Mulheres restauram bonecas para ajudar doentes em Ermelino Matarazzo
Com o objetivo de arrecadar dinheiro para a compra de fraldas geriátricas e pomadas para pessoas acamadas, um grupo composto por dez mulheres de Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo, criaram o projeto Mãos que Transformam.
A ideia é recuperar bonecas encontradas no lixo ou doadas em péssimas condições. Após o trabalho, os brinquedos são vendidos e a renda é revertida para ajudar pacientes da região.
Neste ano, cerca de 300 bonecas e bichos de pelúcias foram transformadas e vendidas por preços entre R$ 5 e R$ 30.
Criada pela ex-escriturária Ilda Rosa Machado, 63, o trabalho de embalagem é feito no interior da sua casa, onde ela montou uma oficina. O espaço é rodeado de bonecas, roupas de crochê confeccionadas, sapatos de crianças, esmalte e maquiagem.
“Além de contribuir para o meio ambiente por meio da reciclagem, o objetivo é também dar oportunidade a mulheres que têm talentos e que com o passar dos anos se sentem excluídas, podendo assim se ajudarem e ajudar a seu próximo”, afirma Ilda, que também é líder comunitária.
Ela se refere a outras mulheres que também se aposentaram e tem atuado na ação, caso da costureira Tereza Alves Leite, 87. “Eu amo fazer parte do projeto. É um prazer pensar em todos os detalhes para compor o corpo de uma boneca, desde a calcinha até o lacinho do cabelo”, relata.
As voluntárias fazem o trabalho em seu tempo livre e cada uma oferta a ação de uma forma. Elas também improvisam técnicas para a transformação das bonecas, como usar hidratante e levar o brinquedo ao sol para tirar os riscos, além de repor o enchimento, quando estão rasgadas.
As vendas ocorrem por meio de bazares, nos quais seis barracas são montadas em ruas da região e na oficina de Ilda.
Atualmente, dez famílias recebem uma assistência mensal por conta da ação, com 30 fraldas geriátricas, e mais uma cesta básica. Ela reforça a necessidade de receber os brinquedos em boas condições.
“As pessoas acamadas nos procuram geralmente indicado por uma pessoa. Em seguida, vamos visitar para ver a real necessidade. Às vezes, além das fraldas, precisam de roupas de cama, agasalhos e alimentos”, conta Ilda.
Oficina: travessa da av. Paranaguá, altura do nº 1449, Ermelino Matarazzo, tel.: (11) 2546-7239.
Danielle Lobato, é correspondente do Itaim Paulista
daniellelobato.mural@gmail.com
Como e onde contribuir com doação de bonecas?
Que trabalho lindo,isso reforça a nossa crença de que as mulheres deveriam administrar o mundo!
E tem mais, as bonecas saõ lindas.
agradeço a Reporter e a esse Jornal pela oportunidade da divulgação de matérias relacionadas com o Social de nossa população.
OBS;número correto do telefone; 11-25467239 -SP
Só para complementar sobre a Matéria publicada- O endereço da Nossa Instituição;Rua Manoel Patricio Lopes n°10- Ermelino Matarazzo-SP- Telef; 11-25467239,foi publicado incorreto,
Obrigado!
Li a matéria e fiquei emocionada! Que trabalho maravilhoso essas senhoras fazem! São pessoas iluminadas. Pretendo ir conhecer o projeto em breve e levar algumas bonecas que tenho em casa, que eram das minhas filhas! Parabéns também pela divulgação neste mural!
Amei o trabalho de vocês. Parabéns