Moradores reclamam da falta de decoração de Natal nas praças do Itaim Paulista
“Que pena o Itaim Paulista não fazer parte do Natal de São Paulo neste ano”, é este o sentimento do morador Adriano Castelucci (57) ao notar que várias praças de São Paulo foram decoradas e a do seu bairro no Itaim Paulista, zona leste paulistana, não recebeu até o momento a tão aguardada decoração natalina.
Segundo o assessor Marcelo Iha, da SP Turis, da prefeitura, nenhuma praça dos distritos do Itaim Paulista e Vila Curuçá constaram na relação dos locais que receberiam a decoração natalina de 2012.
Em anos anteriores, as principais praças do centro comercial, a Silva Teles e a Lions Cub, foram decoradas com várias tonalidades de cor. “Nesta época o verde se transforma em azul, branco ou vermelho, mas até agora nada se transformou”, reclama a auxiliar de enfermagem Carmem Lucia Gomes (27).
Para o presidente da Associação dos Empresários do Itaim Paulista, Edson Coqueiro Filho, a falta de decoração nas praças e principais vias demonstram a pouca visibilidade que o bairro tem. “Como a região não tem uma boa visibilidade na cidade e é afastada do centro, os investimentos para a cultura não chegam. Falta dinheiro até para o aniversário do bairro e por isto as praças não foram decoradas este ano”, diz.

O subprefeito do Itaim Paulista, João dos Santos, diz que a subprefeitura não tem verba para este tipo de serviço e que a responsabilidade é da SP Turis. O órgão confirmou que para a região está confirmada apenas a apresentação do Coral do Instituto Baccarelli no dia 22 de dezembro.
“É uma pena o Itaim Paulista não ter nenhuma praça decorada, parece um descaso com nosso bairro”, comenta o produtor de vídeo, Alberto Luis Quitosa, 30.
No bairro vizinho, São Miguel Paulista, a praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (conhecida popularmente como praça do Forró), onde está a capela histórica construída por índios em 1622, teve as 40 árvores decoradas pela SP Turis com todo tipo de efeito. “A decoração é boa para as crianças que entram no espírito natalino e creem que o papai Noel existe”, comenta a moradora Sueli Borges Alcântara (29).
“Gosto de vir aqui e tirar fotos da praça decorada com meus filhos, pois assim eles guardarão de lembrança este momento mágico e inesquecível para elas”, revela o auxiliar de fermentaria Carlos de Almeida, 32.
Vander Ramos, 51, é correspondente do Itaim Paulista.
@vander521
vander.mural@gmail.com
Isso é uma vergonha, nosso bairro além de ser periférico, pobre , ainda é muito esquecido pelo poder público,…ver se na Faria lima, paulista , nos Jardins faltam coisas como aqui… indignada…