Grupos da zona norte se unem para criar festival de hip-hop
Germínio dos Santos Andrade, 31, trabalha como pedreiro, mas, no cenário musical, ele é vocalista do grupo de hip-hop Bica 1702, do Jardim Felicidade, zona norte de São Paulo, e conhecido como “Mano G”.
Marcílio Souza Almeida, 34, é salva-vidas, porém, assim como Germínio, ele se dedica à música nas horas vagas sendo o rapper “Emmy”, idealizador do Cultura dos Tambores. Juntos, eles organizaram o 1º Festival Brafica de Hip-Hop, que será realizado na Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoerinha (zona norte), nos dias 8,15 e 16 de junho, das 19h às 21h.
“O objetivo é fortalecer a cultura da região, levando a convicção de que a cultura faz a pessoa renascer, quebrando as barreiras do preconceito e sendo uma ferramenta de resistência”, explica Emmy.
Grupos de hip-hop que queiram participar da atração podem se inscrever no e-mail festivalbrafica@gmail.com até15/5.
Os interessados devem enviar o material de trabalho e uma música em MP3. Serão selecionados 20 grupos para as eliminatórias que ocorrem nos dias 8,15 e 16/6. No primeiro dia, haverá reunião com os selecionados. No dia 15, uma eliminatória vai escolher os 10 melhores projetos. E, no dia 16, ocorrerá a fase final do festival, com premiações para o 1º e 2º colocado. No ato da inscrição, os grupos receberão o regulamento completo do concurso.
O grupo Cultura dos Tambores promove aulas de capoeira, oficinas de canto, percussão, danças e estudos sobre a cultura afro-brasileira. Eles também criaram o show “300 anos de Zumbi”, que conta a história do líder negro Zumbi dos Palmares. As atividades são realizadas no CEU Jaçanã, na zona norte, por meio do programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI).
O Bica 1702 entende que fazer música na periferia é como um hobby. Inclusive, o nome do grupo tem ligação com o bairro Jardim Felicidade, onde foi criado: Bica vem da antiga rua da Bica, atualmente rua Nossa Senhora Aparecida. E o número da linha de ônibus Jova Rural – Tietê, que é 1702. O desenho de um ônibus faz parte do logo do conjunto.
Uma das músicas de trabalho do grupo, “Quando cheguei por aqui”, trata, por exemplo, da situação dos migrantes nordestinos que vêm morar nas periferias de São Paulo. “No clipe, há uma mulher e um menino chegando ao Terminal Tietê, que representa eu e minha mãe chegando aqui, em 1986, quando deixamos o estado da Bahia”, explica Mano G.
Aline Kátia Melo, 29, é correspondente comunitária da Jova Rural.
@alinekatia
alinekatia.mural@gmail.com
BOooooa Emmy,, belas iniciativas na Zona Norte de Sp, Folene Junto..
abraçooo!
Mano isso é cultura parabéns aos organizadores do projeto.
A zona norte é rica em projetos culturais, porem faltava uma atenção especial ao Hip Hop, e agora tenho certeza que este espaço foi conquistado !!!
Parabéns pela iniciativa, com certeza ira fortalecer a cena !!
Tamu Juntão !!!
Abrazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Bem através dessas iniciativas que vemos que ainda existem pessoas que se importa com a cultura. Parabéns por essas ações que se preocupa com o ser humano em primeiro lugar e a valorização da cultura.
Muito Rap mano mano G Bica!!!!
Fico muito feliz de ver o reconhecimento do trabalho dos irmão através de canais como esse, e principalmente em saber que o desejo de melhorar e proporcionar cultura e entretenimento se mantem vivo. Salve rapa é noiz!
apoiadissimos,Esquina da Gentil estara la,acessem https://soundcloud.com/esquina-da-gentil
ALBUM SENDO LANÇADO HJ EP DISPONIVEL PARA DOWNLOAD *MADE IN BRASIL COM S* http://www.mediafire.com/?lt95u6pkcuoqxi5
BRÁFICA será uma celebração do RAP na Cena Norte! Mano G Bica, Emmy, mais o Trutty, o Black, a galera do Opress… Rappers conscientes fazendo a convivência das culturas da periferia. Valeu!
Hélio diz…ja cheguei aparticipar desses encontro no na vila nova galvão no ceú jaçanán e na fabrica de cultura é um espaço onde todos se expressão com musica com poesia ou com a dança ou até mesmo capoeira muito bom cultura dos tabores nota dez
Salve rapa. Dahora esse esforço aii pra espalhar a cultura pelos cantos… Além do mais, tem muita cabeça pensante louca pra por pra fora varias ideias diferentes e esse movimento tah dando essa oportunidade, seja com o Festival Brafica de Hip-Hop ou com o Sarau Coletivo Clã… Esse pessoal é foda. Parabéns G juntamente com o pessoal do Bica 1702, salve Emmy, Trutty, NG, a galera do Lakers e todo o pessoal que não me lembrei agora.
Parabéns pela iniciativa. E viva a cultura de paz chamada HIP-HOP!
Parabéns pela iniciativa rapaziada, com certeza estão representando muito bem a cultura popular e a cultura afro-brasileira. E claro, parabéns a jornalista que escreveu a matéria e ao jornal que concedeu o espaço.
Abraço, André Revert – Equipe Cultura dos Tambores
parabéns pelo projeto e pela iniciativa,projetos como esses só faz bem as pessoas da comunidade,faz bem pra arte,bem pra vida…a musica é um ótimo caminho pra um futuro melhor…estão tds de parabéns.
bom, eu, só queria agradecer a todos que acredita na transformação através da cultura
hip hop e sobre tudo acreditar em novos projetos para que possamos dar continuidade essa busca incessante e alcançar os nossos objetivos e fortalecer ainda mais essa cultura de grande resistência. e fazer com que cada vez mais seja reconhecida pela nossa sociedade.
muito obrigado aos colunistas que acreditam na nossa força. e a representante comunitária Aline pelo empenho em publicar a nossa matéria.
parabéns a equipe cultura dos tambores e ao professor marcílio que contribui muito para a sociedade com seus projetos musicais, culturais e de capoeira…
MEUS PARABÉNS PELA INICIATIVA QUE DEUS ILUMINE O CAMINHO DE TODOS E QUE A CADA DIA QUE SE PASSA APAREÇA PESSOAS COMO VOCÊS
ABRAÇOS
Mto bacana a iniciativa de valorizar o que temos de melhor na nossa história que é a cultura brasileira. Parabéns pessoal.
ola tudo bem pessoal eu sou do salto da divisa MG fico feliz pelo meu amigo Mano g ele estar mudando junto com os amigos dele a historia do hip hop brasileiro eu vir esse menino sofrendo muito pelo sonho dele de levar a igualdade a todos.eu não gosto de hip hop mais acompanho a carreira dele dês de sempre parabéns ao jornal pela matéria ass mariana santos: pra cima festival brafrica
PARABENS MANO G, ISSO MESMO A QUEBRADA PRECISA DE MUITA CULTURA E LAZER !! PARABENS PELOS PROJETOS, MUITO SUCESSO. PAZ!!
Parabéns pela iniciativa e sucesso ao bica 1702!!
Parabéns pessoal do Cultura, EMMY e Mano G, Gente boa, gente do bem e de talento!
Abraços
Adilson
CEU Jaçanã
E o clã,é o opresss emmy todo mundo envolvidão pelo hip hop tamu junto
Parabéns pela iniciativa isso sim e cultura
Parabéns a todos por essa iniciativa, conheço o trabalho do Marcilio no cultura dos tambores que é otimo agora o hip-hop tudo de bom. so posso dizer continuem assim valorizando nossa cultura
Parabéens Galera td de bom representem ! * Bjs Vii Carolina
é iiso ai parabéns para vcs , que vcs vão muito alem , e leve a história afor brasileira pra todo os lugaraes, e a história da musica tanbem .
é isso ai cultura dos tambore
Muito loko….viva a norte!
Parabéns … vocês merecem sucesso…. Muito bom trabalho
interPRETOação… Mui Loca a ideologia dos meus manos…