História de São Miguel será contada por grafites em muros do bairro

Na segunda-feira (11), cerca de trinta grafiteiros, moradores da região de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, começaram a grafitar 900 metros dos muros da avenida José Artur Nova, no distrito do Jardim Helena. Serão 228 painéis que contarão os 394 anos de história do bairro.

A temática histórica foi pesquisada pelo ativista cultural Valdemir Lima, 40, morador da região e organizador do evento. Os artistas convidados tiveram palestras sobre a história do bairro em especial sobre a época de cada painel que irão pintar.

O grafiteiro Eduardo Barretos, conhecido como Eduardo Xyrox, 34, irá participar. “Dar ciência e registrar a história de um bairro que foi um dos primeiros em São Paulo é viajar no tempo. Tem coisas que eu nem conhecia”, diz. Xyrox foi convidado por uma ONG Alemã para pintar alguns muros e painéis na cidade de Berlim, na Alemanha, em setembro.

O professor universitário de artes visuais Alexsandro Gomes dos Santos, 32, conhecido como Alex Chuck, também é um dos grafiteiros convidados e irá pintar 15 painéis. “Isto que estamos fazendo é uma aula de história de um lugar que fez e faz a história do Brasil. Tem passagens históricas que eu nem conhecia e olha que moro aqui desde 1992”, afirma.

O painel com a história de São Miguel começou a ser grafitado na segunda-feira (11). A previsão é de ser finalizada antes do aniversário do bairro (Vander Ramos/Folhapress)
A história de São Miguel começou a ser grafitada na segunda. A previsão é finaliza-la antes do aniversário do bairro (Vander Ramos/Folhapress)

Manulo Silva Sauro, 44, é um dos coordenadores do projeto e relata que foi fácil unir a equipe de grafiteiros da região. “Temos muitos artistas aqui em São Miguel e ao falarmos da nossa proposta, com cada um, a adesão foi imediata”, diz. Ele explicou que cada grafiteiro irá pintar de 12 a 15 painéis com medidas de 2 metros de largura por 2,5 metros de altura.

A iniciativa conta com recursos da Lei Rouanet, captados nas duas maiores indústrias da região que de imediato apoiaram a proposta cultural. Os muros são da Votorantim Metais e Nitro Química, que preparou o muro, fechou alguns buracos e pintou os 900 metros com tinta branca.

A organização afirma que o painel temático será o maior da América Latina com grafites contando a história de um lugar.

O maior painel de grafite da América Latina foi pintado em 2014 na avenida 23 de maio, segundo a Prefeitura de São Paulo, onde 200 grafiteiros de diversas regiões foram convidados para pintar 5,8 quilômetros de muros entre o Terminal Bandeira e o Museu de Arte Contemporânea. A galeria teve tema livre, diferente do de São Miguel onde há temática histórica.

No mesmo ano, no bairro de Itaquera, cerca de 4 km dos muros da linha 3-vermelha do metrô foram grafitados por 70 artistas sob a temática Copa do Mundo.

De acordo com Lima, a previsão é que até o final de agosto os painéis estejam finalizados, a tempo dos festejos de aniversário do bairro, em setembro.

Vander Ramos, 56, é correspondente do Itaim Paulista
vanderramos@agenciamural.com.br

Comentários

  1. Excelente e inédita idéia aí em São Miguel, que finalmente, a Nitro-Química toma consciência dos seus horríveis e abandonados muros e as condições de poluição fétida que já proporcionou ao povo do extremo Leste!
    Não fazem mais do que a obrigação!
    E os grafiteiros da área estão de parabéns pela iniciativa!
    Meu salve á todos os irmãos e irmãs do spray.
    Quanto ao inédito, digo, por que aqui no Itaim nosso amigo Eduardo Xyrox já teve essa idéia há anos atrás, com um bem sucedido projeto contando a História do Itaim Paulista em graffiti pelos muros do bairro!
    Idéia que invejosamente estou copiando com os alunos nos muros da EMEF Carlos Pasquale!
    Salve Dúúúúúú´!!!!!!

  2. Boa tarde! Parabéns pela iniciativa dos responsáveis, aproveito a oportunidade para alertar quanto ao aproveitamento do prédio desta mesma empresa que está abandonado a muitos anos.

  3. Moro em São Miguel Paulista há 19 anos, E estou acompanhando os graffitis e estou achando muito lindo! Estão de Parabéns!

  4. Nossa achei o máximo, a idéia de contar a história do nisso bairro,num dos lugares mais importante daqui de São Miguel, a Cia Nitro Química é de grande importância na nossa história, quantas pessoas que fizeram suas vidas aqui.Passo por esse caminho todos os dias e poderei acompanhar tudo, estou Feliz por isso, precisamos sempre conservar nossa história, para ter o que contar pra quem chega dps.
    Obrigada a quem teve essa maravilhosa iniciativa.

  5. Excelente proposta happy. aqui na vila Rosária zona leste tem grandes muros que também poderiam ser grafitados até porque estão sempre pixados a paisagem seria outra, até a frente da minha casa já ofereci kk mais até agora nada de grafite. Estamos no aguardo. Salveee!!

  6. Ótima iniciativa, ainda mais com o caráter histórico, apenas tenho como simples desejo, ver toda história sendo retratada de forma honesta e verdadeira, como por exemplo o massacre dos Guaianases de Ururaí, que foram escravizados pelos jesuítas, inclusive na construção da “Capela dos índios” que se localiza na Praça do Forró, outra contribuição, desta feita dos povos do Nordeste, que a igreja de são miguel arcanjo, fez o favor à comunidade do bairro, de demolir o palco histórico, construído em formato de um “Chapéu de Couro”. Veremos que história será evidenciada, a do povo ou dos “$enhore$ de engenho$”…como sempre – “A história tem sempre dois lados: o lado dos vencedores; e o lado da verdade!” (WTS)

    1. Caro Wagner Tadeu, procuramos com o projeto contar bem a história de nosso bairro querido, porém mesmo com seu 1km de extensão o muro é pequeno pela rica história de São Miguel Paulista, porém ao término iremos fazer o livro, onde muita coisa que não vai para o muro estará no livro.
      GrafitArte

    2. Não foi a igreja que destruiu o palco? Entre na igreja e vc vai ver preservado toda história do povo. Parece que tem raiva da capela. Senhor de engenho aqui já caiu fora faz é tempo.

  7. Sou Professora e E
    scritora de literatura infantil, nasci em São Miguel Paulista, quando ainda era “Baquirivu”. Eu e minha família toda trabalhamos na Cia. Nitro Química brasileira. Passo várias vezes por dia na avenida Dr. José Artur da Nova, e um dos meus grandes sonhos seria ver esses longos e entediantes muros com algo que alegrasse quem passasse por ali. E é com muita alegria que vejo a realização desse sonho. Nossos caminhos serão mais coloridos e leves! Parabéns pela iniciativa!!!

    1. Oi professora Márcia.
      Seu sonho será realizado.
      Até esta mudança de nome será retratada pelo graffiti.
      GrafitArte

  8. Moro em São Miguel desde que nasci, há mais de 50 anos, acho que nosso bairro merece maior atenção do Governo assim como da Prefeitura, pelo conteúdo histórico, e pela velocidade com que cresce dentro do estado de são Paulo, fiquei muito contente com a iniciativa de contar nossa história de uma forma tão criativa, e que chama a atenção de quem faz esse trajeto.
    Acredito que as crianças e os jovens ficarão curiosos em saber a real história de um dos bairros mais velhos da cidade.

    Parabéns pela iniciativa!!!

  9. Por meio deste, quero parabenizar ao idealizador desta maravilha e aos artistas pelo belo trabalhos que estão iniciando. Nosso bairro merece esta e muitas outras homenagens. Parabéns à todos.
    JCordeiro

  10. Parabens pela iniciativa i bairro fica mais alegre,leve e limpo.
    Peço que pensem na possibilidade de fazer a mesma obra no bairro da Vila Nova Curuça.

  11. sou a margarida maria tesser ! idade 68anos de vida !parabens grafiteiros o mural esta ficando lindo ! eu moro no jardim helena ,nasci aqui em são miguel paulista!gostaria de saber se é possivel por versos pra são paulo naqueles quadradinhos escrito texto! se possivel vou deixar um ! eu moro em são miguel paulista
    desde antes de nascer
    aqui nasci,cresci e formei familia
    e nesse querido bairro quero morrer !
    fone para contato – 2581-56-74 ! por favor faça uma velhinha feliz !

  12. A excelente experiência feita na avenida 23 de Maio,criando o maior museu a céu aberto do mundo,está valendo de bom exemplo à outras iniciativas bem vindas.

  13. Parabéns galera!
    Fico mega feliz com o recolhimento desta ação,moro desde qdo nasci em são Miguel e apoio este movimento, trabalho com educação ambiental , neste ano vamos realizar um o projeto Lapidar ll, que trabalha está apropriação da comunidade no espaço em que vive,estamos juntos!
    Parabéns!

  14. Parabéns para os moradores de São Miguel e também pelo trabalho realizado pelos grafiteiros, ficou tao bonito que temos que ter atenção para não nater o carro , ,e impossível olhar bpara frente

  15. Parabéns à equipe de artistas que mudou o visual da avenida! Moro no bairro há 25 anos e vi muita coisa se transformando ao longo desse tempo. Fico feliz por ver algo que conta a história do meu bairro, de forma tal positiva, deixando esse trajeto tão mais leve.
    Ainda espero ver o aproveitamento das áreas “abandonadas” da fábrica, do lado oposto da avenida, sendo ocupadas de forma produtiva.
    Foi maravilhoso acompanhar todo esse processo de trabalho.

  16. gostaria do contato dos grafiteiros pois tenho um muro de uma ong para ser grafitado e gostaria de seu orçamento

  17. Somos uma Associação Social, Cultural e Esportiva-Projeto Elias sem fins lucrativos, desenvolvemos um trabalho voltado para o futebol agregado a leitura, onde o/a jovem prática futebol e lê um livro. Localizado no Parque Novo Mundo, uma área bastante vulnerável na zona norte/Vila Maria. Estamos pensando em recuperar uma área praticamente abandonada, são muros de algumas empresas que existem na região, gostaríamos de convidar artistas grafiteiros para expressarem suas artes e ajudarem a transformar este local, como os temos voltados para o esporte, futebol, literatura, dança, rip rop, cultura negra e música.
    Estamos planejando para 2017 após o carnaval.
    Os interessados devem entrar em contato com o Projeto Elias no tel: 11 2636-1528

Comments are closed.