Moradores do Jabaquara aproveitam dias de folga para curtir a região

Agência Mural

Com parque, CEU (Centro Educacional Unificado) e pracinhas, o Jabaquara possui várias atrações para serem aproveitadas nos dias livres.  O bairro, que foi oficializado nos anos 1960, preserva áreas verdes que podem ser visitadas pela população.

“Onde mais gosto de passear? Aqui mesmo”, responde Maria Berenice, 37, diarista, se referindo ao parque Nabuco, ou somente Nabuco, como é conhecido.

O parque possui na entrada um tanque com carpas e conta com áreas para piqueniques e churrasqueira. Para quem gosta de correr, há opções de trilhas curtas e longas, além de quadras poliesportivas.

Maria frequenta o local todos os fins de semana. “Quando não venho sozinha, trago meus filhos comigo”. Ela caminha enquanto Cleiton,7, e Philipi, 9, brincam na quadra de terra. O parque funciona diariamente, das 6h as 18h.

Antigos pontos de encontros em décadas passadas, as pracinhas são bastante procuradas durante as tardes no Jabaquara.

“Sempre saio com meu filho para dar uma volta pelas praças do bairro. Costumo ir a uma ao lado do Corpo de Bombeiros, é tranquila e o Pietro fica engatinhando de um lado para o outro”, comenta Marcio Araújo, 26 , contador e pai de Pietro, que tem apenas nove meses. A praça conta com aparelhos de ginásticas, playground, quadra poliesportiva e pista de skate.

Perto dali, pode ser visto de longe os muros coloridos do CEU Caminho do Mar, um dos únicos espaços públicos da região com piscinas. A unidade, que fica próxima a rodovia dos Imigrantes, abre as portas à população aos fins de semana com atividades como projetos de basquete, futsal, teatro e dança.

De perto, Robson dos Santos, 37, observa a filha Clara, de 9 anos, brincando na piscina infantil. “Ela [Clara] gosta de vir aqui por causa dos amigos, aproveito para passar mais tempo juntos”, conta o auxiliar de servente que divide com a mãe a guarda da menina aos fins de semana.

Para utilizar a piscina, é necessário fazer uma carteirinha de acesso na própria unidade, que funciona das 7h as 23h de segunda a sexta, e das 8h as 20h, de sábado e domingo.

O espaço chamado  Temática Cultura Afro-brasileira, antigo Centro Cultural Jabaquara, abriga a Biblioteca Paulo Duarte, que leva aos moradores atividades ligadas a música, saraus e dança. Com projetos para a terceira idade, a biblioteca recebe em sua programação o Baile da Melhor Idade no próximo dia 20. A unidade fica aberta das 10h as 19h de segunda a sexta, e das 9h às 16h aos sábados.

Vagner Vital, 24, é correspondente do Jabaquara
@vagnervital
vagnervital.mural@gmail.com

Comentários

  1. Confesso que fiquei estarrecido com este correspondente. Como é que se curte uma região que tem mais de 200 mil pessoas e somente meia duzia de áreas de lazer? Saneamento básico nem se fala. Saia da Av. Eng. A. A. Pereira, entre pelas transversais e verá que há pouco pra se curtir numa região abandonada pelo poder publico.

    1. Boa noite Éder,
      Você tem razão, ainda há muito o que ser mudado em nosso bairro, em vários aspectos, e esses assuntos também serão tratados aqui. Nem todos sabem que existem esses pontos no bairro, e que de alguma forma podemos usar.
      Esse espaço é nosso, fique a vontade para contribuir e nos ajudar a reverter essa situação.

      Abraço

  2. Moro há 3 anos no jabaquara e nunca pensei que tivesse um centro cultural aqui,muito menos biblioteca. Acho que a prefeitura poderia divulgar mais essas coisas, tem gente que vai pra longe porque não sabe disso. Essa semana meu filho descobriu que tem até teatro aqui e não sabia.

  3. é tanta noticia ruim que fico ate espantada de ver falando bem do bairro tomara que a folha faça mais isso pobre nao é só disgraça bjs

Comments are closed.