Em Paraisópolis, moradores constroem casas de até sete andares

Agência Mural

Enquanto nos fins de semana o forró e o funk invadem as ruas de Paraisópolis, zona sul de São Paulo, durante os demais dias eles dão lugar às batidas de marretas, furadeiras e serras elétricas.

Este é o cenário dessa favela superpopulosa que ruma cada vez mais para o alto, com conjuntos habitacionais que estão mudando os ares locais em um projeto de urbanização que acontece desde 2005.

 Casas em Paraisópolis alcançam até sete andares (crédito: Vagner Alencar).
Casas em Paraisópolis alcançam até sete andares (crédito: Vagner Alencar)

Alguns moradores estão demolindo suas moradias para construir sobrados capazes de suportar até sete andares. “Isso tá virando uma tendência. As casas estão sendo desmanchadas para a construção de uma fundação mais resistente”, afirma o pedreiro Josinaldo Pereira, 38, que trabalha dentro e fora da comunidade.

Nas ruas Melchior Giola e Ricardo Alvenarius, duas das principais vias do bairro, dois mini edifícios já alcançaram cinco andares. E a pretensão é de chegar mais alto. A prova disso são as lajes, já batidas em cada um deles. “No sobrado verde [da rua Ricardo Alvenarius], o dono colocou a casa toda abaixo”, revela Josinaldo.

Com o surgimento crescente desses sobrados, haveria o risco nas construções? Não, garante o pedreiro Josinaldo. “Os caras que estão construindo aqui são os mesmos que estão erguendo São Paulo. Não são engenheiros, mas são encarregados e mestres-de-obras”, ressalta.

“Eles sabem que estruturas como essas podem ser feitas tranquilamente em um terreno mais plano, sem ser acidentado ou dentro do córrego. Sabem qual é o cimento específico para cada tipo de obra; o limite onde chegar”, explica.

Moradores "batem" laje na viela do Campo (créditos: Vagner Alencar)
Moradores “batem” laje na viela do Campo (créditos: Vagner Alencar)

Para José Alves dos Santos, 36, outro pedreiro da região, a verticalização é um investimento em aluguéis residenciais, comerciais e até de lajes. “Gera emprego e renda”, sintetiza José, que tem visto a valorização imobiliária pulsar em Paraisópolis (veja aqui outro post que tratou sobre o tema). 

A expansão imobiliária, no entanto, não é para todos. Há quem dependa de aluguel para viver e trabalhar, em residências minúsculas, e se viram como podem.

“Tem muita gente que procura qualquer ‘buraco’ para fazer um cômodo, qualquer pedacinho de laje. Acham uma brecha e vão lá construir, seja ‘pegando’ um cantinho da viela ou sobre o córrego”, afirma José.

De acordo com a arquiteta Elisabete França, diretora do Studio 2E Ideias Urbanas, os pedreiros costumam dominar a técnica para fazer casas desse tipo, mas as habitações  não são totalmente confiáveis. “Seguros 100%, não são. Mas, em geral, nessas obras, os pedreiros colocam mais ferro e concreto do que o necessário. Quando uma laje está subindo, é possível ver a quantidade de ferro. É uma espécie de sabedoria popular”, afirma.

Ainda segundo Elisabete, que também atuou na superintendência da área de habitação popular da Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Paulo, o órgão não fiscaliza as construções de Paraisópolis porque são realizadas em áreas irregulares.

Vagner de Alencar, 27, é correspondente de Paraisópolis.
@vagneralencar
vagnerdealencar.mural@gmail.com

 

 

Comentários

  1. ESSE POVO TEM PROJETO? TEM LICENÇA DA PREFEITURA? TEM CREA? APOSTO QUE NAO E AS CASAS NAO CAEM… SÃO MELHORES QUE AS DO MINHA CASA MINHA DIVIDA…

  2. Morador de favela pode fazer o que quiser. Agora, o manezão aqui que paga IPTU de Moema tem que fazer as coisas rigorosamente certas.

  3. Brasil um país de favelados sem educação dá-lhe corrupção depois cai tudo e ficam chorando se fazendo de vítimas, povo desgraçado e oportunista.

  4. Eu fico imaginando onde este planeta vai parar, porque as pessoas estão fazendo filhos sem a menor responsabilidade, sem o menor controle…. Mais oque mais deixa chocado é como uma pessoas coloca um filho neste mundo pra viver nestas condições, é lamentável.

  5. Pessoas que invadem terrenos e constroem casas monstruosas, são praticamente protegidas pelos governos. Não pagam IPTU, tem água e luz de graça. Trouxa sou eu que batalho todos os dias para pagar o financiamento da minha casa, água, luz e IPTU. E aí de mim se eu não pagar uma destas taxas. Se bobear fico sem a casa.

  6. QUANDO A M… DESSES PREDIOS CAIREM VÃO QUEREM CULPAR A PREFEITURA POR NÃO TER FISCALIZADO. VIVEMOS NUMA SUB-BIAFRA.

  7. A matéria mostra aspectos mais do que preocupantes: 1-SP perpetua as ocupações precárias, dada o alto valor do solo urbano, que impossibilita o acesso à áreas regulares. 2- os Conselhos de engenharia e arquitetura tem que se dobrar à “expertise” dos mestres de obras, que vão superpondo casas até onde der nessas áreas. 3- os poderes públicos não tem estrutura nenhuma para atuar nessa escala de problemas 4- o crime organizado pode estar se transformando em uma imobiliária organizada nessas áreas.

    1. Com certeza. Os intelectuais, que vem em toda produção paralela prova da sabedoria do povo, deveriam lembrar-se do papel da máfia americana na guerra por investimentos imobiliários em NY. Sem falar na falta de conforto ambiental, desrespeito pela segurança e Lei do consumidor, afinal, o empreendedor de paraisópolis aluga o “moquifo” para alguém sem respeitar leis nem pagar impostos.

    1. Vai morar na Suíça então, pois ficar no Brasil falando asneira sendo um classe média como você é, é mais que patético… Síndrome de vira-latas atrás da tela do PC é muito comum nos comentários.

      1. Ok então porque vc não vai morar no favela ? Aproveite e leve toda a sua família para morar em uma edificação que não tem vistoria !! E se vc já tem uma casa que não seja na favela seja bondoso e divida seu terreno com os favelados, mas lembre que eles não irão pagar nada de impostos pois vc deverá pagar tudo para todos os favelados viverem tranquilos !

      2. Patético é você ficar defendendo esse governo PT-PSDB, é como a vítima de estupro que se apaixona pelo estuprador, ou o porco que vive na m**** e se acostuma até virar bacon… Viver na pobreza é uma necessidade, já conformar-se com isso é tolice.

      3. Redutor de PH… A falta de argumentos impressiona . Qual é a mentira que foi dita? Não é esse pais que vivemos? Vergonha de fazer parte disso. E se um dia tiver condições viveria na Suíça, nos EUA, Portugal, na Espanha.. Menos nesse país que tem como cultura desde o berço o jeitinho e a vantagem de ter em tudo que se faz. passar bem

      4. Redutor de PH…..pq sempre que alguém faz uma crítica pertinente às mazelas do país, vem alguém e usa o velho ditado que a ditadura já usava no Brasil…”ame-o ou deixe-o”…..será que aquela foto não é a própria visão do terceiro mundo mesmo?? Onde não há fiscalização alguma, onde moram em regiões sem esgoto….para esses tudo é lindo….desde que eles não tenham que morar lá tb….típico da esquerda caviar.

  8. Se eu fizer qualquer puxadinho na minha casa…. vai certamente aparecer um fiscal de obras querendo embargar e aumentar meu IPTU…. já na “comunidade” pode se fazer o que bem entender….

  9. No meu ponto de vista isso é uma tragédia anunciada. Um mestre de obra achar que tem o conhecimento suficiente para erguer uma estrutura segura para um edifício de 7 andares, é acreditar em duende e fada. Tem engenheiros formados que não se arriscariam em um cálculo desses, quando as variáveis são muitas, ação do vento, cargas nos pisos e nas fundações, tipo de solo etc etc etc. A Prefeitura precisa urgente fazer alguma coisa, antes que a tragédia aconteça.

      1. Sim meu caro colega de profissão, o CREA só se lembra dos engenheiros no início do ano para pagar a anuidade em dia!

      1. Essa é a cidade mais rica do Brasil?

        Na minha opinião, São Paulo e Rio são as cidades com maior número de favelados do país!

      1. To vendo que a maioria de vocês não sabem de nada fala que um mestre de obra ou pedreiro não tem conhecimento para realiza uma obrinha dessas é fala bosta, vocês se esquecem que engenheiros só projeta (desenha), quem constrói são os mestre de obras que geralmente sabem muito mais que vários engenheiro recém formados outros estão dizendo que e errado por que não estão pagando impostos ou por que invadiram áreas irregulares lembre que se não fossem esse impostos abusivos isso não seria necessário sem fala que varias dessas regras tanto para construções quanto para outras áreas são apenas meio de favorece algumas pessoas/setores tendo em vista que realmente não são necessários, é logico que não to dizendo que não se deve contratar um arquiteto para construí mas obras pequenas realmente não e tão necessário como pensam.
        realmente esse tipo de infra estrutura pode provocar acidentes mas lembrem que engenheiros também erram

  10. Acho isso um absurdo.

    O poder público tinha que entrar nessas favelas, fazer um projeto urbanístico, com praças, creches, ruas largas, centros de saúde, e moradias dignas para todos, financiando, postos policiais, centros comerciais, integrando toda a comunidade de maneira uniforme e padrão

  11. A omissão das prefeituras da região metropolitana em relação às ocupações irregulares é criminosa. Rios, córregos e mananciais são poluídos com o despejo de esgoto sem tratamento; além disso, a não inibição das ocupações é um convite para a migração e o crescimento desordenado das cidades, reduzindo as possibilidades de melhoria da qualidade de vida de toda a população.
    É preciso enfrentar o problema oferecendo condições dignas de moradia à população favelizada, estimulando-a a progredir integralmente e não a resignar-se com as condições de vida degradantes das favelas.

  12. Então tudo pode? , mas pela nova legislação se eu quiser pintar o apê terei que contratar um engenheiro nuclear. esse pais é um LIXO.

  13. Perigoso, sem fiscalização, sem normatização e respaldo técnico edificacional.
    Fruto da falta de políticas públicas para zeramento de déficit operacional, planejamento e urbanização.

  14. A prefeitura não devia permitir obras dessa natureza. Vão desabar e vão matar cada vez mais pessoas. Onde o estado deve ser forte e coercetivo, ele não é.

  15. Fazem tudo de qualquer jeito, sem alvará da prefeitura, dai dá problemas de infiltração, esgoto, umidade, sujeito a desmoronamentos, etc…e assim vai nosso país se distanciando do primeiro mundo

  16. As favelas brasileiras sao uma das coisas mais feias do mundo. E so mesmo um desgoverno imundo poderia permitir tamanha anormalidade.

  17. O problema é a qualidade de vida, a circulação do ar, a incidência de raios solares, a invasão das ruas, transformando-as em becos…

  18. Sabem quantos fiscais a prefietura de SP tem para fiscalizar TODAS as obras irregulares de Paraisópolis? 15? 20? não…UM SÓ. E essa pessoa tem que fiscalizar também o restante do Morumbi desde a Av Giovanni Gronchi ate a Av, Morumbi, além disso essa mesma pessoa tem que fiscalizar buracos de calçadas, comércio irregular, carros estacionados na calçada, cortes irregulares de árvores, etec.etc de toda essa região. Depois ainda querem que a favela não cresça descontroladamente…

  19. Cadê a Prefeitura? Isso é terra de ninguém. Nosso prefeito deveria parar de gastar energia somente com essas faixas exclusivas de ônibus picaretas(pra mim, faixa exclusiva é no corredor central de avenidas importantes, com acesso especial, passarelas e etc., e não só pintar a faixa no chão…) e prestar mais atenção nessas construções. Não importa que o cara trabalhe no ramo há 200 anos. É IRREGULAR!!!!! Mas como é o PT que comanda a Prefeitura, deixa tudo como está, porquê é gente de baixa renda, não tem moradia pra todo mundo e blá, blá, blá…VERGONHA!!!! Quando morrer alguém soterrado ou em um incêndio, ninguém será o culpado.

  20. Cade as LEIS PARA CONSTRUÇAOES? a fiscalização? da prefeitura? para realizar uma pequena derrubada de paredes um ed padrão,sao NECESARIAS tantas REGRAS ,normas de seguranças a ser atendidas ,exigências etc CADE A FISCALIZAÇAO nas favelas?

  21. Q NOJO! BARRACOS INFECTOS, CHEIO DE UMA GENTE QUE NÃO PERTENCE À ESSA TERRA… SÓ CAUSAM PROBLEMAS E GERAM A PIOR RAÇA EXISTENTE: OS PAULISTINOS! FAVELA SÓ É BOM PRA BANDIDO! FORAAAAAAAAAAAAAAAA DA MINHA CIDADE!!!!

  22. Engraçado como todos são coniventes com este tipo de situação. Invadem terras, constroem casas de forma irregular, e ainda tem praticamente luz e água de graça, com direito de ajuda de várias ONGs e do próprio governo. Mas se nós que moramos em um bairro um pouco bem localizado fizermos algum tipo de reforma em nossa casa somos obrigados a pedir licença, alvará projetos e etc. Acho que a lei devia ser para todos. E por favor ONGs e imprensa parem de fazer demagogia com pessoas que não são tão necessitadas assim. Não generalizemos, mas tem muitos aproveitadores.

  23. Essas construções tem Alvará ? Tem licença dos Bombeiros ? Tem Licença da Cetesb ? Tem Engenheiro responsável ? Tem fiscalização da Prefeitura ? Se não tiver nada disso então porque eu tenho que ter tudo isso quando eu construo qualquer coisa ?

  24. 7 andares? e um horror e tragédia futura ai
    nos teremos que PAGAR a irresponsabilidades deste cidadãos QUE JA pagamos muito por eles sem ELES TOMAREM conhecimentos ,se fingindo de carentes e ‘ pobrezinhos” para atender cabos eleitorais UMA VERGONHA,
    sempre soube que 80% destes “POBRESINHOS E SEU DESCAO TOTAL com tudo ,não precisavao viver nestas favelas VERGONHA

  25. Isto mostra claramente que favela hoje muitos sao as pessoas que se aproveitam da situaçao para usufruir do que nao é justo com uma grande maioria que precisam comprar seu espaço para moradia, enquanto estes que teriam dinheiro para comprar sua moradia invadem e constroem verdadeiros predios, temos brasileiros com direitos e sem deveres e isto é uma constataçao.

Comments are closed.