Mural quer saber se o seu bairro tem propaganda eleitoral irregular
Durante o período de campanha eleitoral é comum observar as ruas cheias de cavaletes e propaganda de todos os tipos. São cartazes pendurados, papéis nas ruas e caixas de correio repletas dos famosos santinhos. E, em muitas situações, de forma abusiva ou ilegal.
Isso também ocorre no seu bairro? Que tal nos contar? Até o dia 10 de outubro, a nova edição do Meu Mural irá receber imagens sobre propaganda eleitoral irregular na periferia.
Segundo a lei 12.034, que regula o tema, há várias recomendações: não é permitida a colocação de material de divulgação em árvores, muros, cercas e tapumes divisórios. Além disso, só é autorizado o uso de cavaletes, cartazes e bandeiras em vias públicas se isso não dificultar o trânsito de pessoas e veículos.
Mesmo com a regulamentação, não é difícil encontrar os excessos da propaganda eleitoral espalhados pela região metropolitana, como mostraram cinco correspondentes da Grande São Paulo.
Se na sua região existe o mesmo problema, compartilhe sua foto com o Mural.
Para participar, basta enviar a imagem para o e-mail meumural.mural@gmail.com ou compartilhar pelas redes sociais (Facebook, Twitter ou Instagram) com a hashtag #olharMural. Não esqueça de enviar ou postar uma legenda de até 140 caracteres.
As fotos serão avaliadas por uma comissão de integrantes do blog. As selecionadas serão publicadas e a melhor imagem poderá ter a sua história contada em uma matéria. Veja o regulamento
SOBRE O MEU MURAL
O Meu Mural foi criado para aproximar o Mural dos leitores. O espaço é destinado a divulgar imagens sobre o cotidiano da periferia pelos olhos de fotógrafos amadores ou profissionais das mais diversas regiões da Grande São Paulo.
Na última edição, durante o período da Copa 2014, o Meu Mural lançou a pergunta “Onde está a sua arena?” O leitor Pedro Luiz Ribeiro, 54, enviou uma imagem sobre o time de várzea em que jogava em Taboão da Serra. A foto foi publicada no blog e se transformou em uma matéria contando a história do time Parados da Vila Iase.
No meu bairro que fica na Vila da Penha no Rio de Janeiro tem de tudo. Propaganda irregular, carros parados em vias públicas em local proibido, camelo, lojas que colocam mercadorias nas ruas, calçadas irregulares com buracos, carros que avançam o sinal de pedestres, vans fazendo ponto final no ponto do ônibus, enfim, tudo em matéria de desordem urbana. Nossa bandeira deveria estar escrito “nem” ordem “nem” progresso…viva Pindorama.