Vila Ema cobra novo posto de saúde na região

Agência Mural

Buscando melhorias em infraestrutura e um local que suporte toda a demanda do bairro, os moradores da Vila Ema e de seu entorno, na zona leste de São Paulo, buscam a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na região.

De acordo com a Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste (CRS Sudeste), atualmente a população é atendida por dois postos de saúde: as unidades Hermenegildo Morbin Jr e Vila Heloísa. A primeira dispõe de quatro pediatras, três clínicos e dois ginecologistas. Já a segunda conta com três pediatras, três clínicos gerais e três médicos ginecologistas. Porém, para os moradores, o posto de saúde Vila Heloísa precisa de maior espaço físico e novos equipamentos.

“É preciso ter um posto para atender os moradores do bairro que não têm condições de pagar um plano de saúde. A localização do posto de saúde da Vila Ema é ruim, num local escondido, e a estrutura não é das melhores”, conta o aposentado Sebastião Diogo de Souza, 61.

O docente Sidnei Moraes, 21, também ressalta o número de crianças no bairro como justificativa para implantação de uma nova UBS. “Essa é uma região com várias escolas. Sendo assim, o fato de existir um posto próximo no caso de uma emergência é muito importante”, diz acreditar.

Moradores da região criaram um abaixo-assinado exigindo a instalação do posto de saúde. O documento é dirigido à vereadora Edir Sales, que tem forte colégio eleitoral na Vila Ema, e segue em circulação pelo bairro.

“Os idosos não têm condições de andar. Eu não posso caminhar até uma UBS em outro bairro. Não temos condições de saúde para pegar ônibus e ir longe”, afirma a aposentada Zoraide Azevedo dos Santos, 75.

A CRS Sudeste informou que vai instalar uma unidade de saúde na Vila Ema, visto que a obra consta como prioridade no plano de construção de novas UBS da pasta e do plano de metas da prefeitura da cidade.

Análise da Supervisão Técnica de Saúde Vila Prudente/Sapopemba indicou um terreno de aproximadamente 1.760 m², na rua Gustavo Stach, como o mais adequado para o projeto. Estudos preliminares mostram que a nova UBS poderá atender, aproximadamente, 28 mil pessoas. Contudo, ainda não há data para o início das obras.

Aline Mariane, 21, é correspondente da Vila Ema
@LiMariane
alinemariane.mural@gmail.com

Comentários

  1. Gostamos muito de seu artigo, realmente a luta por uma nova UBS na região é muito antiga, onde vários moradores lutam para que esta obra aconteça.
    Inúmeros abaixo assinados foram feitos envolvendo toda a comunidade da Vila Ema onde além da vereadora Edir Salles outros vereadores da região estão empenhados juntos com a população nesta luta. Esperamos sensibilizar as autoridades competentes para que a população seja vitoriosa.

Comments are closed.