Prefeitura derruba prédio da primeira indústria de Osasco
Uma estrutura que representa a primeira indústria de Osasco, na Grande São Paulo, começou a ser demolida em janeiro pela prefeitura da cidade. Há cerca de 130 anos, nascia a Cerâmica Industrial de Osasco, posteriormente batizada de Hervy, que atuou durante 100 anos no município, antes mesmo da emancipação.
No local, serão construídas a nova sede da prefeitura e da Câmara dos Vereadores, além de um espaço a ser explorado de forma comercial, em uma operação urbana feita para revitalizar o centro. A previsão é que o novo Paço Municipal esteja pronto em três anos.
“É muito triste ver a história indo para o lixo. Você tem uma perda de identidade”, critica a jornalista Simone de Carvalho Lourenço, 34. Ela é delegada da região no Orçamento Participativo, responsável por levar as demandas dos moradores à prefeitura.
Ela explica que, após o fechamento da fábrica, nos anos 2000, o local ficou abandonado, o que aumentou a falta de segurança no bairro do Jardim Bonfim —próximo à fábrica.
“Era um lugar abandonado, com vasos de água parada que traziam riscos à saúde pública. Por um lado, é ótimo resolver o problema”, afirma. “Mas é uma parte histórica que está se perdendo. Poderia ser feita [a intervenção] preservando alguma parte da fábrica.”
A empresa foi iniciada como uma olaria em 1884 por Antonio Agu, fundador da então Vila Osasco. “A história da cerâmica se confunde com a própria história da cidade de Osasco”, afirma Antonia Mayo, diretora presidente da Hervy, por email. Por ali, chegaram a ser empregadas 400 pessoas.
A estrutura, que começou a ser derrubada em janeiro, foi levantada em 1950, no lugar dos antigos prédios da Cerâmica.
O fisioterapeuta André Myga, 33, mora em uma casa que ficava ao lado da antiga indústria e também reclama da falta de preservação. “Quem pensa no [benefício do] prédio novo, pensa na parte financeira, da valorização do bairro, mas não na valorização cultural”, ressalta.
Outra preocupação é o quanto as novas torres comerciais e as sedes do poder público vão impactar no trânsito local. “É um bairro que não foi pensado nesse funcionamento [circulação intensa de veículos]”, diz Myga.
Um projeto de lei chegou a tramitar em 2003 na Câmara Municipal para estipular o tombamento histórico. Porém, a legislação, de autoria do vereador Jair Assaf, não passou pela Comissão de Constituição e Justiça, pois foi considerado que apenas o prefeito poderia tombá-lo.
Questionada sobre o impacto histórico da demolição da fábrica, a Prefeitura de Osasco se limitou a dizer que “a obra atendeu a todas as normas e legislações vigentes. Todos os alvarás estão em ordem”. Ressaltou que o projeto faz parte de uma operação urbana que teve aval da Câmara Municipal em 2010.
DEMOLIÇÃO CAUSA IMPASSE
Perto da fábrica, outra intervenção prevista na operação urbana para revitalizar o centro vive impasse. A demolição dos prédios do Conjunto Nova Grécia vai completar um ano de atraso em maio. Em 2012, o Mural publicou matéria em que foi anunciado que as três torres, levantadas há 40 anos, seriam derrubadas para a construção de dois novos apartamentos. Porém, apenas um dos prédios foi demolido. A FBI Demolidora informou que a proprietária, a Urbanizadora Continental, não autorizou a sequência dos trabalhos. A Urbanizadora não respondeu aos questionamentos da reportagem.
Paulo Talarico, 23, é correspondente de Osasco
@PauloTalarico
paulotalarico.mural@gmail.com
Arte:
Regiany Silva, 24, é correspondente da Cidade Tiradentes
regianysilva.mural@gmail.com
Hey isso eh meio fora do tema mas eu estava querendo saber se usar editores WYSIWYG blogs ou se voce tem que colocar manualmente o codigo em HTML. Estarei comecando um blog em breve, mas nao tenho experiencia de codificacao entao queria comecar com um conselho de alguem com experiencia. Qualquer ajuda seria muito apreciada!