Voluntários levam atividades de recreação e hambúrgueres para crianças
Durante uma conversa entre amigos, Erick Watanabe, 29, Thiago Sales, 28, e Tacio Watanabe, 29, resolveram unir duas das coisas que mais gostavam: voluntariado e hambúrguer. Com essa proposta, depois de já terem experiências de trabalho com voluntariado, os três criaram a Hamburgada do Bem.
Na sua 12ª edição, o encontro mensal tem o objetivo de reunir crianças para um dia de recreação e hambúrguer. “Nossa ideia era convidar uns amigos e achar um orfanato com 30 crianças. Fizemos uma divulgação na internet para encontrar voluntários que estavam dispostos a nos ajudar”, explica Erick, um dos idealizadores da ação.
Na primeira Hamburgada, que aconteceu em Outubro de 2015, no bairro do Cabuçú, em Guarulhos, na Grande São Paulo, eles tiveram a participação de 70 voluntários e 86 crianças.
Hoje, a ação conta com aproximadamente 500 voluntários, 600 crianças e 1 mil hambúrgueres produzidos por dia. Os encontros costumam acontecer em escolas e envolvem atividades de recreação, pintura, corda, pula-pula, música e desenho.
Para receber uma Hamburgada, as instituições devem entrar em contato com a equipe e preencher alguns requisitos, como ter um espaço físico adequado. Uma semana antes da data do encontro, os voluntários vão até uma escola, por exemplo, e convidam todos os alunos, que levam uma autorização para os pais assinarem.
Na última Hamburgada, realizada no dia 13 de agosto, Gabriela, 9, participou de todas as brincadeiras e não quis ir embora. Com os olhos brilhando, ela parecia estar encantada com tudo o que via pela frente: “a brincadeira que eu mais gostei foi o pula-pula, porque eu nunca pulei tão alto”. Lucas, 10, que tinha acabado de sair da mesma atividade, também disse com euforia: “parecia que eu estava voando.”
“A Hamburgada do Bem é um meio de transformação de pessoas, porque vai além de comida ou brincadeiras de recreação. É amor que vem dos voluntários para as crianças, e das crianças para os voluntários. É uma troca especial de fazer com que a gente enxergue o mundo de uma forma diferente”, comenta Viviane Ribeiro, 30.
Beatriz Barbosa, 18, jovem aprendiz, participou pela primeira vez na edição do mês de agosto e já está ansiosa pela próxima, que acontece hoje (3), “Foi um dia repleto de alegria, emoção e brincadeiras. Todas as crianças que estão aqui despertam o que há de melhor em nós: fazer o bem.”
Jéssica Souza, 24, é correspondente de Guarulhos.
jsouza.mural@gmail.com
Conheci o trabalho desse pessoal pelo meu filho que é voluntário. Dedicação, entrega, simplicidade e muito amor é o que eles oferecem.
Já participei de uma das edições e realmente é um dia incrível, fantástico! Os irmãos Tacio e Erick são pessoas incrivelmente atenciosas e com um coração verdadeiro e solidário! É um trabalho que todos deveriam vivenciar uma vez na vida ao menos!
Parabens a todos e trabalho maravilhoso ok vc fazem ,colocar sorrisinho no rosto d um Criança,minha filha que as vezes partcipa da anburgada ,fala sempre como às crianças ficao feliz ,Parabens nos Brasileiros aqui da Suíça acompanhamos o trabalho lindo de vcs Parabens
Em 30/04 desse ano,a escola Frederico MARIANO,da leste 3,onde sou vice-diretora teve a oportunidade de participar da Hamburgada do Bem,foi um dia de dar e eceberr amor,carinho,respeito e fazer novos amigos.
O trabalho que esses meninos realizam com a participação de voluntários de vários lugares é simplesmente maravilhoso,#gente precisa de gente, para ser gente#.
Nossas crianças esperam ansiosas uma próxima Hamburgada.
No último final de semana, dia 03 de setembro nossa escola EPG Nazira Abbud Zanardi teve a honra de receber este projeto, incrivelmente organizado e com a mais pura essência do “amor”. Quero agradecer ao Eric, Tassio, Guilherme e Viviane, pela oportunidade dada as nossas crianças do Recreio São Jorge, uma semente de amor foi plantada e as marcas deixadas jamais serão esquecidas! Parabéns voluntários, que cresça mais e mais em seus corações o desejo de semear o amor <3
Sempre tive vontade de participar e em julho tudo deu certo para ir. Estou encantada com tanta organização e a energia incrível de mais de 500 voluntários reunidos com crianças muito carentes. É realmente o dia mais feliz do mês, tanto para as crianças quanto para nós voluntários! A gratificação de ver a carinha de alegria e agradecimento das crianças não tem preço!