Adolescente de Guarulhos representa Brasil em mundial de caratê
Giovanna Rabello Mello, 16, vai marcar presença no Campeonato Mundial Escolar de caratê, em Nova Déli, na Índia, entre os dias 7 e 15 de julho. A atleta, que está na categoria júnior, pratica o esporte desde junho de 2006, quando tinha seis anos de idade.
A paixão pelo esporte vem de geração para geração. Giovanna conheceu o caratê junto com sua irmã mais velha. Juntas, elas praticavam o esporte no Complexo Esportivo João do Pulo, em Guarulhos, palco de diversos jogos das Olimpíadas Colegiais Guarulhenses (OCG), campeonatos oficiais de várias modalidades e que também recebeu atletas olímpicos como a ex-jogadora de basquete Hortência Oliva e o primeiro atleta olímpico de Guarulhos, Wilson David.
De acordo com seu treinador, o professor José Marcones, 47, Giovanna está preparada para alcançar uma boa colocação. “Mesmo sendo o primeiro mundial dela, acredito que trará um bom resultado. Está treinando muito forte e isso tem se refletido no ótimo desempenho nas competições no primeiro semestre”.
Ela está bastante ansiosa. “Além de ser o meu primeiro campeonato internacional, também terei a oportunidade de conhecer um novo país e uma nova cultura”, analisa Giovanna. “Estou treinando firme para que o resultado seja o melhor possível, e que eu consiga fazer o que eu amo com bastante capacidade”, complementa.
O processo de escolha de quem iria representar o Brasil no campeonato foi bastante complexo. A primeira etapa foi a seleção de seis atletas para formar a Seleção Paulista Escolar (Fedesp) e, consequentemente, se classificar para a seletiva nacional que foi realizada em Lindóia, em maio deste ano. Giovanna ficou em 1º lugar na categoria e agarrou a oportunidade.
“O caratê é um estilo de vida e não só uma arte marcial ou só um esporte. A filosofia que carrega faz com que eu me apaixone cada dia mais pelo que faço, ele [o esporte] te oferece dedicação, comprometimento, responsabilidade e faz com que eu cresça como pessoa”, ressalta Giovanna.
A atleta já participou de diversos campeonatos nacionais e estaduais no Brasil, como o Arnold Classic Brasil, no qual foi a terceira colocada. Também já foi reserva da equipe de Caratê da Seleção Brasileira. Atualmente, ela faz parte da equipe principal de Guarulhos, é integrante da Seleção Paulista e faz parte do projeto olímpico da Federação Paulista de Karatê.
Jéssica Souza é correspondente de Guarulhos
jsouza.mural@gmail.com
Parabéns. Temos que valorizar os esportistas de Guarulhos. Estão nos representando