Embu-Guaçu comemora aniversário, mas desfile tradicional é cancelado

Agência Mural

Nesta segunda-feira (28) a cidade de Embu-Guaçu, na Grande São Paulo, comemora 51 anos de emancipação com eventos de grafite e peças de teatro para crianças. Entretanto, o tradicional desfile cívico, que ocorre há 40 anos na data, foi cancelado, o que causa polêmica no município.

Segundo a prefeitura, a suspensão se deve à contenção de despesas por conta da crise econômica do país por conta dos gastos como montagem dos palcos, transportes, lanches e água. A medida dividiu as opiniões dos moradores.

Desfile de 2015 em Embu Guaçu é tradição nas comemorações de aniversário da cidade (Foto: Divulgação)
Desfile de 2015 em Embu-Guaçu é tradição nas comemorações do aniversário da cidade (Foto: Divulgação)

Alguns são favoráveis por considerarem que o evento é usado apenas como ferramenta política. “O desfile só serve pra os próprios políticos fazerem discursos e aparecerem”, diz o morador Marcelo Friedericks, com opinião semelhante a de João Freitas, funcionário dos Correios. “Se Embu estivesse bem, seria maravilhoso o desfile, mas na situação que se encontra melhor não”.

Já a estudante Ingrid Teodoro, 21, desfilou por três anos na escola Paschoal Carlos Magno e lamentou a decisão. “Tinha orgulho de levar o nome da escola por vários anos. A nossa alegria era ensaiar, vestir aquelas roupas [alegres e floridas], ajudar na decoração de carros alegóricos, faixas, ver os ensaios da fanfarra, tudo isso era importante”, afirmou.

O evento já levou 9 mil pessoas em aniversários anteriores, segundo o portal da prefeitura.

A prefeitura alega que uma decisão judicial, que obriga a contratação de seguranças e colocação de catracas, invabilizou o evento (Foto: Divulgação)
Evento ocorre há 40 anos (Foto: Divulgação)

Embu-Guaçu conquistou sua emancipação oficialmente em 1964, por meio da lei estadual nº 8092. Antes, a região era um distrito de Itapecerica da Serra e conquistou a autonomia após o movimento Pró-Emancipação, composta por 15 pessoas.

Para o vigilante Johann Almeida, 23, a cidade perde cada vez mais a tradição. “A cada ano estamos perdendo a identidade da cidade, o prefeito acabou com as festas tradicionais do município, o desfile era a última tradição que restava”, reclama.

Rubens Rodrigues, , é correspondente do Embu Guaçu
@rubenshuba11 
rubensrodrigues.mural@gmail.com

Comentários

  1. Infelizmente nao temos o que comemorar simplismente porque o prefeito acabou com a cidade, seria a mesma coisa cortar dar parabens para um ladrao que acabou de te assaltar nao tem logica, fico muito triste em ver nossa cidade nessas condiçoes onde somos obrigados a conviver com coronéis que acabam com nossas tradiçoes lamentavel.

  2. Muito triste o que acontece na nossa cidade, um descaso total com a população se o único problema fosse o desfile cancelado estávamos bem mas infelizmente falta tudo estamos em estado de calamidade somos uma cidade esquecida graças ao nosso prefeito que destruiu o pouco que tínhamos.

  3. Do jeito que se rouba nesta cidade, não sobra dinheiro pra mais nada mesmo. Não sei como ninguém ainda questionou como um prefeito que era diretor de escola pública, enriqueceu em dois mandatos. Será que salário de prefeito de Embu-Guaçu é suficiente para comprar mansão em condomínio de luxo, um Camaro e tantos outros bens espalhados por aí? O povo dessa cidade é muito pacato mesmo…

  4. ‘A cada ano estamos perdendo a identidade da cidade’ […]
    É incrível como a suspensão se deve à contenção de despesas por conta da crise econômica do país, claro que ironicamente isso deve ser o mesmo motivo da falta de investimento nas áreas básicas de saúde, educação, onde um Hospital não tem uma maquina de raio-x que funcione, o CAP’s é abandonado sem nenhum tipo de investimento e preocupação e assim vão se os problemas!
    E a cada dia os direitos de cidadania são feridos e não assegurados aos cidadãos.
    A decisão do juiz Willi Lucarelli que impediu a realização realmente não faz sentido quebrar uma tradição de 40 anos que sempre ocorreu de forma pacifica e tradicional, sempre foram feitas com fechamento das ruas, alguns tipos de contenções, e agora tem a necessidade colocar catracas e seguranças particulares?! Se pode chegar a uma decisão de não fazer, porque não poder achar uma que podemos faze-lo.
    E que a ‘A política do Pão e circo’ não seja a da nossa cidade,onde havia falta de informação do povo, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento.
    No mês de maio a cidade vai oferecer a Festa do peão de Embu Guaçu, ai podemos nos dar conta de como são divergentes as prioridades, e de quem realmente impulsiona o crescimento econômico.

  5. Lamentável! O desfile sempre fez parte da tradição da cidade. Independente de política e políticos, desfilar sempre foi motivo de orgulho. Desfilei 8 vezes e foram momentos inesquecíveis! Definitivamente política só serve pra separar, destruir, e alimentar egos e bolsos de alguns. Pena por tantos adolescentes e crianças que não terão oportunidade de curtir !!!

  6. De certa forma é até bom cortar estas despesas, tapar a buraqueira cada vez em maior número, creio que é mais importante, assim como saúde e educação.

  7. É muito triste ver q o município está nessa situação mas muitas pessoas inclusive idosos(q já desfilaram na juventude),esperam todo ano para ver e se recordar dos desfiles anteriores e TB a importância q tem para as criancas e jovens das escolas q trabalham duro pra fazer bonito para a populaçao q os assisti e triste e decepcionante o cancelamento deste evento tão lindo…

Comments are closed.