Greve de ônibus atinge Osasco

Agência Mural

Desde a última sexta-feira, comentários de paralisação dos ônibus já rondavam a cidade de Osasco, na Grande São Paulo, por conta de reivindicação do sindicato junto as empresas de ônibus (leia aqui). E a greve começou na manhã desta quarta (21).

Às 9h30 da manhã, no Jardim Veloso, zona sul da cidade, vários ônibus passavam, porém, tinham como destino a garagem da Viação Osasco. Alguns motoristas e cobradores faziam sinal negativo com a cabeça indicando que a greve realmente tinha começado.

Depois de dez coletivos, passou um com direção ao centro de Osasco que recebeu os passageiros. O motorista disse que estava apenas indo, mas não retornaria. Com ele, foi possível chegar a estação de trem. Mas nem todos tiveram a mesma sorte.

Moradora do Jardim Boa Vista, na zona sul, perto da divisa com São Paulo, a monitora Cassia Soares, 37, tinha duas opções para chegar ao centro, das duas empresas que atendem a cidade, mas nenhuma linha passou.

“Ficamos indignados. Como uma cidade como Osasco chega a essa ponto. Trabalho desde os 15 anos e hoje é a primeira vez que não vou trabalhar por não ter meio de transporte. Pagamos tantos impostos, tarifas, e quando precisamos ficamos na mão, reféns de uma situação que há dias a população inteira já sabia que ia acontecer, mas quem poderia intervir, nada fez”, afirma.

No centro de Osasco, o principal terminal estava vazio, com policiamento em volta.

Assim como São Paulo, a greve na cidade foi decidida pelos motoristas e cobradores. No município, eles  não aceitaram os 8% aprovados pelo sindicato, em discussão na terça (20). A prefeitura deu a entender que não vai intervir. Afirmou que “cumpriu seu papel” ao aprovar subsídio às empresas e que “a população não deve pagar pelos problemas entre empresas, condutores e cobradores”.

Duas viações, a Osasco e a Urubupungá (do mesmo grupo da Santa Brígida, que está em greve em São Paulo), atendem a cidade. A passagem custa R$ 3 e não oferece nenhuma integração com os trens da CPTM.

Paulo Talarico, 24, é correspondente de Osasco.
@PauloTalarico
paulotalarico.mural@gmail.com

 

Comentários

  1. Terei que andar 7 Km hoje para chegar em casa. Lamentável, um transporte lento, ruim e que faz greve todo ano.

      1. A questão não é o quanto temos que andar, mas sim o fato de termos que andar por os ônibus estarem em greve! Táxi é caro e nem todos podem pagar.
        É ridículo que em um país como este a única opção para as pessoas chegarem em seus domicílios é caminharem por km a fio por causa de uma greve… Pessoas tendo que perder o dia de serviço, caminharem horas a fio seja no Sol, chuva, ou em horas tardias e perigosas. Não temos segurança, não temos saúde, não temos educação e agora também não temos transporte!!!!
        Situação absurda isso sim. Uma coisa é você caminhar porque quer, para se sentir bem, praticar esporte etc. E outra totalmente diferente é você caminhar porque senão não chegará no seu destino. Estão tirando até nosso direito de ir e vir….

      2. Caro comentador de nick “Eu”, como você pode dizer q andar 7 kms faz bem, depois de um dia cansativo de trabalho. Provavelmente vc não deve saber o q é chegar de um dia cansativo e não ter direito a ser transportado para casa, por isso, o dia que vc “trabalhar”, caso vc sirva pra alguma coisa, além da bobagem que disse, dará importância a gravidade da situação.

  2. O sindicato não esta liderando greve nenhuma,paramos por conta propria
    pois oque estamos reivindicando e justamente a presença do sindicato que esta omisso a greve……………

  3. O problema não são os trabalhadores do transporte público, enqto politicos não tomarem uma posição referente ao País, ou seja, pararem de roubar, e pararem com a preocupação da copa do mundo, haverá paralisações por todo lugar. O povo não deve pagar, mas infelismente somos vitimas de pessoas de má fé, que só pensam em seus bolsos, Sr. Prefeito Jorge Lapas deveriam ter mais vergonha na cara, ao invés de se pronunciar e ficar falando asneira por ai. Acorda povo Brasileiro. Temos que lutar por nossos direitos.

  4. O sindicato está fazendo corpo mole na negociação.
    Aceitou 8% de aumento e ficou calado!
    A greve é justa, e vai demorar o tempo necessário para que se atendam as reivindicações. O problema é o SINDICATO…

    1. 8%!!! 8% minha gente e reclamam. sabem quantas pessoas receberam esse aumento ? Poucas. Vcs se aproveitam da situação para extorquir e se dar bem, prejudicando deliberadamente a pessoas. Falam de políticos e copa mas tem a mesma conduta deles, se aproveitam da situação da forma que da.

  5. A cidade de Osasco nunca sofreu com este tipo de greve.
    Mas desde que o PT tomou conta da cidade e inventou a ultima eleição, colocando o sr. Jorge Lapas como prefeito (ilegalmente, após terem roubado claramente na apuração dos votos do então candidato Celso Giglio) a cidade está uma terra de ninguém. Uma zona!

    Lamentável!

    1. Najara, seu comentário está equivocado. Não defendo o Lapas, mas ele não ganhou ilegalmente e muito menos roubaram a eleição do Celso Giglio. Todos os votos direcionados ao candidato Celso Giglio foram anuladas de acordo com a Lei da Ficha Limpa, pois o mesmo era ficha suja.

  6. Não sou contra greves e reivindicações, oq sou contra é essas greves atingir a população que paga seus impostos e ainda é obrigada a passar por essa humilhação! Acorda prefeitura de Osasco nao somos obrigados a pagar pelos erros de vcs, nao somente com o transporte público mais como na area da saúde de Osasco que é péssima.

  7. É lamentável um Pais que irá sediar a copa nos próximos dias estar passando por tantos problemas nos transportes coletivos

  8. Sou a favor de lutar por direitos. Só acho que a greve deveria ser com ” catracas livres” para não atingir a população. Enfim, alguém sabe informar se a greve continua amanhã?

  9. Já não basta a passagem cara do jeito que está e as aviações fazem o que quer com o povo, onde moro mesmo o Lapa demora cerca de 45 minutos pra passar e aos fins de semana são 2 horas no ponto só vive lotado ai quem se sofre é nós trabalhadores.

  10. já vimos esse filme em outras ocasioes. infelizmente nós como povo, e parcela mais afetada do problema pagaremos o preço, tanto hoje como no acrécimo das passagens no futuro.

  11. absurdo o que Osasco esta enfrentando com a greve hoje a creche céu Jose saramago não teve aula por conta da greve,deixando as mães sem poder trabalhar ate quando vamos aceitar essa situação?
    indignada!!!!

  12. eu não tiro a razão da greve não eles estão certo de fazer isso. ganha polco não tem ótimas condições de trabalho, sofrem assaltos durante o serviço ..!

  13. Sou a favor a greve apesar de ter que andar 6 kl , o povo em varias empresas estão nas mãos dos patroes porem a população trabalhadora só não sabe que os patroes que estão na nossa mão porém o povo tem medo da greve só quando e geral com a colaboração de todos os patros não podem fazer nada a não ser seder o pedido estou de acordo o salario do motorista e cobrador e uma vergonha essa e a primeira vez que eu vi parar todos sem a ajuda do sindicato que e paga pela empresa, sindicato e uma vergonha. Parabens trabalhadores.

  14. Todo apoio a luta dos trabalhadores. Sou moradora de Osasco. utilizo transporte público nesta cidade. Essas empresas monopolizam o mercado e oferecem serviços de péssima qualidade. Tente pegar a linha Armênia no horário de pico. #lutadosrodoviariosdeosascoeuapoio

  15. Se em nossas carteiras de trabalho estamos registrados como motoristas ou como cobradores e a classe é uma só, porque há essa diferença para que tenhamos todos os mesmos benefícios e salário?

Comments are closed.