Mooca ganha parque após comemorar 457 anos de fundação

Agência Mural

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB),  anunciou neste domingo (18) a criação do Parque Sabesp na Mooca, bairro da zona leste de São Paulo, que comemorou 457 anos de fundação no sábado (17).

O projeto visa transformar a área da Torre Caixa D’Água em um parque com ampla infraestrutura e acesso livre. O evento foi realizado no próprio local e contou com a participação de moradores, políticos, entre outros convidados.

O espaço, com aproximadamente 22 mil metros quadrados, está localizado na esquina da avenida Paes de Barros com a rua Sebastião Preto. Conforme os dados do informativo da Sabesp, o parque contará com área de atividades esportivas e culturais, praça, playground, Ecoposto para entrega de materiais recicláveis e bicicletário. No local, será instalado, também, uma exposição permanente sobre preservação, distribuição, tratamento, consumo consciente, reúso de água e novas tecnologias de saneamento.

O projeto receberá ainda o plantio de 200 árvores e cerca de 3 mil arbustos e trepadeiras. A obra deve ser entregue no prazo de oito meses e custará R$10,5 milhões.

O governador Geraldo Alckmin anuncia a criação do Parque da Sabesp no bairro da Mooca

Além do Parque da Sabesp, o bairro vai ganhar outro espaço que pode se tornar o primeiro parque municipal da região, conforme o decreto n° 53.986, publicado no Diário Oficial da cidade, no dia 11 de junho. A área particular localizada na rua Padre Benedito Maria Cardoso, que conta com aproximadamente 5 mil metros quadrados, foi declarada de utilidade pública a ser desapropriada.

“Moro na Mooca desde que nasci. Hoje, quando caminho perto de casa, percebo as calçadas muito estragadas. O pouco de verde que temos parece ser sempre iniciativa de moradores. Precisamos de um parque, sim. Mas é pouco. Vejo praças que precisam de mais cuidados e ruas também”, comenta a professora Maria Claudia Mesquita, 41.

Outra área que pode ser tornar um parque é o antigo terreno da Esso, com quase 97 mil metros quadrados. No dia 25 de agosto, em frente ao local, a direção do Movimento Mooca Verde realizará o piquenique “Por um parque na Mooca”. O evento será gratuito e contará com sorteios de prêmios, atrações musicais e outras atividades. O espaço é reivindicado pela população que cobra, há mais de 10 anos, um parque público no local. Há, inclusive, um abaixo assinado virtual.

Para o jornalista Bruno Gazolla, 31, deveriam existir mais políticas e associações com o objetivo de preservar as tradicionais casas da região. “Penso que se continuar do jeito que está, as empreiteiras, em pouco tempo, acabarão com a beleza mooquense”.

Segundo dados do IBGE, o bairro tem aproximadamente 75 mil moradores, que estão distribuídos em uma área geográfica de 8 quilômetros quadrados.

Alexandre Ofélio, 43, é correspondente da Mooca
@alexandreofelio
aleofelio.mural@gmail.com

Comentários

  1. Parabéns à todos, esta região merece mais áreas verdes, aliás, a cidade como um todo. É preciso agirmos agora, pois a especulação imobiliária estão acabando com os remanescentes de áreas verdes particulares, em nome da verticalização.

  2. A Mooca é um dos bairros mais tradicionais da Zona Leste, com muta história para contar. Boa iniciativa, mas concordo com o entrevistado, é preciso fazer muito mais, não só pela Moóca, mas por outros bairros que necessitam dessas áreas de lazer. Parabens pela matéria Alexandre!

  3. Excelente iniciativa para que assim nossa população comece a ter hábitos de vida mais saudáveis. Com a criação do parque os moradores sentiram prazer em realizar caminhadas, corridas. E terá um local prazeroso para levar seus filhos para se divertirem e brincar sem ter que ir muito longe.

    Excelente matéria Alexandre Ofélio.
    Obrigado pela informação!

  4. Concordo plenamente, precisamos sim, de áreas verdes nessa região, creio que cada bairro deveria ter parques com área verde, para que nossos filhos tenham onde brincarem, Muitos mooquenses, tiveram que se mudar do bairro, atrás de qualidade de vida, E quem ainda continua nessa região, nos finais de semana, tem que procurar parques espalhados pela cidade, para ter o mínimo de laser. Com a alta popularidade nos mesmos, acabam tendo que disputar espaços, e sem muita opção, acabam voltando pra casa pelo desconforto, físico e emocional. Pensando duas vezes em sair no próximo fim de semana. VALEU Alexandre Ofélio, pela iniciativa, vc como um veterano do bairro, sabe bem das nossas necessidades. Espero que tenha sucesso, nesse projeto.

  5. Bela iniciativa, a zona leste precisa ser mais valorizada mesmo, bela reportagem é preciso mesmo ser relatado tudo o que temos na zona leste de bom, parabéns Alexandre Ofélio por essa excelente reportagem.

  6. Parabéns pela matéria. Os grandes empreendimentos da região não podem ser mais valorizados do que as áreas com parques dessa grandeza.

  7. Além de área verdes, a Mooca precisa de iluminação nas ruas, calçadas em perfeito estado, limpeza nas vias, manutenção nas praças…

  8. Parabéns! Alexandre Ofélio, pelo seu excelente trabalho e pela sua importante contribuição pela cidadania do nosso bairro.

  9. É bom saber que há jornalistas engajados e atentos a tudo de ruim e de melhor que acontece neste que é um dos mais tradicionais bairros de São Paulo. Até por que os investimentos não serão poucos. Olho neles Alexandre. É isso aí.
    Parabéns pela matéria.

  10. Parabéns para os moradores da MOOCA, agora precisamos melhorar a iluminação e recapear o asfalto das ruas……adoro morar na MOOCA.

  11. Vai valorizar AINDA MAIS o Bairro da Mooca! E pensar que a alguns anos a Mooca era um bairro quase 100% industrial.

  12. Sensacional!! Minha Mooca é completa e a cada dia me deixa mais orgulhosa com suas conquistas para a cidadania!! Parabéns!!

  13. Acredito que um parque na Mooca é fundamental para os moradores. Um bairro “mais verde” é tudo que queremos….

  14. Ótima matéria , boas notícias para moradores da mooca como eu . Estamos com muitos prédios na Mooca e mais uma área verde , era tudo que o bairro precisava .

  15. Temos que recuperar as áreas livres, para o bem de toda população, antes que vire mais uma ocupação irregular onde a prefeitura fecha os olhos para ganhar votos…. quando o governo resolve trabalhar, todos ganham.

Comments are closed.