No aniversário da cidade, Carapicuíba inaugura portal com mensagem religiosa

Agência Mural

Por Mônica Oliveira

Hoje faz 47 anos que Carapicuíba, cidade da Grande São Paulo, se tornou independente de Barueri, através de emancipação político-administrativa.

Como parte das comemorações, a prefeitura inaugurou ontem um portal na rua Consolação, principal via de acesso aos viadutos que separam Carapicuíba de Barueri.

A obra, com a inscrição “Carapicuíba é do Senhor Jesus”, causou reações de surpresa e até indignação entre os moradores locais e pedestres que circulam pela região.

As estruturas de concreto das laterais do portal foram erguidas há cerca de um mês, na via, sem placa que indicasse se tratar de um portal. A parte superior começou a ser içada na madrugada do domingo. Guindastes, tratores e maquinários gigantescos foram a grande sensação da noite, principalmente porque o trânsito da região foi interrompido.

Portal na entrada da cidade

Devido à semelhança da construção, a população criou a expectativa de ter uma antiga reivindicação do bairro atendida: uma passarela de pedestres.

“É isso que precisamos aqui”, reclama Jorge Luís, 48 anos, eletricista, ao saber que a passarela era uma ilusão. “Eles preferem fazer propaganda religiosa que salvar vidas”.

O trânsito é bastante intenso entre os viadutos e, segundo os moradores, já houve muitos atropelamentos. “Principalmente porque aqui não tem farol e ninguém respeita a faixa de pedestres”, conta Marcelo Isidoro, 32, estudante.

“Já existe uma placa com a mesma frase no final da ponte, e em todas as entradas da cidade”, afirma Marcelo. “Por isso esse portal é um desrespeito ao que Carapicuíba tem de melhor: a diversidade, gente de todo lugar e de todas as religiões”.

Como em toda polêmica, há também o outro lado: os que gostaram da obra. Mesmo quem mora ao próximo ao viaduto, como Ademar Ocanã, 56, coordenador técnico. “Acho bonito. E quem não gosta de Deus?”, pergunta.

Meire Miranda, 32, operadora de estacionamento. “Eu moro na favela da Cohab I, faz três anos que moro aqui, onde consegui emprego, e para mim tudo melhorou. Eu gosto dessa frase sobre Jesus, porque abre as portas”.

No começo desta tarde, uma mensagem atribuída ao prefeito Sérgio Ribeiro foi compartilhada na página oficial da prefeitura no Facebook. Ela informa que o portal não consumiu recursos públicos.

Segundo o recado, o painel é uma doação do Grupo Marabraz. Ele também diz que a passarela no local é inviável tecnicamente – um dos motivos é a linha de trem de carga, usada pelo IBC (Instituto Brasileiro do Café), que passa ao longo da via.

Para finalizar, a mensagem diz: “Mesmo as cidades mais pobres tem um portal assinalando a entrada da cidade”.

Nesta tarde, o Mural tentou contatar a prefeitura por telefone, mas ninguém atendeu.

Mônica Oliveira, 47, é correspondente de Carapicuíba.
@idmonica
monicaoliveira.mural@gmail.co

Comentários

  1. Me fale somente 1 obra que este Prefeito fez começando do alicerce…nossa cidade é tudo feito na base da gambiarra. Tem um vereador chamado de bodão, que só sabe invadir terrenos públicos e construir galpões e casas para alugar…com a conivencia do prefeito.
    Tá na hora de darmos um basta nesse circo…o povo é tirado como palhaço e fica a mercê destes canalhas !Acorda povo !

      1. Acredito que + feio seja vc, e políticos nunca achei um honesto, alem de serem assassinos Por tirar dinheiro da Saúde, nem gosto de comentar deveria ter pena de morte.

  2. Me fale somente 1 obra que este Prefeito fez começando do alicerce…nossa cidade é tudo feito na base da gambiarra. Tem um vereador chamado de bodão, que só sabe invadir terrenos públicos e construir galpões e casas para alugar…com a conivencia do prefeito.
    Tá na hora de darmos um basta nesse circo…o povo é tirado como palhaço e fica a mercê destes canalhas !Acorda povo !

  3. Só estive 1 vez nessa cidade…desculpem mas tudo me pareceu feio: As ruas, as casas, os prédios, as calçadas, típica cidade que cresceu sem planejamento, sem cuidado, sem urbanismo, não vi uma praça, um local bem cuidado, um parque bonito. Nada. Tudo feio e mal cuidado. Não é esse portal que vai melhorar em nada, isso é apenas demagogia.

    1. SR. Executivo, aconselho que vá p/ os bairros paulistanos; Moema,Higienópolis,Pacaembu,etc.. Se o sr. perceber vai notar muita coisa; feia,sem cuidado,sem limpeza,abandonado,c/ pichação, prostituição à noite, etc… Só não vê quem não quer ver…

  4. Acho um absurdo essa lavagem cerebral dada no povo através dos órgãos públicos, principalmente municipal, o Prefeito tem que ser questionado pelo MP. e Câmara Municipal. Ora, ele está Prefeito, logo será substituído por um outro. Não tem o direito de impor sua fé ao munícipes, está extrapolando de suas atribuições para qual foi ecolhido através do voto. Assim como foi escolhido poderá ser cassado, por tentar induzir a população aceitar sua opção religiosa. Não permitam tal aberração !!!!

  5. interresante ; aqui no abc nas entradas das cidades há varios monumentos simbologicos e munca foram questionados
    qual o motivo de questionarem esse°

  6. interressante : nas entradas da cidades do abc ( encrusilhadas ) há varios sibolos
    maçonicos e nao sao tao quetionados .
    pq esse .

  7. Na Cidade de S.Roque é a mesma coisa, políticos querendo deixar sua marca trocando a infra-estrutura pela super-estrutura. Isso é o Brasil que temos que mudar.

  8. Sou de Carapicuiba e juro que achei que a passarela estava sendo construida, esta ponte é um caos, e agora ele fazem isto…só por Jesus mesmo para aguentar estes politicos, fora as placas, coloca um cemaforo aparece, obrigado Sergio Ribero por este cemaforo, nada mais que a obrigação dele. Agora tem uma faixa no veloso Obrigado pela Operação Tapa Buraco, é o fim mesmo…

  9. Palhaçada desse prefeito e seus seguidores. Diz que não custou dinheiro público e foi a Marabraz quem pagou. Ora, se eu quiser doar dinheiro para fazer um pórtico e escrever nele “Alá seja louvado” ou Xangô meu pai em Carapicuíba” esse prefeito vai permitir ou será contrário ao credo cristão que sustenta num país laico? Ô Ademar, eu não gosto de deus, então já me contraria isso. Meire, por que não vai beijar a mão dos políticos que se passam por deus? Ñ esqueça de deixar o dízimo do caixa 2, viu?

  10. Iguall em muito vidro de automovell existem frases enalltecendo seu proprietario por ter elle ‘alliança,paz,prosperidade,poder,procuraçao,dom,etc,tudo advindo do deus delle,assim tamcem refere.se essa faixa a um jesus que com certeza nao e’o CRISTO mas provavellmente e’ nome allguem inflluente na cidade.l.

  11. Esta frase ‘e MARAVILHOSA! CARAPICUIBA ‘E MUITO ABENCOADA DE TER UMA FRASE DESTA LOGO NA ENTRADA DA CIDADE! A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE FELIZ ‘E NACAO CUJO DEUS ‘E O SENHOR!
    (SALMO 144, VERSO 15).
    I LOVE IT!

        1. O Brasil é um Estado laico, minha querida. Existe liberdade de culto e ninguém impede que você seja cristã, mas uma prefeitura não pode instalar símbolos religiosos no mobiliário urbano, ainda mais dizendo que a cidade “é do senhor jesus”. simples assim.

  12. Muito triste uma cidade pobre como Carapicuíba, carente de tantos recursos, estar à mercê de políticos demagogos e medíocres. Ignorantes, muitos ainda acham meritório um proselitismo tão rasteiro. Incautas e ignorantes Kátias, ingênuas, que acham que uma ode a Jesus é melhor que providências práticas do poder público, que tornem melhor a vida da população. Graças a esta mentalidade pequena o Brasil está onde está. E Carapicuíba, infelizmente também.

  13. Pelos comentários dos que são a favor e dos que são contra você percebe quem tem os argumentos mais fundamentados. Sinceramente, a religião cega as pessoas.

  14. Não existe estado laico: o Japão é budista, segue na risca os seus preceitos, a Inglaterra é Anglicana, na França a religião católica é representada fortemente no governo etc.
    Ateísmo é a crença de que Deus não existe: não existe prova de que o universo não precisa de um criador, os cientistas não sabem de onde surgiu o universo.

    1. Procure consultar um dicionário mais próximo de você para esclarecer as diferenças entre “laico” e “ateu”. Aproveite para ler o que é ateu também, já que não é a crença de que deus não existe, mas sim a descrença em deus (existem diferenças nisso).
      Ninguém quer um Estado ateu, mas sim um que respeite todas as religiões, crenças e não-crenças. Carapicuíba não é do senhor Jesus, mas sim de todos os cidadãos, cristãos ou não.

  15. Excelente atitude para evangelizar as pessoas. Parabéns Carapicuíba, que esta cidade seja muito e muito próspera para o seu povo.

  16. Jesus é tão maravilhoso que até os dias de hoje incomonda muita gente, incomoda aqueles cuja mensagem da cruz é loucura para os que se perdem. Gente, não sei o grau de escolaridade de vocês ( superior, mestrado doutado, professores universitários…) mas saibam que a vossa saberia não vale nada e não se compara á verdadeira sabedoria de Deus, que sabe tudo e não precisa ficar aí revisando um livro um milhão de vezes, mesmo assim de assunto específico, para aprender só 20% daquilo que leu inúmeras vezes. Em suma, perto de Deus, o homem é um mero verme rastejante pela terra. O homem não sabe nada.

    1. Ateu não se rasteja a algo tão insignificante quanto deus, e muito menos a um cadáve como jesus cristo. Crentes tolos, louva e adoram nada! Estou rindo de vocês hahahahaha

  17. Sergio Ribeiro, prefeito incompetente. Vive querendo se aparecer. Encheu a cidade de semáforos e mais nada.
    Ainda que tenha sido doação da Marabrás, por que não firmar uma parceria, construindo uma passarela e nela colocando a mesma frase religiosa?
    A obra é viável sim. Há intensa circulação de pessoas no local e a estrada de ferro quase nunca é utilizada, ou seja, jamais atrapalharia.
    Além do mais, um portal não necessitaria de tamanha estrutura. Um desrespeito aos munícipes, senhor Prefeito. Votei no senhor, mas foi a primeira e última vez.

  18. Uma infeliz decisão! Esse recurso doado, segundo a prefeitura, não poderia ser encaminhado para fins mais úteis? Eu sou cristã, mas não vivemos numa cidade não só de cristãos. Como administração pública, esse fator deve sempre ser prioritário nas decisões de obras públicas. O respeito a diversidade religiosa. Princípio básico da democracia.

  19. Nasci e moro em carapicuiba e fico triste de saber que pessoas usam coisas que não deveriam para se promoverem. Fazem uma estrutura dessas e as ruas deixaram todas cheias de buracos após enganarem com um falso asfalto. É uma vergonha. Carapicuiba está passando pela piuor fase política de sua história. “Pólitica e orgãoes Públicos devem ser LAICO”. pARA QUE ESTA PORCARIA QUE A PREFEITURA, OU MELHOR O PREFEITO FEZ.

  20. Nós moradores estamos indignados com a postura deste que se diz um ser Cristão.Na verdade ele é um lobo, vestido de cordeiro…como pode uma pessoa moradora do bairro, não fazer nada pelo bairro e ainda qdo tem a oportunidade de limpar um pouco das cagadas que fez na administração, me vem com um portal…sinceramente prefeito ” Vai a merda vc e essa corja de vereadores e secretários”…e a nós povo, somente resta lamentar e dar um basta nestes bando de corruptos que está levando a cidade pro buraco. E tem mais, vamos denunciar este vereador Selmo Bodão , que está construindo um condominio aqui na Vila Gustavo em um terreno invadido, usa a maquina administrativa e com o aval do Sr Sergio Ribeiro.

  21. O Povo ta falando tanto dele como se os prefeitos anteriores tivessem feito algo de bom!Fuad Ladrão,Poeirinha bobão e o Sérgio é julgado por ser cristão? ali não fala de nenhuma religião só diz o Nome de Jesus e que eu saiba Jesus está presente em muitas religiões!!Falta Muito para Carapicuíba crescer devido anos de má utilização do dinheiro publico e de políticos que entram com único intuito de enriquecer.Fora a todos os fanfarrões que bebem do dinheiro publico e gozam da cara do povo!!Fora Ladrões,fora bichos escrotos que rastejam em busca de dinheiro publico e em troca dão ao povo alguma esmola para comprar cesta básica.

  22. O principio básico da democracia é não querer se beneficiar de cargos públicos ou tirar proveito da maquina publica coisa que muitos que aqui escrevem e criticam fazem!!!Muitos querem mamar nas tetas do governo mas se não conseguem se rebelam.

  23. Bom concordo que feliz e a nação cujo Deus é o Senhor, e achei muito interesante a placa, mas tambem poderia ser colocado um farol ali no local, poeque e dificil para atravessar.

    Deus é bom e cuida de nos.

  24. Resposta ao Sr. Heitor…
    Interessante… Estava estudando sobre os ateus. Eles não acreditam em um Deus poderoso que criou tudo o que vemos. A natureza, o homem, os animais, o universo… enfim, para eles, Deus não existe.
    Eles crêem na matéria. O homem não tem alma, quando morrer tudo acabará. Para eles tudo surgiu do nada. Um dia “apareceu” um átomo que se chocou com outro átomo e “apareceu” uma partícula.
    Desse partícula surge os cosmos, planetas e finalmente a água.
    Bilhões e bilhões de anos depois “surge” o primeiro ser vivo. Algo como uma “ameba” (seres que possuem núcleo completo e citoplasma, portanto são seres unicelulares). Então ela continua a evoluir até transformar-se em um ser com mais de uma célula.
    Bilhões e bilhões de anos se passam e já temos peixe nos oceanos. Alguns peixes “evoluem” e saem da água. Surge os anfíbios, os mamíferos e a “evolução” continua. Então a evolução chega aos animais e finalmente o homem que evoluiu de uma macaco… rsrs
    Darwin ao defender a teoria da evolução no seu trabalho “A ORIGEM DAS ESPÉCIES” chega numa encruzilhada ao escrever o capítulo VI. Olhe o que ele diz:
    “Capítulo VI – Dificuldades da teoria
    Neste capítulo Darwin levanta pontos que poderiam tornar falha a sua teoria, no entanto, ele não acredita que tais objeções possam ser fatais. As principais dificuldades e objeções tratadas neste capítulo são:
    • Uma vez que as espécies descendem de outras, por que não se encontram numerosas formas de transição na Natureza?
    • Como acreditar que a Seleção Natural pode produzir, de um lado, órgãos de pequena importância e, de outro lado, órgãos de grande perfeição e complexidade?”
    Bem, para acreditar que Deus não existe, que Jesus é uma farsa tem que ter mais fé do que os cristãos, ou seja, você precisa ter muito mais fé para ser ATEU.
    Prefiro continuar a crer em Deus e saber que esta vida acabará um dia, mas eu viverei eternamente com Ele, pois minha alma nunca morrerá.

    1. E o que o seu argumento baseado na Wikipedia tem a ver com a matéria? O Brasil continua sendo um Estado laico, uma sociedade onde todas as crenças e descrenças têm seu lugar.

Comments are closed.