Morador doa tonelada de alimentos após sobreviver à queda de helicóptero
Idevanir Arcanjo, 48, já distribuiu uma tonelada de alimentos entre frutas, legumes e verduras a moradores do Jardim das Camélias, zona leste paulistana.
A ação é realizada todas as sextas-feiras em frente à Assocam (Associação Camélias de Desenvolvimento e Valorização Humana), presidida por ele.
Arcanjo, morador do bairro há 30 anos e lider comunitário, foi um dos três sobreviventes da queda de um helicóptero na zona norte de São Paulo em janeiro de 2013. A única vitima fatal foi o piloto Marcelo Araújo.
“Foi uma grande oportunidade que Deus me deu e a gente está fazendo este trabalho que Ele demandou para nós”, afirma Arcanjo, se referindo à queda da aeronave no jardim Rincão.
Cerca de cem famílias foram previamente cadastradas no programa. Para se inscrever, cada interessado precisou provar ter renda familiar abaixo de dois salários mínimos e morar na região do Jardim das Camélias.
A dona de casa Vera Lucia Millani, 65, diz que foi na feira livre do bairro e comprou poucas frutas por conta do preço alto. “Aqui salvou a semana, levei o que queria e não gastei nada. Produtos muito bons. Vou voltar semana que vem”, comemora.
O aposentado Antonio Carlos Siqueira, 71, pegou manga, alface, tomate e batatinhas. “Os feirantes de terça ficaram R$ 40 mais pobres, pois aqui levei produtos de boa qualidade e não gastei nada”, brinca.
Os alimentos, que são distribuídos todas as sextas-feiras em frente à Assocam, são doados por varejistas e atacadistas do sacolão da Mooca e do Ceagesp. A ação conta com ajuda do Orfanato Lar Dona Cotinha e de um grupo de amigos que formaram a Liga do Bem.
Arcanjo afirma que os alimentos não são sobras, mas doações dos estoques dos varejistas. “Cada um doa uma ou duas caixas de frutas ou legumes e assim vamos compondo o que necessitamos”.
O organizador está preocupado com o aumento das famílias, pois de uma semana para outra a demanda cresceu mais de 50%.
“Já avisei aos parceiros que vamos precisar de mais alimentos, pois nossos vizinhos precisam comer. Vamos também recorrer ao Banco de Alimentos da Prefeitura e a outros atacadistas do Ceagesp”, conta Arcanjo.
Vander Ramos, 54, é correspondente do Itaim Paulista
@vander521
vander.mural@gmail.com
Parabéns. Bela iniciativa e que seja perene….
Essa história deveria ser mais divulgada! Pra tocar fundo no coração de quem ainda tem dúvidas sobre a necessidade de ajudar a sua comunidade e ajudar ao próximo.
O brasileiro anda muito egoísta. Mas ainda tenho esperança que exemplos como esse ainda possam acender aquela chama do altruísmo, da humildade, da filantropia e acima de tudo da HUMANIDADE!
PARABÉNS Arcanjo!
Fica uma pergunta no ar. Ele fala que Deus lhe deu uma nova chance. Pergunto. Porque Deus não deu uma nova chance para o piloto?
O cristão acredita que tudo é movido por Deus e, que o mover de Deus não é questionado, quando falamos que Deus nos deu uma nova chance é porque acreditamos nisso, é porque cremos que temos que ser melhores, é porque cremos que temos algo de melhor para fazer, é muito simples para ser questionado, e deixo no ar, será que Deus já não tinha dado a nova chance para o piloto?