Poesia contra racismo vence 1º Festival de Poesia de São Paulo
“Duro não é o Cabelo, é o sistema. E não alisa, quebra na emenda. Entenda a persistência de mantê-lo crespo na essência. É bonito, é política, é resistência”.
Com esses versos, o poeta Akins Kintê foi ovacionado e venceu o 1º Festival de Poesia de São Paulo, cujo encerramento ocorreu em outubro, no Centro Cultural São Paulo. O evento também contou com uma programação paralela em diferentes locais da cidade, incluindo Fábricas de Cultura.
Confira a entrevista exclusiva do vencedor do festival para o Mural
A iniciativa do festival surgiu do coletivo ‘Correspondência Poética’, que atua desde 2009 na pesquisa e difusão da literatura periférica. O grupo promove diferentes atividades, como a entrega de poemas nos terminais de ônibus.
“Tinha festival de curta metragem, teatro, música, de tudo, menos de poesia. São Paulo está se tornando referência no Brasil inteiro, então tinha que ter uma premiação para essa poesia que está fazendo tanto pela periferia”, justifica Alisson da Paz, 29, membro do Correspondência Poética.
Com financiamento do Programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura, Alisson e mais dois membros do coletivo organizaram o festival. Entre agosto e setembro, eles receberam 150 inscrições de poesias, enviadas pela internet por meio de vídeos.
Uma primeira seleção, realizada pelos escritores Binho, Marcelino Freire e Sérgio Vaz, escolheu 30 poetas para participar do evento de encerramento do concurso, ocorrido em dia 22 de outubro.
No dia do festival, todos se apresentaram e a mesa julgadora, formada por Raquel Trindade e Rosa Maria Falzoni, definiu os 13 premiados. Akins Kinte, o primeiro colocado, ganhou o prêmio principal de R$ 3 mil; aos demais foram entregues valores menores. As poesias dos 30 participantes serão distribuídas nos terminais de ônibus da cidade.
Cleber Arruda, 33, é correspondente da Brasilândia
@CleberArruda
cleber.mural@gmail.com
Lívia Lima, 27, é correspondente de Artur Alvim
@livialimasilva
livia.mural@gmail.com
Acompanhar de perto sentir a Energia e a sensibilidade desse grande poeta foi umas das experiências mais emocionante e marcante da. Minha vida… Parabéns esse cara nos representa e muito!!!