Ônibus em Carapicuíba param em dias de Brasil na Copa
No último sábado (28), parte dos motoristas e cobradores do transporte municipal de Carapicuíba, na Grande São Paulo, paralisaram suas atividades durante do jogo entre Brasil e Chile. A interrupção prejudicou moradores que chegavam ao centro da cidade.
“Eu acho isso uma palhaçada! A gente precisa usar o transporte público e eles param. Tudo por conta dessa palhaçada de futebol. Você acha justo isso?”, reclama Zenaide Nascimento, 52, ao enfatizar que saiu da Mooca, zona leste de São Paulo, às 9h.
Minutos antes do primeiro gol do Brasil, no terminal improvisado, motoristas e cobradores das empresas Del Rey Transportes e ETT Carapicuíba que vinham dos bairros paravam e iam, rapidamente, assistir ao jogo na TV de plasma alocada em uma minúscula barraca de vendedor ambulante.
O clima era de tensão entre as pessoas que aguardavam a disponibilidade dos profissionais para o embarque ao se deparar que, logo à frete do ponto da linha Roseira Parque, profissionais das companhias de transporte assistiam, empolgados, o Mundial.
No ponto da linha São Daniel, a doméstica Tereza Gomes, 61, se surpreendeu ao perceber que não havia ônibus disponível. “Fui ao ponto Ariston, está parado. Fui pegar o circular, parado. A gente chega cansada do trabalho para ficar aqui esperando”, reclama a moradora que não gosta de futebol.
Havia oito coletivos parados da ETT e um da Del Rey enquanto idosos e um casal com criança de colo também aguardavam. Dois coletivos somente retornaram ao expediente no fim do primeiro tempo da partida.
“É correto interrompermos a frota, todo mundo têm direito e as pessoas sabem que em horário de jogo nós paralisamos. Acaba não compensando transportar poucas pessoas”, explica o fiscal da Del Rey, Mauro Vitor Ferreira, 45, enquanto se unia aos colegas para ver a competição.
“Pra mim é ruim. Não sei se seria justo com eles, porque como todas as pessoas não trabalham, os motoristas também têm o direito de ver a Copa”, afirma a estudante Vanessa Ramos, 18, no ponto da linha Vila Menk.
Em outra região da cidade, nos arredores da estação General Miguel Costa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), havia pouca movimentação de pessoas –três veículos da ETT e dois da Del Rey parados.
A paralisação do transporte municipal de Carapicuíba também ocorreu durante a partida entre Camarões e Brasil, no dia 23 de junho. No ponto da linha Vila Dirce, aproximadamente 20 moradores aguardavam os ônibus, que permaneciam estacionados.
“É compreensível essa atitude. Eles são brasileiros como todos nós, não é?”, questiona a vendedora de frutas Nilva Lacerda, 46.
Procurada, a Del Rey Transportes nega a suspensão ao afirmar que houve aumento de 40% da frota em quatro horas antes do início do jogo e que, durante a partida, os coletivos tiveram intervalo de 45 min. A ETT Carapicuíba afirma que não houve paralisação nos dias mencionados pela reportagem.
Anderson Ferreira, 25, é correspondente de Carapicuíba
@anderson2908
andersonferreira.mural@gmail.com
Não só os Ônibus, mas a obra da estação Carapicuiba que também está parada há 3 anos. Vergonha.
Que vergonha só tem que ser em Carapicuíba mesmo.
Muito boa essa.Eles estão em horário de trabalho e devem trabalhar.Se for isso justo, então que se corte o ponto.Aí eles não vão querer.
Carapicuiba sempre foi abandonada a pior cidade da região…
Vergonhoso!!!
A população não deve pagar “CARO”, literalmente falando, por um sistema de transporte tão falho. Sou morador da cidade e lastimo mas está notícia sobre as mazelas que acontecem no “Elo Perdido” chamado Carapicuíba.
Carlos Dias
E isso será sempre que houver jogos no Iraquerão!!
Essa empresa de ônibus faz os usúario de gato e sapato, com inúmeros minutos parado
para encher o coletivo. Devemos mudar essa situação, pedindo outras empresas que faça o mesmo percurso, assim eles tomariam vergonha, fora Sergio Ramos!
É, não é muto bom isto, mais meus amores, eles também tem o direito de assistir e torcer,
haaaa, eu achei simplesmente uma gracinha, eles pararem e descerem dos ônibus e curtir um pouquinho os gos, ORA ORA, foi somente 120 minutinhos, VC PASSAGEIRO, não vai morrer por causa disto, NÃO NÉ?????
Deixa os bixins assistirem uns gooinhos
Em Rio Claro SP nos horários de jogos do brasil também não tem ônibus…
Senhores, boas!!! O fiscal está errado: os ônibus tem que circular com os passageiros que houverem no ponto inicial. Ele não sabe se nos outros pontos há mais passageiros. Além do quê, esses passageiros tem mais o que fazer, ou no mínimo estarem com suas famílias. Quanto aos que acham que os motoristas estão certos e tem que ver o jogo, pergunto: então devem de parar os bombeiros, os médicos, os responsáveis pela energia elétrica os frentistas nos postos de gasolina, etc? Não tem outra os motoristas e seu fiscal são um bando de vagab… que só pensam neles e que se explodam os passageiros que pagam caro para para usar um transporte coletivo de qualidade duvidável. Eli Campos Perez
esses palhaços em vez de trabalhar ficam assistindo esse lixo de copa do mundo,vai trabalhar não cambadas de FDP,que os jogadores já estão todos ricos.
É óbvio que eles não vão admitir, mas é um enorme desrespeito ao usuário. Só podia ser em Carapicuíba mesmo…
Mas essas fotos são do terminal, não são?
Alguêm já tirou foto de lá qnd não têm jogos? não dá nem pra andar… Eu peguei ônibus de lá para o ariston no horário do jogo =)