Grupos da zona norte se unem para criar festival de hip-hop

Agência Mural

Germínio dos Santos Andrade, 31, trabalha como pedreiro, mas, no cenário musical, ele é vocalista do grupo de hip-hop Bica 1702, do Jardim Felicidade, zona norte de São Paulo, e conhecido como “Mano G”.

Marcílio Souza Almeida, 34, é salva-vidas, porém, assim como Germínio, ele se dedica à música nas horas vagas sendo o rapper “Emmy”, idealizador do Cultura dos Tambores. Juntos, eles organizaram o 1º Festival Brafica de Hip-Hop, que será realizado na Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoerinha (zona norte), nos dias 8,15 e 16 de junho, das 19h às 21h.

“O objetivo é fortalecer a cultura da região, levando a convicção de que a cultura faz a pessoa renascer, quebrando as barreiras do preconceito e sendo uma ferramenta de resistência”, explica Emmy.

Grupos de hip-hop que queiram participar da atração podem se inscrever no e-mail festivalbrafica@gmail.com até15/5.

Os interessados devem enviar o material de trabalho e uma música em MP3. Serão selecionados 20 grupos para as eliminatórias que ocorrem nos dias 8,15 e 16/6. No primeiro dia, haverá reunião com os selecionados. No dia 15, uma eliminatória vai escolher os 10 melhores projetos. E, no dia 16, ocorrerá a fase final do festival, com premiações para o 1º e 2º colocado. No ato da inscrição, os grupos receberão o regulamento completo do concurso.

O grupo Cultura dos Tambores promove aulas de capoeira, oficinas de canto, percussão, danças e estudos sobre a cultura afro-brasileira. Eles também criaram o show “300 anos de Zumbi”, que conta a história do líder negro Zumbi dos Palmares. As atividades são realizadas no CEU Jaçanã, na zona norte, por meio do programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI).

O Bica 1702 entende que fazer música na periferia é como um hobby. Inclusive, o nome do grupo tem ligação com o bairro Jardim Felicidade, onde foi criado: Bica vem da antiga rua da Bica, atualmente rua Nossa Senhora Aparecida. E o número da linha de ônibus Jova Rural – Tietê, que é 1702. O desenho de um ônibus faz parte do logo do conjunto.

Uma das músicas de trabalho do grupo, “Quando cheguei por aqui”, trata, por exemplo, da situação dos migrantes nordestinos que vêm morar nas periferias de São Paulo. “No clipe, há uma mulher e um menino chegando ao Terminal Tietê, que representa eu e minha mãe chegando aqui, em  1986, quando deixamos o estado da Bahia”, explica Mano G.

Aline Kátia Melo, 29, é correspondente comunitária da Jova Rural.
@alinekatia
alinekatia.mural@gmail.com

Comentários

  1. Só progresso mano, Deus ilumine sua caminhada, pq vai ser só glórias e ao mesmo tempo dificuldade, mas vamo que vamo de cabeça erguida, satisfação !!

  2. qndo eu cheguei por aki é 10,os caras sao bons msm no q fazem curto d+…
    ae familia bica 1702 é nois!!!

  3. Acho muito bram atracana que as pessoas corar, atráz dos seus objetivos, hoje vivemos no mundo onde nem a nossa vida custar muito, esses jovens talentos que estão brotando, e se esforcando para mostra seus talentos so precisam de incetivos, para mostra o que eles realmente querem… quero parabeniza-los e dizer se eles querem realmente isso que lutem, a cada dia mais para conquistar seu espaço no mundo do hip hop. eu conheço muitos deles que estão ai, somente querendo da uma vida dignar e honesta para sua familia.

    um abraço a todos. boa sorte.

    att: Emilia

  4. muito bom mesmo quero parabenizar esses meninos de coração eles sempre correrão atras e sem lucra nada com isso apena o prazer de fazer a verdadeira musica parabéns mano g mais um guerreiro..salve zona norte…

  5. muito bom mano g.bola pra cima tem que lutar pelo que você quer que e levar a cultura hip hop aos povos que dela precisa muita paz família bica1702 vida essa musica e muito boa.. parabéns pelo projeto, parabéns ao blog e a reporte Aline pela iniciativa …

  6. olha gostei muito dessa matéria o blog estar de parabéns por mostra a voz do povo aqui do jd felicidade com o mano g…bica1702 vai pra cima zona norte …

  7. Aos pouco vamos conquistando espaço e Respeito e credibilidade da comunidade sem agredir ou Discriminar ninguém, Gostaríamos de agradecer o espaço cedidos para divulgar nosso trabalho e representar a comunidade e nosso movimento.

    Obrigado a todos.

    Giba Batera Bica1702

  8. O rap vai ganhar muito com o 1º Festival Brafica de Hip-Hop. Dali, podem surgir as novas vozes que mostram a capacidade desse tipo de música do “gueto” e espalhar a mensagem a diversas pessoas. Eu, por exemplo, sou roqueiro, mas também curto um “rapão”. Parabéns merecidos ao Mano G e Emmy pela iniciativa.

  9. É, Mano Bica, quando você chegou por aqui mal imaginava que iria contribuir tanto para a música e incentivar tantos músicos.

  10. Festival Brafrica vai fortalecer a cena do Hip hop, parabens aos brothers Mano G e Emmy pela iniciativa!!!!

  11. parabens galera pela iniciativa do festival brafrica de hip hop ..tenho muito orgulho do meu irmão mano g e dos amigos dele que estão nesse projeto Nego Trutty e Emmy parabens pra vocês rap neles

  12. Muito bom……muito bom mesmo!!! Parabéns aê pelo projeto e vamos fortalecer sim…..a família Lado Norte BC estará presente SIM!!!…NOOOIIIIZZZZ

  13. É isso ai Mano G vcs estão de parabéns com o Projeto e ao Blog tbm reconhecendo a Cultura do HIP-HOP que o RAP não pode parar felicidades e sucesso em sua caminhada!!!

  14. queremos agradece por essa materia e tambem lembra que não e so o mano g e o emmy que faz parte deçe projeto tem muitos manos aqui na zn. entre eles vras77, nego trutty, ng o poeta, lakers e pa, dj vand, dj Paulinho todos por um só objetivo levar aconsciência a comunidade e pregar a paz nota do grupo:
    att BICA1702

  15. Aweee mano G,adorei seu esforço esta sendo recompensado,adoro as letras e a mensagem que ela passa ,sorte ai mano te curto de montão sucesso Mano G,é Bica 1702 crescendo na área…..

  16. muito bacana essas iniciativas para que essas ações venha fortalecer acultura da musica hip hop na região e consequentemente em toda cidade de são paulo. parabéns isso é fazer pela cultura urbana. uma cultura que educa, orienta, e valoriza as ações humana e sobre tudo respeito.

  17. muito bom mano o que vale e o esforço nunca pare de lutar pesse sempre em vencer
    esses festivais é muito importantes para promover novos talentos da nossa música.

    e cada vez mais valorizar a cultura hip hop.

  18. Parabéns a todos vocês que estão empenhado nessa trabalho de grande valor, Marcilio, sempre admirei sua garra e sua disposição para com seus ideais…. amei a ideia desse trabalho, é isso pessoal, firme e forte nesse objetivo de fortalecer a cultura da região, proporcionando um renascimento através da cultura..

Comments are closed.