No aniversário de Mairiporã, moradores ressaltam pontos positivos da cidade

Agência Mural

Encravada na Serra da Cantareira, ao norte da região metropolitana de São Paulo, a cidade de Mairiporã completa hoje 125 anos de sua emancipação.

Com cerca de 90 mil habitantes, o município tem quase metade dos moradores nascidos em outros lugares, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Muitos saíram do Sul de Minas Gerais e da capital paulista, em busca de tranquilidade e contato com a natureza, sem perder a conveniência de morar próximo da maior cidade do país.

Apesar de enfrentar boa parte dos problemas comuns de cidades metropolitanas, é difícil encontrar um morador que pense em se mudar. Para o intérprete forense Rafael Nascimento, 22, Mairiporã é uma cidade privilegiada.

“Além de ser um lugar maravilhoso para se morar, o município tem vantagens, como os esportes radicais. A proximidade com São Paulo é vantajosa, por termos o acesso aos produtos e serviços de lá.”

Em seus momentos de folga, Nascimento costuma frequentar o Pico do Olho D’água, ponto mais alto de Mairiporã, e as trilhas de downhill, como a Saracura, que desce do pico em direção à represa Paiva Castro, outro patrimônio da região.

Com o intuito de mostrar e valorizar estes e outros locais da cidade no mês de seu aniversário, o professor Ronaldo Silva, 18, participou da organização de passeios turísticos para alunos da escola pública João Puga Dias, em Terra Preta, distrito de Mairiporã.

A escola passou a ter período integral recentemente, possibilitando os passeios.

“É muito importante para os alunos conhecerem mais o município em que moram e apreciar lugares que não são do seu convívio social”, afirma Silva.

Para Fernando César Brandão, 36, que preside a Associação de Desenvolvimento Turístico da cidade, esse tipo de conscientização é essencial para preservar o que o município tem de melhor e criar identidade e orgulho nos moradores.

“Para a preservação desses atrativos é preciso uma sensibilização de que somos uma cidade turística em desenvolvimento, e de que antes de tudo ela tem que ser boa para seus moradores”.

 

Humberto Müller, 23, é correspondente de Mairiporã
@lagomuller
lagomuller.mural@gmail.com

 

Comentários

  1. que bom que alguem ao menos falou bem da nossa cidade, moro aqui ha 22 anos,, vim de são paulo morava em um dos melhores bairros o jardim america, mas não troco mairipora por nada mais, obvio que temos problemas e não são poucos, mas aq a população tem nome não numero, uma comunicade que quase tds se conhecem principalmente o povo da periferia é de um coração do tamanho do pão de açucar uns ajudando os outros,k é lindo de se ver, como somos uma cidade de manancial e a sabesp nos explora bastante não deixando se fazer industria etc, a vocação da cidade seria turismo, principalmente por ficar perto de são paulo um turismo cultural com peças de teatro mesmo para o povo de são paulo, sinfonicas e tb turismo ecologico, mas infelizmente não temos pessoas com vocação cultural,mas acredito no futuro pois temos uma moçada culta e interessada em melhorar a cidade.

  2. Eh isso ai!!! mesmo. Dos pontos negativos ninguem fala. Do estado de calamidade q se encontra o unico hospital e maternidade da cidade ninguem fala. Do posto de saudde do bairro de Terra Preta, em q os medicos perguntam o q vc quer tomar para resolver o problema. Este municipio esta enfestado com mosquito da dengue, e o Sr. Prefeito nao toma providencias. Pessoas doentes precisando de um artendimento digno, de tratamentos. Este hospital nao tem condições de atender, não tem estrutura nenhuma. Nao temos uma uti se quer, para mães e recem nascidos. Isso eh uma vergonha! O hospital amarrotado de gente………isso pq nosso Prefeito eh doutor….lastimavel esta situção….e o povo ignorante .concordando c festas da cidadee ….o q eh isso!!!!

  3. Com todo esse potencial da nossa cidade……alias nasci aqui….no minimo que a população merece eh um atendimento digno na saude publica…..nao moro no melhor bairro…..moro em um bairro sem urbanização…temos mananciais……sim ….porem ainda temos esgoto a ceu aberto aqui em terra preta….temos sim belas paisagens…..mas e a assistencia para o povo…..escola com metodos de ensino….para nossas crianças….estamos abandonados e nao sou a favor de hipocresia…….

  4. isso mesmo cade que mostra o estado q ta o hospital, cade que mostra a fila do sus, cade q mostra o tanto de pessoas com dengue, cade que mostra quando o prefeito falando que não pode pulverizar isso ninguem fala…

  5. Estou pensando em sair de sampa e morar em Mairiporã, amigos alertaram do índice alto de violência. Como avaliam a cidade nesse aspecto?

Comments are closed.