Faixa agiliza trajeto dos ônibus e piora trânsito para carros na Vila Ema

Agência Mural

A implantação de uma faixa exclusiva para a circulação de ônibus na avenida Vila Ema até a rua do Orfanato, na zona leste, trouxe rapidez para os trajetos dos coletivos na região da Vila Ema e da Vila Prudente, porém o congestionamento de carros e a má qualidade dos ônibus continuam os mesmos.

Para Josimar, 26, cobrador da linha 3112-10 (Metrô Belém – Vila Industrial), que percorre todo o trecho onde foi implantada a faixa, a iniciativa foi positiva e agilizou o trajeto do ônibus. “Ficar preso no trânsito não dá. Essa exclusiva ajudou os passageiros a chegar mais rápido no serviço e nos ajudou a não gastar muito tempo da Vila Industrial até o metrô Belém. Já ficamos duas horas naquele trânsito no horário das 6h, agora diminuiu para 40 minutos.”

Gabriela Ramos, 27, assistente de seguros, também destaca a rapidez que a faixa fornece aos ônibus, mas ressalta outros problemas. “Não houve melhoria nos veículos, continuam os mesmos, velhos e sujos. Acho que agora poderiam investir nisso e colocar veículos novos”, ressalta.

Os motoristas que transitam na av. Vila Ema e na rua do Orfanato enfrentam dificuldades por conta de congestionamentos nos horários de pico, já que agora possuem apenas uma faixa para circular. “Em alguns pontos é um inferno e, em outros, um pouco mais, devido a falta de uma outra faixa para carros. Mas como também uso transporte público sei que é por algo bom”, afirma Ewerton Pinheiro, 24, estudante.

Outros fatores que pioram o trânsito no bairro são as obras do Monotrilho na av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, com previsão de término em 2018. Com trechos fechados para reparos, alguns motoristas, para fugir do congestionamento,  optam por utilizar a av. Vila Ema. “Acho que depois que a Anhaia Mello for liberada dessa obra vai melhorar bastante”, afirma Fagner Zulato, 23, assistente administrativo na Prefeitura de Mauá, morador da região e motorista. O estudante Ewerton Pinheiro concorda.

A faixa faz parte da operação “Dá Licença para o Ônibus” e foi inaugurada no início de novembro deste ano. Com 2,3 km de via exclusiva para o transporte público, os coletivos circulam pela direita no sentido Centro na av. Vila Ema e da rua do Orfanato, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.

CET anuncia mudanças na operação das faixas de ônibus 

No dia 18/12, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou ao blog Mural que a Prefeitura de São Paulo decidiu na segunda-feira (9), alterar a operação de quatro trechos de faixas de ônibus com o objetivo de minimizar os impactos no comércio da zona leste. As mudanças serão acompanhadas para que não haja prejuízo ao fluxo de ônibus na região.

A faixa exclusiva na av. Vila Ema divisa com a rua do Orfanato, na Vila Prudente, vai passar a operar de segunda a sexta-feira, das 6 às 9 horas, e não mais das 6 às 20 horas. Não haverá mais faixa exclusiva aos sábados. A proibição de estacionamento valerá apenas de segunda a sexta, das 6 às 9 horas. Na rua do Orfanato, as alterações acompanham a mesma regulamentação, com a diferença de que a zona azul será restabelecida após às 9 horas.

 

Aline Mariane, 21, é correspondente da Vila Ema
@LiMariane
alinemariane.mural@gmail.com

Comentários

  1. Incoerência total adotada pela administração populista do prefeito e dos engenheiros da CET, que criaram o corredor, pois a via, por si só, não comporta o transito local. O ministério publico deveria intervir e revogar a faixa exclusiva,pois é absurdo e desumano o que estam fazendo com os motoristas que utilizam aquelas vias, em especial, porque a Av. Luiz Inácio de Inhanha Mello esta um Caos.

  2. A idéia é que o máximo de pessoas migre para o transporte coletivo, que é a única forma viável para melhorar o trânsito de São Paulo. O motorista individual deveria ver isso como benéfico para ele.

  3. Com uma tinta branca sem nenhum critério, vai-se criando faixas exclusivas de ônibus. Vale lembrar que esta época, já temos férias escolares, e transito deveria estar melhor.
    São Paulo irá travar em fevereiro-14, senão antes.
    É preciso alguém para defender a população contra estas medidas.
    Melhorou transporte ? Há opções para motoristas dos carros deixarem o mesmo na garagem ?
    Maior poluição ninguém conta ?

  4. Acredito que a medida favoreceu uns e consequentemente, desfavoreceu a outros. A prefeitura tem tentado realizar melhorias no transporte, pelo menos, o trajeto de onibus melhorou na região. Da Vila Ema para Vila Prudente, demorava-se muito no trecho que antecede a Salim e atrapalhava muito o dia a dia. Creio que em nosso bairro, muitas mudanças serão realizadas, ainda mais por estarmos ao lado das obras do Monotrilho. O que nos resta é aguardar os resultados.

Comments are closed.