Em dias de jogos, morador de Itaquera enfrenta dificuldade em ônibus
A periferia de São Paulo também vêm sofrendo com o aumento do trânsito por conta dos jogos da Copa 2014. Em Itaquera, bairro na zona leste que sedia seis jogos do campeonato mundial, moradores afirmam que o desvio de veículos da área do estádio e as novas rotas de ônibus têm prejudicado a circulação na região.
Os dois primeiros jogos em Itaquera foram feriados; um na abertura da Copa e outro de Corpus Christi. Mas no terceiro, última segunda-feira (23), sendo somente ponto facultativo, os trabalhadores do bairro percorreram o novo trajeto dos ônibus e reclamaram da alternativa, que chegou a deixar os usuários dentro dos coletivos por cerca de uma hora e meia.
Em entrevista ao Mural, o prefeito Fernando Haddad se surpreendeu com a informação de que, em dias de jogos, há morador de Itaquera que demore uma hora para chegar ao metrô. “Estou recebendo essa informação agora. Dessa demora toda eu não estava sabendo. Preciso falar com o Secretário de Transportes para encontrar uma solução”, afirmou o prefeito.
O centro comercial de Itaquera e as vilas de seus arredores são as regiões mais afetadas. “Da Vila Progresso, a mais próxima do centro do bairro, demorou quase uma hora e ainda não cheguei no metrô. O caminho alternativo está prejudicando quem precisa trabalhar”, diz Victor Solera, de 23 anos, que estava caminho do metrô para chegar ao Tatuapé. “O problema é explicar isso para o chefe”.
Ao entrar nos coletivos, alguns passageiros são alertados pelo cobrador: “Melhor passar a catraca depois, porque vai demorar para chegar e o tempo de integração do bilhete vai diminuir”, diz um cobrador da linha Metrô Itaquera/Vila Verde que não se identificou.
A Arena Corinthians ainda vai receber mais três jogos, dentre eles a partida entre Coréia do Sul e Bélgica, nesta quinta (26), às 17h. A SPTrans informou que a região de Itaquera terá uma operação especial no transporte esse dia e que irá facilitar o acesso dos paulistanos e turistas às estações de transporte de massa para a circulação na região.
Os desvios dos transportes públicos ocorrem em Itaquera por conta de uma determinação da Fifa, que proíbe a circulação de pessoas que não tenham ingressos ou credenciais de moradores em um raio de dois quilômetros a partir do estádio.
Parte da avenida Radial Leste fica fechada e somente em um ponto dela é permitida a entrada de ônibus que levem os passageiros até a estação e terminal Itaquera.
Os ônibus que antes passavam pela Radial Leste, com até quatro pistas para veículos, agora precisam utilizar a Avenida Campanella, que possui apenas uma e, em alguns trechos, duas. Os itinerários são modificados seis horas antes e duas horas após o término da partida.
Renata Asp, 23, é correspondente de Itaquera
@renataasp_
renataasp.mural@gmail.com
Infelizmente o Sr. Prefeito assim como um conhecido membro de seu partido, quando a bomba aparece, utiliza a saída “Eu não sabia de nada”, de fato ele realmente não sabe de nada, pois se soubesse, com certeza não teria determinado rodizio integral para esse dia 26/06/14, pois com isso irá sobrecarregar o sistema de transporte público, e é claro que os torcedores das duas seleções que se enfrentam na Arena Corinthians, não irão ao estádio com veículos particulares; Más se alguém questioná-lo quanto a esse pormenor, “Eu não sabia de nada”. Aliás esse deveria ser o slogan do PT.
O Fernando Haddad é uma vergonha,a copa já esta terminando e ele ainda não resolveu os problemas no transito.O assunto tem que ser visto anteriormente,ou decretado feriado logo,pois só quem mora na região sabe o caos que tudo fica.
Ué, mas o Haddad não decretou rodízio e faixas exclsuivas o dia todo e resolveu magicamente todos os problemas do trânsito?
Na reportagem diz que os itinerarios são modificados seis horas antes, mas isso está incorreto. Cheguei a Estação Corinthians Itaquera depois das 8h00 da manhã e já não pude descer ali.
Moro em Itaquera a 3,5 km do estádio, desde lá já começa o bloqueio feito pela CET, eles bloqueiam a radial leste e manda todos os veículos entrarem na av. pires do rio , que já é super congestionada. No último dia que houve jogo do Brasil e também houve jogo na Arena Corinthians, demorei 3 horas para chegar até a estação do metrô de Itaquera, quando demoro apenas 15 minutos. E o direito de ir e vir do cidadão? fica onde? Temos que ser prejudicados por causa de jogos ? Um absurdo, se São Paulo não tem outros meios de locomoção das pessoas, é problema da prefeitura e do governo do estado, que não querem saber de investir . Agora, tá errado o povo pagar pelos erros governamentais.
Isso já era esperado pela população já sofrida com tantos problemas ! A responsabilidade de tudo fica por conta dos cartolas e políticos que aprovaram essa Copa no Brasil, um país sem estrutura para um evento de enorme importância para o esporte mundial ! Mostram para os outros países o bonito que querem, e escondem a pobreza, a falta de segurança, falta de hospitais e o analfabetismo no nosso país ! Por que não mostram as moradias embaixo dos viadutos, pontes e favelas ???
Realmente é isso mesmo que esta ocorrendo, nao sei como poderia enviar, mas tenho fotos minha dentro do coletivo, que mostra todo o transito de onibus e vans parados… um percurso de 20 minutos, fiz em 1 hora.
Nao adianta, dia de jogo hj também, já sei que minha volta pra casa, vai ser complicado.
O governo dá prioridade para os visitantes que vão assistir aos jogos, e o povo que mora em Itaquera e quer ir trabalhar tem que se ferrar, pois os empresários não querem saber o porque do atraso das pessoas que moram nessa região.
A FIFA não manda no Brasil, que direito ela tem de favorecer o pessoal de fora e prejudicar os que aqui vivem ? Acho o fim da picada.
Mas quando iam fazer o estádio todo mundo achou bom. Estádio só desvaloriza a região. Veja o Morumbi, as casas proximas ao estádio sempre estão a venda. Quem quer barulho, dificuldade de locomoção, gente estranha na sua porta?
Precisa avisar o prefeito também que essa situação piorou com as interdições, mas a demora para chegar ao terminal já vem a pelo menos 3 meses, é de se admirar que o prefeito não saiba disso, afinal de contas o que é que ele sabe né?
Ta Osso, em dias de Jogos…
Renata Asp , não generalize falando “periferia também sofre” quem não conhece o bairro e lê essa matéria acha que o bairro todo é uma favela. Deveria se expressar de uma forma mais inteligente.
Caro ‘Periferia?’,
Já tentou buscar o significado da sua ‘alcunha’ no dicionário? Garanto que nada tem a ver com favela.
Isso e so o começo!!so pensaram em construiir o estadio nas ultimas horas e nois que sofremos com tudo isso.
imaginas quando tivermos jogos de classicos?
Realmente. Nas regiões onde acontecem os jogos da Copa aqui em São Paulo o trânsito fica caótico, e não somente no horário do jogo, mas o caos começa a se formar bem cedinho, na madrugada, ocasião em que os trabalhadores encontram dificuldades de locomoção para chegar a seu destino.
Nota-se na brilhante reportagem que está faltando comunicação entre os setores do governo, pois até mesmo o prefeito ficou desconcertado ao saber dos fatos.
Realmente. Nas regiões onde acontecem os jogos da Copa, o trânsito tem se apresentado caótico e não somente no horário dos jogos, mas o caos começa bem cedinho, de madrugada, quando os trabalhadores encontram dificuldades para se locomoverem até seu destino.
Nota-se, na brilhante reportagem, que falta comunicação entre os setores do governo, pois até mesmo o prefeito ficou desconcertado quando inquerido pela jornalista.
Para falar a verdade, mão adianta reclamar, pois para o prefeito Haddad , não importa o que a população sente ou precisa, ele está com a vida ganha, tem um bom salário, provavelmente motorista particular, não bate cartão de ponto e para tudo de errado ele dá a mesma desculpa, “EU NÃO SABIA” , Álem do mais, não é de hoje que os moradores de Artur Alvim e Itaquera estão sofrendo com o transporte, se querem ter uma visão do problema, convido a todos e até o Prefeito a tentar entrar no ónibus 4310-10 Pq Dom Pedro II, das 6:30 hrs às 7:20 hrs.
É impressionante a falta de informação. Quem cobre as reportagens, NÃO CONHECE a realidade da região e normalmente, escrevem bobagens. Se conhecessem DE FATO, a realidade de Itaquera “carinhosamente” chamada de periferia (em outras palavras, fim do mundo) saberia que este caos é diário.
O que ficou melhor: entorno do estádio, que era um terreno abandonado, construíram o estádio (sem clubismos, please), e ajeitaram o entorno da estação do metrô, também cercado de mato e barro;
O que piorou: construíram um terminal novo (ótimo), mas “conseguiram” criar trânsito dentro do termina de ônibus, que já existia, para entrada de vans que não ocorria anteriormente, sendo que o terminal novo, que poderia ser um desafogo, fica vazio, ao passo que se vê filas dentro do terminal (interno) da estação.
Quanto ao metrô: o PROBLEMA é que o tempo de intervalo de saída do metrô chega a ficar parado TODOS OS DIAS, cinco, sete minutos, sendo que o fluxo de passageiros é intenso e imenso. O caos é evidente e diário, mas os “jornalistas” não acompanham, tampouco se preocupam com esta realidade.
Entre tantas coisas, é preciso dizer: Itaquera é uma região da cidade, que tem milhares de cidadãos, que em boa parte das vezes são tratados de forma pejorativa, mas são os mesmos que saem da “Z/L” para consumir em outras regiões da cidade (bares, roupas, eletrodomésticos, etc).
Deveriam é levantar a questão de que pouco é oferecido na região, mesmo com uma capacidade e potencial para isso.
O que fazem é mandar uma USP “Leste”, com solo afetado, com cursos que não levam a lugar nenhum; de ruas esburacas e má iluminação; de pouca opção de lazer de qualidade; da quase inexistência de bibliotecas decentes e espaço de lazer decente, apesar de tanta gente na região.
Por fim, pelo menos ouvimos mais frequentemente sobre Itaquera, pois parecia que a Zona Leste terminava no Tatuapé. Agora até vemos links de TV instalados na Estação Itaquera do Metrô. Antes ficavam no Tatuapé.
Pelo menos, começaram a prestar mais atenção na região…
Já é um começo e espero que não fiquemos no esquecimento
O pior somos pagadores de Impostos altíssimos!!!!!! A FIFA por acaso paga Imposto?