O jornalismo das periferias abraçou o podcast

Vagner de Alencar

Há exatos 15 meses, lançamos na Agência Mural o “Em Quarentena”, um podcast diário, criado para levar notícias e combater a desinformação, via WhatsApp, aos moradores das periferias. 

Uma experimentação que surgiu com o isolamento da pandemia de Covid-19, exatamente no dia em que havia sido decretado o início da quarentena no estado de São Paulo. 

Toda essa história foi contada por Anderson Meneses, diretor de negócios da Mural, aqui no blog, um mês após o primeiro áudio ser enviado para nossa lista de transmissão. 

Naquele momento, imaginávamos que o “Em Quarentena” teria vida curta. Quem poderia prever que a pandemia se arrastaria por tanto tempo? Pois é, e ela se estendeu. Como sabemos, levando a centenas de milhares de mortes fruto da ausência de políticas de prevenção e combate à disseminação do vírus. 

Mas aqui a história é outra. O “Em Quarentena” acompanhou as fases de isolamento, ganhou apoios financeiros para ampliação, virou tema de estudos acadêmicos e foi ao ar até novembro de 2020.

Apesar dos perrengues da falta de acesso à internet, apostar no podcast via zap foi uma alternativa para deixar os moradores de regiões periféricas mais informados sobre a pandemia. Além de fortalecer nosso jornalismo, também consideramos ser um recurso mais acessível (pensando no baixo consumo de dados e na dificuldade de leitura para muita gente) e democrática.  

Não à toa, ao longo do último ano, brotaram podcasts feitos pelas e para as periferias. Alguns deles, o “Manda Notícias”, da jornalista Gisele Alexandre, também correspondente da Agência Mural no Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, o “Balbúrdia Coletiva”, lançado pelo Coletivo Subversiva, formado por cinco mulheres de Parelheiros, na mesma região, e o “Conversa de Portão”, lançado pelo “Nós, mulheres da periferia.

Em 2020, o consumo regular de podcasts no Brasil teve um aumento de 33% em relação ao ano anterior, segundo estudo da Kantar Ibope encomendada pela Globo.

A pesquisa também revelou ter no país 28 milhões de ouvintes de podcasts — ao contrário dos 21 milhões do ano anterior. Já de acordo com o Spotify, o consumo de podcasts na plataforma teve aumento de 100% em relação a 2020.

Próxima Parada

Depois de tantos aprendizados (das gravações feitas embaixo do edredom para abafar o som ao horário ideal para fugir do barulho do cachorro do vizinho), pouco mais de um ano após o primeiro episódio do “Em Quarentena”, nós da Mural, seguimos literalmente rumo a uma “Próxima Parada”.

Este é o nome do novo podcast, original Spotify, criado e produzido em parceria com a empresa de streaming, que será lançado na próxima segunda-feira (28), às 17h.

Em episódios curtos, de cerca de 15 minutos, o programa mantém a missão de continuar a dar protagonismo às histórias dos moradores das periferias e desmistificar estereótipos, para serem ouvidas na volta do trabalho para casa ou no fim do homeoffice.

Desta vez, a condução do “Próxima Parada” segue nas mãos, ou melhor, nas vozes de Ana Beatriz Felicio, correspondente de Carapicuíba, e Rômulo Cabrera, de Suzano, ambos municípios na Grande São Paulo, que revezam a apresentação e produção com Gabriela Carvalho, correspondente de Cidade Líder, na zona leste da capital paulista.

Do Em Quarentena ao Próxima Parada, uma vez por semana também enviaremos, por meio do WhatsApp, um boletim com as principais notícias do programa exclusivo no Spotify. 

E agora embarcamos nessa nova viagem “podcastiniana”, todos os dias, literalmente ajudando a ampliar e visibilizar as vozes das quebradas. 

Vagner de Alencar é cofundador e diretor de jornalismo da Agência Mural de Jornalismo das Periferias