Cadeirante espera até quatro horas por ônibus em Itaquaquecetuba

Agência Mural

A cidade de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, possui  frota de 115 ônibus que atendem 27 linhas em intervalos mínimos de 30 minutos entre um carro e outro. Mesmo assim, um cadeirante chega a esperar até quatro horas para conseguir embarcar, isso porque parte dos coletivos estão com problemas nos elevadores.

“Já cheguei a esperar quatro ônibus passarem para conseguir embarcar com a minha filha”, conta Selma Santana Tomaz, de 34 anos, mãe da estudante Juliana dos Santos Tomaz, 15, que tem paralisia.

Até então, quando se deparavam com o elevador quebrado, mãe e motorista, às vezes com a ajuda de passageiros, suspendiam a cadeira de rodas para colocar Juliana dentro do ônibus, mas Selma conta que ela está com quase 50 quilos, o que dificulta o procedimento.

Somente uma linha de ônibus passa perto da casa da vendedora Silvana dos Santos, 40, que aos quatro anos sofreu paralisia infantil. Ela já chegou a esperar quatro horas para embarcar. “O motorista só abre a porta para dizer que o elevador está quebrado e vai embora.”

Passageiro ajuda judando, com as mãos, mãe de Juliana a subir a cadeira de rodas pelo elevador quebrado
Passageiro e mãe ajudam Juliana Tomaz a subir a cadeira de rodas em ônibus com elevador quebrado (Arquivo pessoal)

Por conta disso, Silvana sai de casa o menos possível. “Uso os ônibus uma ou duas vezes por semana e geralmente fico o dia inteiro fora, que é pra resolver tudo o que preciso”.

Emerson Fernandes, 10, tem microcefalia e junto a sua mãe, a dona de casa Elivânia dos Santos, 36, passam pelas mesmas dificuldades quando usam os coletivos. “Preciso sair bem mais cedo de casa quando tenho compromisso com hora marcada”, ela conta.

Assistente social da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itaquaquecetuba e membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Maria do Carmo Batista conta que a CS Brasil, concessionária do transporte público da cidade, participa das reuniões do Conselho.

“Eles relatam que a frota está com todos os elevadores funcionando, mas das 430 famílias assistidas pela Apae, já ouvi diversos relatos de problemas. São pessoas que precisam tanto de independência e nós falamos em ‘incluir’, mas onde está essa inclusão?”.

Em nota, a CS Brasil diz que a fiscalização é feita pela empresa e pela Secretaria Municipal de Transportes da cidade e que “os coletivos passam por manutenção a cada cinco mil quilômetros rodados, incluindo a verificação dos elevadores”.

A empresa diz ainda que antes dos profissionais começarem a trabalhar, fazem checagem do ônibus e se for constatado algum problema, o coletivo não sai da garagem.

Se o problema surgir quando o carro já estiver rodando, o motorista deve seguir o trajeto até o seu próximo destino e o ônibus será recolhido. “Durante esse percurso, motorista e cobrador são orientados a solicitar ao cadeirante que aguarde o próximo carro”, finaliza a nota.

Jéssica Lima, 23, é correspondente de Itaquaquecetuba
jessicalima.mural@gmail.com

 

Leia mais sobre Itaquá:

Um terço das cidades da Grande São Paulo não aumentou tarifa de ônibus

 

Comentários

  1. Em Itaquaquecetuba sempre imperou o “coronelismo”, e este faz o povo calar-se ante os problemas da Cidade. O Ministério Público nem sabe que Itaquá existe. O que explica há décadas somente uma empresa de transportes administrar todas as linhas municipais? Ministério Público, é hora de parar de brigar por conforto de vagabundo nas cadeias e olhar para o povo de bem…

  2. Itaqua e pior cidade em tudo principalmente em transporte so tem uma empresa os onibus vem lotados td tempo e o passagem um absurdo pagamos muito e n tenos ônibus

  3. muitas vezes o motorista diz estar quuebrado o elevador e nao está, pois muitos deles deixam passageiros no onibus para cumprir horario, e com certeza faz o mesmo com cadeirante.

  4. aqui , ESSE LUGAR nao é itaquaquecetuba , é ITAQUAQUISTÃO , esta cidade tem mais de 450 anos de existencia nem um shopping tem neste lugar as ruas daqui deste lugar é tudo esburacada , os onibus que circulam por aqui , os motoristas vao pra cima das pessoas sem dó nem piedade , o prefeito desta cidade que é MÉDICO , ele teve a façanha de fechar hospital alegando que o aluguel era muito cáro , coitados de nós que moramos nesta cidade , agora ATÉ OSASCO É MAIS BONITO QUE ITAQUÁ , ATÉ FRANCO DA ROCHA É MAIS BONITO QUE ITAQUA , E O FEDÔÔô DE LIXO DESTA CIDADE , AFF !!! TOMARA QUE ESTA MENSAGEM SEJA PUBLICADA E OS POLITICOS LEIAM A MESMA , LEMBRANDO QUE LIBERDADE DE EXPRESSÃO TÁÁ .. JA DIZIA OSCAR MARONI , ABRAÇO , QUE FEDÔÔ ESTA CIDADE , SOCORRO !!!

  5. AHHH ESQUECI DE COMENTAR , TAMBEM O MAIS IMPORTANTE , AQUI NESTA CIDADE QUANDO ALGUEM POR ALGUM MOTIVO DEIXA DE PAGAR ALGUM IMPOSTO , ELES MANDAM INTIMAÇÃO JUDICIAL NAS CASAS , TUDO PARA ARRECADAR , UMA CIDADE QUE ARRECADA POR MES ENTRE 80 A 100 MILHOES DE REAIS E PARECE UMA CIDADE DOS TEMPOS DAS CAVERNAS , NEM UM SHOPPING CENTER TEM , TEM UM MERCADDO AQUI QUE EELE FIZERAM UMAS LOJAS DENTRO DELE E DIZEM QUE É SHOPPING , UMA BARBARIDADE ! E O FEDÔÔ DE LIXÃO MEU DEUS , SOCORRO … EU QUERIA QUE VIESSE UM PREFEITO TIPO CELSO DANIEL QUE TRANSFORMOU SANTO ANDRE NA CIDADE QUE É HOJE , AFF TO SENTINDO AGORA NESTE MOMENTO O FEDO DE LIXÃO , SOCORRO !!!! ARRUUMEM AS RUAS ESBURACADAS TAMBEM , SOCORAM ITAQUA POR FAVOR !!!! TEM ALGUEM AAII ?????

  6. muito boa reportagem quero acrescentar que muitas estaçoes de trem nao tem estrutura para cadeirante.

  7. Realidade tão triste, não apenas em SP, mas em todo o Brasil. Isso mostra como o País trata os seus cidadãos, especialmente aqueles com necessidades especiais. A responsabilidade principal é do Estado (federal,estatual e municipal), mas também de todos nós. Se o elevador está com problemas, o motorista, o trocador e demais passageiros poderiam pelo menos tentar ajudar a Juliana a subir no ônibus. Estender a mão ao próximo que precisa de uma pequena ajuda faz parte da nossa formação Cristã, além da nossa obrigação como cidadãos. A responsabilidade do Estado como fiscalizador deve ser questionada, mas nós como ser humanos também.

  8. e tudo mentira da empresa as linhas municipal nao possuem cobradores quando quebra um onibus eles nao poem outro na linha .o municipio e tao fraco que nem tem fiscalizaçao da prefeitura .a empresa e quem manda em itaguaquecetuba estamos ferrados.o e agora quem podera nos defender

  9. Não é só os ônibus adaptados que demoram, como a repórter menciona, 30 min de intervalo entre um e outro, para uma cidade pequena como está é um absurdo! E pra não perder ou atrasar a um compromisso muitos decidem ir a pé até a estação, pronto! Prato cheio para os bandidos que assaltam e estupram muitas mulheres! E o último ônibus deveria sair do ponto da estação Itaquaquecetuba 00:50, mas alguns motoristas não aparecem, ou passam antes com o ônibus escrito “garagem”. É uma vergonha! Já liguei na empresa e reclamei muitas vezes! Nada mudou!

  10. PEDE PARA O PREFEITO DA CIDADE IMPLANTAR UM SISTEMA QUE ESTA DANDO CERTO.QUE FOI A IMPLANTAÇAO DO SISTEMA DE TAXIS CADEIRANTE.EM CAMPINAS TEM 2 EMPRESA QUE OPERA O SISTEMA TRANSPORTANDO MAIS DE 1000 MIL PASSAGEIROS POR MES .COM O TEMPO DE ESPERA NO MAXIMO 20 MINUTOS.OK FONE 019 32071028,

  11. Ou a empresa ou os funcionários estão mentindo…. agora, acho muito difícil um motorista ajudar carregar o cadeirante se o elevador funciona, nesse caso sei quem mente.
    Este é o país que constrói estádios padrão FIFA e que pula todo ano carnaval.
    Um povo que vive ilusões de alegrias pra não enxergar sua realidade.

  12. Infelizmente esta lastima não acontece só nos ônibus más também nas estações de trem, deficientes, idosos, pessoas com limitações físicas e usuários em geral, são obrigados a ter que passar uma grande humilhação.
    Caso os usuários queiram acessar as estacões, Manoel Feio, Itaquaquecetuba e Aracaré e precisarem acessar as plataformas para embarcar sentido, Estação Brás e Calmon Viana, são obrigados a subir e descer 50 degraus, ou ir até a estação de itaquá fazer baldeação pois a transferência e feita no terro da estação.
    E não para por ai, para essas pessoas com limitações o acesso a estação de Itaquaquecetuba e Aracaré são de uma precariedade que sem o auxilio de outra pessoa e impossível acessa-lá.
    Convido a folha jornal este tão conceituado e respeitoso, e todos os meios de comunicação para conferir de perto o descaso e a falta de respeito do poder publico, par com os idosos, pessoas com limitações físicas e a classe trabalhadora do nosso município.

    Agradeço desde já a atenção.

    Att:

    Fagner Amorim

  13. O descaso com o transporte público na cidade é de longa data, e não atinge somente os passageiros especiais. Toda a população da cidade sofre com o serviço prestado pela empresa CS Brasil, sobretudo os bairros mais afastados da região central do municipio. As reclamações sao uma constante , e para se ter uma ideia basta acompamhar as enquetes feitas através da rede social facebook em paginas ou grupos direcionados aos moradores da cidade. A empresa hoje prestadora de serviços é a mesma a anos a fio. No momento que foi preciso trocar a empresa por força legal a que ja prestava serviço no municipio simplesmente trocou de nome e nao há informações públicas do tipo de contrato firmado. A secretraria de transportes da cidade nao fiscaliza o serviço, haja vista o volume de reclamações que se ouve nas ruas. Sou morador da cidade e sofro em demasia com o serviço de transporte da cidade que leva o nome de público mas aparentemente só beneficia a empresa prestadora do serviço. Atrasos demais, motoristas mau humorados, onibus qye quebram com frequencia e por aí vai…como a entrevistada disse é preciso sair com muitas horas de antescedencia para os compromissos, pois o transporte publico por aqui nao é confiavel….

  14. Na boa aqui essa empresa fez .monopólio que eles mandam em tudo o transporte público aqui e uma vergonha um dos mais caros do país que não vale nada são todos refugos de Mogi das cruzes os que não prestam mais pra lá ou começaram a quebra aí mandam pra Itaquaquecetuba

  15. Isso é uma mentira .. que esse ônibus são revisados ..
    eu trabalhei nessa enpresa . e não fazem nada do que eles .. colocarão ..
    todas linhas .. São um caos para pegar no horário de pico ..
    nao vejo a hora . dessa enpresa sair ..

  16. POw
    as pessoas que pagam impostos não tem condução decente.
    o que este especiais querem ter .
    Nem os que produzem tem um transporte de qualidade.
    os que não produzem , não saiam de casa ou contem com transporte que não sejam da familia ou de algum parente.

  17. Bom dia o cumulo do absurdo a empresa orientar os cobradores e motoristas orientar ao cadeirante espera o proximo gostaria fosse um parente dele aqui na minha cidade Jacarei eu sou cobrador nos somos orientados nunca deixar o cadeirante esperar o proximo nos mesmos cobradores ou mesmo algum passageiros por colaboracao a embarcar o cadeirante mesmo que venha apresentar algum problema no sistema de cadeirante e cabe ao cadeirante no caso a recusa do embarque fazer um B.O da empresa e um direito de todos os cadeirantes por lei processar a empresa por danos morais e materias fica um alerta para empresas de transporte s de Itaqua ok obrigado

  18. Essa cidade da qual eu cresci nela,quanto mais velha fica,mais políticos pilantras aparecem,vcs de fora não conhecem,mas aqui é como algumas cidades do nordeste,ou seja,com políticos pilantras e maioria do povo não passa de um bando de puxa saco.essa cidade é a vergonha do Brasil.

  19. O pior de tudo, além de ser uma empresa retrógrada, com mais de 40% de motoristas mal educados que acham que fazem favor, entre outros, além de muitos motoristas passarem pela 2ª faixa e não parar no ponto, além de conversarem enquanto dirige, além de não darem troco quando a questão são ,10 ou ,20 centavos, além de verem trens chegando e saírem sem esperar os passageiros, além de os bairros crescerem e o itinerário continuar a cada 25, 30, 40, 45 minutos e não acrescentarem ônibus, alguns motoristas onde tem 2 portas para desembarque sendo uma para deficiente, não abrem elas, dizendo que é para tais, porém, quando vão usara está em mau funcionamento, já presenciei não levarem deficiente na linha 335 por causa disso ou na linha 1 municipal. Fora muitos usarem rádio, escutarem música alta, deixarem a iluminação fraca dificultando quem usa a condução para estudar ou ler, fora outros que só de lembrar sobe a ira.
    Aleluia alguém olhar por isso agora, mudei de Itaquaquecetuba por causa do século XIX que se encontra no século XXI, onde em muitos bairros não sei porque não têm nem banda larga, a população que mora no Marengo tem bairros vizinhos na distância de uma ponte que têm banda larga, mas nos nossos dependem de rádio. Como vamos evoulir???
    Plena Grande SP, vivendo igual cidade do sertão no que tange há esses serviços públicos..

  20. Em tempo, verifiquem a Estação de Itaquaquecetuba, uma única escada sem corrimão e divisórias para quem sobe e desce, já mreclamei com a CPTM, com o MP de Itaqua e eles pintaram uma faixa na escada, hehehehe,
    è tirar o povo de otário mesmo, na realidade, vemos que o objetivo é ganhar dinheiro com custo zero, pessoas idosas, com mobilidade reduzida, ou com crianças ficam ao deus dará quando chegam trens, o seguranças preocupados com ambulantes (não que eu seja contra), mas com alguém cair da escada, ser atropelada pelos usuários nada. Reafirmo, um dia que presenciar acidente, aciono o chefe da estação como responsável objetivo na causa.
    Acabar com calhas em mal estado e fazer corrimãos e organizar desembarques em horário de pico uma vez que só contém uma, não custaria com possíveis desvios e imprevistos e tudo que rola nesses entes, mais do R$15.000,00 numa estação que tem em média 60 000 passageiros dia. Cadê as prioridades na Cidade?
    Vamos ver se chega a Cidadania ou o progresso do século XX em pleno século XXI aqui pelo menos.

  21. É mentira q os onibus sai da garagem funcionando pq eu pego sempre no mesmo horario e o motorista fala ta quebrado teve um dia q o motorista falou assim p mim eu não vou levar vc pq o onibus ta com problema e como estamos em uma decida é perigoso soltar o freio enquanto eu to mexendo no elevador p vc e ainda me disse q quando eu quiser pegar onibus é p pegar no ponto enfrente as lojas Americanas kkkkkkkkkk resumindo eu fiquei umas uma hora espperando o onibus pq parece q só tem um village kkkkkkkk

  22. Realmente Itaqua se perdeu no tempo, moro aqui há 25 anos e quero elogiar minha cidade,entretanto não vejo motivos. Má administração associada ao descaso de políticos sem perfil. Nas eleições ficamos sem opções, talvez se o estado assumisse seria o início de uma nova era ora Itaqua

  23. Saudade de Itaquá, pq meu pai tinha uma casinha lá, até morrer… Cansei de ouvir seus relatos dos tombos q levava no caminho esburacados entre Manoel Feio e a casinha q comprou com muito suor. Prá ele poder pegar o ônibus, tinha q ir com ele até o ponto, dar o sinal e embarcá-lo, pois sozinho os motoristas de lá não paravam… Mas a saudade é mais do meu pai, pq ele achava q o lugar ia melhorar. Um dia fui levar meu velho no posto de saúde e vi uma senhorinha funcionária lavando os lençóis sujos na não com sabão em pedra. Pelo visto, nada mudou! Itaquá é como o Brasil, rico para aquela elite naquele bairro planejado, enquanto o resto mantém por meio do suor, o luxo dos vagabundos.

  24. Olha Itaquaquecetuba umas das piores cidades da grande São Paulo pra se morar,tudo é muito precário principalmente área transporte e saúde sem falar que não tem trabalho.Condução cara e ônibus demorados sem cobradores e fazendo os motoristas cobrarem ao mesmo tempo,cidade velha na idade e muito mal administrada pelos governantes ela muito parecida com cidade do nordeste onde predomina a lei do mais forte,que pode Julio Simões que deixa cidade ter outros concorrentes no transporte público pq deve pagar muita propina pra cidade…

  25. tinha que ter pelo menos 2 empresas circulando nessa cidade por que a populaçao aqui e grande e esta crescendo a cada dia e outra esses onibus daqui todos os dias estao lotado pricipalmente a linha 14 da cidade demora 35 a 1h de espera e outra tem que ter mais respeito com as pessoas especiais

Comments are closed.