Principais torneios da várzea de SP terão finais no Pacaembu e no Allianz Parque
André Santos
Rubens Rodrigues
Paulo Talarico
Dois dos principais torneios da várzea de São Paulo terão as finais disputadas em dois grandes estádios da capital.
Com 160 equipes de todas as regiões da cidade, a Copa Martins Neto (apelidada de Premier League) terá o jogo decisivo no estádio do Pacaembu em 10 de novembro. Já a Super Copa Pioneer (ou Champions League da Várzea) terá o confronto decisivo no Allianz Parque em maio do próximo ano.
A chegada dos dois torneios a alguns dos principais palcos do futebol paulista ocorreu após articulação entre os organizadores, as equipes e a prefeitura.
A partida no Pacaembu retoma uma tradição do estádio que pertence, por enquanto, à Prefeitura de São Paulo – está em andamento um processo para ceder o estádio à iniciativa privada.
Em 2012, a antiga Copa Kaiser colocou mais de 20 mil torcedores no estádio para a decisão entre Ajax, da Vila Rica, na zona leste, contra o time da Turma do Baffô, do Jardim Climax, da zona sul. Neste ano, o estádio, fundado nos anos 1940, recebeu a final da Taça das Favelas.
“[A decisão no Pacaembu] dá a sensação de que podemos sonhar alto. E é uma abertura para outras copas e outras pessoas relacionadas ao futebol de várzea”, afirma Fabio de Paula Santos, 42, organizador da final da Copa Martins Neto, competição realizada desde 2014.
Fábio sonha alto mesmo. Diz ter expectativa de colocar 40 mil torcedores na decisão. A iniciativa de buscar o Pacaembu atendeu ao sonho do criador da competição, Antônio Martins Ferreira Neto, 63, o seu Toninho.
A maior dificuldade para o acordo, segundo Fábio, foi convencer as autoridades da importância do torneio, “mostrar que temos credibilidade e essa envergadura”.
A ideia é que haja arrecadação de alimentos para entidades que prestam serviços sociais. A prefeitura não irá cobrar aluguel, mas os organizadores terão de custear a estrutura de segurança e orientadores. “Estamos buscando parceiros para honrar todos os compromissos”, completa.
O torneio que começou com 160 times está na reta final e divulga no Facebook os detalhes das partidas. Neste domingo (29), no Campo do Manchester, Primos (Jardim Princesa) encara o Existente (Serra Pelada) e decidem o melhor da zona norte. Na zona oeste, Vida Loka (da Brasilândia) e D’avilla (Osasco) duelam no CDC Jardim Regina.
Os representantes das outras regiões jogam semana que vem. No domingo (6), às 14h, Moleque Travesso (Jardim Planalto) e Tiradente (Vila Curuça) decidem no CDC do Americano quem vai representar a zona leste. Pioneer (Vila Guacuri) e Favela Zona Sul (Heliópolis) se enfrentam no CDC Anhanguera, definem o melhor da zona sul.
Os quatro campeões disputam as semifinais e os dois melhores chegam à decisão.
PIONEER NO ESTÁDIO DO PALMEIRAS
Torneio com a maior premiação da várzea em São Paulo – deu R$ 100 mil aos times vencedores no ano passado, R$ 50 mil apenas para o campeão, a Super Copa Pioneer terá a edição de 2020 decidida no estádio do Palmeiras, o Allianz Parque.
Por conta da organização e de tentar se inspirar na Liga dos Campeões da Europa (o hino da Champions toca antes das partidas), o torneio ganhou o apelido de Champions da Várzea. O nome do Copa, Pioneer, é uma referência ao time da Vila Guacuri, criado há 37 anos.
A partida marcará a chegada de um torneio do futebol amador a um estádio considerado ‘Padrão Fifa’.
“Eles fazem bastante shows e eventos [no Allianz] e a Super Copa é um evento. Vai ser um bom momento para divulgar a Copa e a Arena também”, afirma Sérgio Pioneer, empresário, idealizador e organizador da Super Copa Pioneer.
Em 2019, a final da Copa foi realizada no estádio Distrital do Inamar, em Diadema, na Grande São Paulo, casa do time do Água Santa, que disputa o Paulistão da Série A2.
Na ocasião, o Barro Branco se sagrou campeão depois de vencer por 2 a 1 o Milianos.
As primeiras fases da competição são disputadas em dois campos: o CDC Dorothea, na Vila Guarani, e a Arena Santa Amélia, ambos na zona sul.
“Trabalhando corretamente, valorizando a várzea, investindo na várzea, o resultado foi esse [ter a decisão no Allianz]. Em nenhum momento o que arrecadado foi para o nosso time, ou pra nossa agremiação, sempre foi investindo nos dois campos”, diz Pioneer.
A decisão está marcada inicialmente para o fim de semana de 22 e 23 de maio. O dia dependerá da agenda do Palmeiras.
Para os organizadores, a decisão nos campos profissionais marcam um período cada vez mais ‘profissional’ do futebol amador de São Paulo. “A várzea merece o conforto”, diz Pioneer.
André Santos é correspondente do Jardim Fontális
Rubens Rodrigues é correspondente de Embu-Guaçu
Paulo Talarico é correspondente de Osasco
VEJA TAMBÉM:
Torneios da várzea de São Paulo reúnem centenas de times e dão até ônibus de prêmio aos campeões