Guarulhos cria multa para quem alimentar pombos em locais públicos
Esqueça a cena bucólica da senhora oferecendo pipoca aos pombos em um fim de tarde. Desde 6 de julho é proibido alimentar as aves em áreas públicas de Guarulhos, na Grande São Paulo, como praças e calçadas.
A lei foi criada pelo vereador Toninho da Farmácia (PRP) e sancionada pelo prefeito Sebastião Almeida (PT). A prefeitura ainda avalia de qual forma será feita a fiscalização. Por enquanto, apenas definiu que haverá advertência e, em caso de reincidência, aplicação de multa de R$ 397.
“Vários vereadores falaram que eu não tinha o que fazer quando defendi por mais de uma hora a criação desse projeto, não deram a devida importância. Sou a favor da proteção dos animais e também da saúde. É um projeto que visa muito mais a conscientização das pessoas”, afirma o vereador.
O legislador espera que a fiscalização comece até outubro e defende que a lei não surgiu de achismos, pois estudos comprovam que os pombos transmitem doenças como meningite, dermatites e alergias.
Ele alega que parar de alimentá-los faria com que as aves deixem a cidade e migrem para as matas e zonas rurais. “Quando os pombos vivem em seu habitat natural, podem chegar aos 15 anos. Nas zonas urbanas vivem no máximo até os 5 anos, por conta de intoxicações e de acidentes, como atropelamentos”, afirma.
Guarulhenses ouvidos pelo blog Mural se dividiram sobre o projeto, mas a maioria considerou a existência e aplicação da lei confusa.
A fonoaudióloga Karina Reis, 29, moradora da Vila Andrade, concorda. “Li que se os pombos não são alimentados eles voltam para as matas. Se for isso mesmo, acho boa a ideia da lei, porque pombos trazem doenças”.
Contudo, ela diz não acreditar que os animais sejam um problema tão grave na cidade. “Trabalho perto da praça Getúlio Vargas (centro) e não vejo tantos. Vejo menos ainda pessoas alimentando os poucos que aparecem”.
“Sobre as doenças, não acho um bom argumento. Tem muitos animais que transmitem doenças e não são ‘expulsos’. E não alimentar não quer dizer que eles não conseguirão alimentos”, diz a professora Carolina Cristovão de Macedo, 27.
Eloisa Kuhn, 25, da Vila Santo Antônio, tem medo de pombos, mas é bastante crítica em relação à lei. “Se proibir a alimentação for diminuir a proliferação deles, sou a favor, porém não é só isso. Todo lugar que existe pombos tem sujeira e eles se alimentam disso: de água suja, resto de qualquer coisa, lá estão eles bicando o chão em busca de alguma coisinha”, diz a engenheira.
“Antes de proibir a alimentação deles, por que não proibir sujar ruas, praças e locais públicos em geral? Daí sim”, conclui.
Quer receber as notícias do Mural por email? Cadastre-se
Carolina Porne, 26, é correspondente de Guarulhos
@carolinaporne
carolporne.mural@gmail.com
Mais sobre Guarulhos:
Cervejaria em Guarulhos serve hambúrguer temperado com cerveja
Há 30 anos, aeroporto não foi bem recebido por moradores
Hamburgueria ajuda cães de rua a encontrar lar em Guarulhos
Até animal doméstico pode transmitir doenças. Pombo
também transmite doenças, mas se a gente ficar muito
próximo deles e entrar em contato com as fezes. Eu vou
sempre no Horto, na Capital e lá tem muitos pombos,
e até carrapatos estrela de capivara, que transmite
doença, e nunca peguei doença. É a gente,que tem que
ficar atento,tomar cuidados e se proteger.
Por todos os desmando da administraçao petista em Guarulhos, divida astronomica, apesar de ser a 2a. cidade que mais arrecada no Estado e ser a oitava economia do País, deveriam ter vergonha de se preocupar com os pombos.
Deveriam por exemplo verificar o deplorável estado dos banheiros publicos do Bosque Maia.
Deve ser uma ótima cidade essa. Sem problemas de ruas escuras e sem asfalto. Sem problemas de água encanada e esgotos, o transporte, a saúde e a educação ótimos. Agora resta apenas preocupações com pombos. Sei lá… bem chato ser vereador ou prefeito num lugar desses. Sem nada para fazer….
É bem por ai mesmo Paulo, aqui onde Moro no Jardim Moreira, tem uma unidade de pronto atendimento, que esta com as obras paradas, e com a placa da obra com o valor do recurso investido e data de entrega. Mas até hoje não saiu nada . Cadê o seu Vereador GILENO? que fica promovendo festinha com pula pula de graça nos bairros ? cadê ?
Rua Soldado Romeu Cocco , altura do nº 271, Jardim Papai , Guarulhos , mais de 1 mês sem iluminação Pública , um verdadeiro breo , Vereador veja isso pra nós .
Olha só isso, na página da folha, para ilustrar uma reportagem sobre amamentação em público,mostra uma fotografia de uma mulher amamentando numa praça em meio a pombos por todos os lados.
Não acho q nem ela nem a criança ficaram doentes.
OLHA FALAM TANTOS EM POMBOS JÁ EXISTEM SOLUÇOES , QUAL ESTA NO YOUTUBE JOSE DE PONTES POMBOS, ATE AGORA NENHUM POLITICO DE GUARULHOS DEU ATENÇÃO, CRIAR LEIS É FÁCIL, MAS CADE A EXECUÇAO, A SOLUÇÃO PARA OS POMBOS URBANOS, JA EXISTE. FALTAM POLITICOS
…cambada de vagabundos esse vereadores de Guarulhos, em vez de olharem as praças devastadas e fazerem projetos para preserva-las, ficam querendo tirar dinheiro do povo. É vergonhosa a situação da praça Getulio Vargas onde foi reliazada uma detas reportagens
Excelente lei, porque os pombos transmitem doenças sim. Outros animais também, como por exemplo cachorros, transmitem doenças, há cidades em que o excessivo número de cachorros abandonadas exige intervenção sanitária rápida. PARABÉNS PELA LEI !!!!
Este e mesmo um pais hipócrita. Qualquer pais descente alimenta seus pombos. Va a Europa e veja com seus próprios olhos…um pais que nada e levado a serio olha no que esta se pegando…ridículo.