Maestro une música clássica e rock em apresentação ao ar livre
Com os movimentos da mão direita, que apontavam aos músicos o compasso e a velocidade de execução da obra, e também os gestos da mão esquerda, que indicavam o sentimento a ser transmitido pela música, o maestro Emiliano Patarra, 44, emocionou o público ao conduzir a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG) no ritmo do rock.
O espetáculo aconteceu no último domingo (19), no Parque Linear Transguarulhense, em Guarulhos. Durante o festival ‘Rock em Concerto’, o grupo fez interpretações de clássicos do rock, como The Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, entre outros.
“O maior estímulo que tenho com projetos como esse é que cada vez mais as pessoas entendem que a Orquestra é um benefício para a cidade e, com isso, passam a ter orgulho disso”, ressalta o maestro. E ele ainda complementa: “Além de poder transmitir o quanto é fundamental essa mistura de linguagens na música.”
Monik Freitas, 22, moradora de Guarulhos, é uma das 75 musicistas que compõem a orquestra. A jovem separa normalmente 4 horas do seu dia para se dedicar à música. Hoje, além de fazer parte da Orquestra Jovem de Guarulhos, também contempla a Orquestra Sinfônica da Escola Municipal de São Paulo.
Há um ano dentro desse grupo, o instrumento pelo qual ela dedica parte de seu dia é a viola, da família do violino, que possui um som mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave. “Tocar esse tipo de música é gratificante, pois transmite uma emoção nas pessoas com a junção de tantos instrumentos”, diz Monik.
“Às vezes as pessoas possuem um certo preconceito com o rock, esses espetáculos quebram todas as barreiras impostas pela sociedade”, analisa a moradora Amanda Garcia, 31.
Christopher Clark, cantor profissional que ficou conhecido por sua participação no programa X Factor Brasil, foi o convidado pela OJMG para interpretar as canções. Essa foi a sua 3a participação junto à Orquestra. “Esse projeto traz a qualidade musical, com a música clássica que é bastante apreciada há muitos anos, e o rock que é um estilo de música que mexe com as pessoas, que tem um ritmo emocionante, e carrega um embate emocional sendo político ou social, então a mistura que fizemos hoje é importante para enaltecer a qualidade da música”, comenta Christopher.
PRAÇA É DE GRAÇA
O Concerto faz parte do projeto Praça é de Graça, que tem o objetivo de ocupar praças públicas com diversas atividades socioeducativas ou de lazer, além de estimular apresentações dos artistas de rua nos espaços públicos da cidade.
Jéssica Souza é correspondente de Guarulhos.
jsouza.mural@gmail.com
Parabéns minha filha, excelente matéria, é preciso divulgar estes projetos culturais para que todos saibam o que o seu município pode ofecer.