientização a respeito da importância da reciclagem e promover a saúde por meio da convivência comunitária.

“A ideia é que no próximo ano possamos fazer algo maior, que nós consigamos mais parceiros, porque este ano procuramos três escolas aqui da região e ninguém quis participar”, conta a auxiliar de enfermagem Ivone Machado da Silva, 36, uma das organizadoras do evento. Outros idealizadores ainda procuraram redes grandes de supermercado para doações, mas não obtiveram sucesso.

Crianças e adolescentes participaram do evento realizado no Espaço Cultural do Jardim Damasceno

Antes do desfile, a comunidade participou pela manhã de uma caminhada pelo Parque Linear do Canivete, na entrada do bairro, e do plantio de 16 ipês entre brancos e amarelos, doados pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

“Não participei do plantio, mas vou ajudar a cuidar dessa árvore que plantaram bem na frente da minha casa. Não custa nada”,  disse a dona de casa Ana Paula da Purificação, 31, que acompanhou o desfile das sobrinhas, animada com as ações realizadas.

Cleber Arruda, 32, é correspondente do Jardim Damasceno
@CleberArruda
cleber.mural@gmail.com

Comentários

  1. É muito gratificante ver que a comunidade do Jardim Damasceno participa e se envolve nos eventos que se realizam lá .
    Espero participar de futuros eventos que lá se realizar, estaremos assim quebrando um paradigma e colaborando para um futuro melhor, onde a comunidade e saúde caminham juntas ,
    Parabéns a todos que participaram.

  2. Parabéns pelo esforço de toda a equipe de saúde da família e equipe do PAVS, são estas iniciativas que promovem saúde a comunidade. Parabéns!!!!

  3. Gente, é magnífico sentir que há vontade de promover a saúde por meio da convivência comunitária como diz na reportagem. Este é um sonho dificílimo de atingir nestes tempos de estress e egoísmo onde parece que ninguém dá nada pelo próximo se não tiver algo em troca ao seu favor (exemplo é o dos políticos). Assim sinto orgulho de pertencer a esta massa de trabalhadores e apóio firmemente iniciativas desta índole.

Comments are closed.