Moradores da Vila Ema fazem protesto por parque no bairro
No último sábado (26), o movimento Viva O Parque Vila Ema realizou o quinto ato público pela implantação de um parque no bairro da zona leste de São Paulo. O protesto ocorreu na avenida Vila Ema, em frente a um terreno que está sendo pleiteado para se transformar no primeiro parque da região. A área é particular e o movimento pede para que ela seja desapropriada.
A luta dos moradores começou em 2010 e ganhou nova força no ano passado, quando o Confema (Conselho do Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) aprovou a apreciação sobre desapropriação da área. Porém, até o momento, a situação continua parada na prefeitura.
“Temos o prazo até 2015 para conseguir a desapropriação do terreno para construção do parque, pois vence o decreto que afirma que esta área é de utilidade pública”, afirma Fernando Salvio, 31, cientista da computação e membro do movimento Viva O Parque Vila Ema.
O quinto ato em prol dos parques na cidade de São Paulo reuniu também representantes do movimento por implantação de parques na Mooca. “Nós fazemos esses movimentos periodicamente para reforçar e pressionar os órgãos públicos, sem violência. Nós brigaremos até o último instante para que esse terreno seja desapropriado e vire um parque, porque isso é uma demanda da sociedade”, explica Denilson Perozzo, 38, jornalista.
A preocupação agora do movimento é que o decreto expire antes que a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente desaproprie a área. O decreto de utilidade pública, que vence em 2015, não permite que a empresa dona da área faça obras no local, preservando o projeto de parque público defendido pelos moradores da região.
“Continuar essa luta é levantar tanto a população quanto os meios de comunicação para lembrar que continuamos e o movimento não morreu. Nosso próximo passo é tentar conversar com o secretário municipal atual do Verde e do Meio Ambiente e levar essa demanda até ele”, esclarece Fernando Salvio. Segundo ele, o próximo ato a favor da implantação de parques em São Paulo ocorrerá na Mooca.
A área verde possui cerca de 17 mil m² e 400 árvores centenárias, além de aproximadamente 15 espécies de pássaros. De acordo com o documento do Confema, o terreno é de propriedade da Oregon Investimentos Imobiliários.
Consultada, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente não se manifestou até a publicação desta reportagem.
Aline Mariane, 21, é correspondente da Vila Ema
alinemariane.mural@gmail.com
@LiMariane
Parabéns a todos envolvidos no movimento Parque Vila Ema!
A região carece e muito de uma área verde como essa, ainda mais com a chegada da estação Oratório do monotrilho, uma quadra abaixo do terreno do parque.