Área verde sem cuidados causa preocupação no Jardim Fontalis, na zona norte
Há 20 anos, moradores do Jardim Fontális, na zona norte de São Paulo, assumiram a limpeza de uma área de preservação localizada na rua Presidente Bartolomé Mitre. Sem cuidados da subprefeitura, no entanto, o espaço virou um depósito de entulho e preocupa quem vive por perto do local.
“É o pessoal da rua que capina e cuida. Por conta de usuários de drogas, os moradores daqui conversaram com os da rua de cima e decidiram cercar o terreno. Não tem dedo nenhum da prefeitura aí”, conta a dona de casa Cláudia Aparecida, 48.
O espaço foi aproveitado para pequenas plantações e até a criação de galinhas. Cada um se responsabiliza por cuidar da área à frente de suas casas.
O problema é que na parte final do espaço, onde não há residências por perto, a situação é complicada, devido ao lixo e entulho descartado e com o risco de focos do criadouro do mosquito da dengue.
“Na verdade, há 20 anos, o responsável pelo loteamento de alguns terrenos do bairro falou que poderíamos plantar árvores, fazer galinheiro e que só não poderíamos construir por ser uma área preservada. E cada um plantou o que quis”, reforça Claudia.
Segundo moradores, os agentes de saúde fazem visitas, mas apenas jogam inseticida onde a água fica exposta, mas não averiguam por inteiro. Um esgoto a céu aberto deságua na rua e permanece sem cuidados.
“Já pedimos soluções para as autoridades e eles falam que vão canalizar, mas não fazem nada. E o pior é quando chove, porque fica parecendo um rio. Enche todinha a rua debaixo”, completa.
Questionada, a subprefeitura do Jaçanã/Tremembé informou que não encontrou reclamações ou solicitações em aberto relacionadas ao local e que foram feitas obras em 2011, como a construção de um muro de arrimo e uma escada hidráulica para drenar as águas pluviais e resolver o problema de erosão do solo.
Referente à inspeção de focos de dengue, informou ter encaminhado a solicitação à Supervisão de Vigilância e Saúde (SUVIS/JT). Sobre os lixos e entulhos, afirmou que fará uma programação da limpeza junto à equipe de Cata-Bagulho e a de capinação das áreas verdes do bairro.
Ficou maravilhosa sua reportagem flor, uma reportagem que busca soluções e não para trazer somente a informação.