Empresa faz propaganda velada no entorno da Arena Corinthians
Uma das patrocinadoras da Copa do Mundo no Brasil, que começa na quinta (12), a Coca-Cola conseguiu implantar a sua identidade visual em estabelecimentos comerciais próximos da Arena Corinthians, na zona leste de São Paulo. O estádio será palco da cerimônia de abertura do Mundial.
O Mural contabilizou ao menos 40 pontos comerciais com a identidade visual da empresa em um raio de 4 km da arena entre os bairros de Patriarca e Itaquera. A maior parte é de lanchonetes, restaurantes e bares, mas também há açougues, casas de materiais de construção e até mesmo clínicas veterinárias. Todos foram pintados de vermelho e ganharam a tipografia com as curvas características da marca.
Os comerciantes dizem que os estabelecimentos foram revitalizados. Segundo Marco Aurélio, 34, dono da lanchonete Mané Donald’s, que fica em frente à estação Artur Alvim, a empresa não ofereceu dinheiro pela ação. “Vieram aqui e fizeram a proposta de pagar pela tintura, colagem de adesivos e implantação de uma placa com o nome da minha empresa”, afirma. “Foi bom porque fizeram uma manutenção no meu comércio. E de graça. Ficou mais atrativo e acho que vou trazer mais clientes para cá”, diz.
Os estabelecimentos estão com publicidade velada, segundo o publicitário Marco Antonnio, 24. Ele afirma que, ao não pagar por esse tipo de ação, só a empresa de refrigerantes sai no lucro. “A relação é desproporcional. Porque a Coca-Cola Company oferece algo que custa pouco e tem um retorno de marca muito superior. Isso porque quando alguém olha essas lojas já sabe que existe ligação com a Coca.”
Segundo a prefeitura, os estabelecimentos não podem ser autuados porque a Lei Cidade Limpa (14.223) não traz nenhuma restrição à publicidade velada. Em nota, a subprefeitura da Penha afirma que 22 estabelecimentos foram multados em abril por estarem em situação irregular em Artur Alvim , mas não soube precisar se há relação com a publicidade da Coca. A multa para cada estabelecimento autuado na lei é de R$ 10 mil.
Após a publicação deste post, a Coca-Cola informou por meio de sua assessoria que segue todas as normas e leis implementadas no estado. Segundo a empresa, a pintura das fachadas e a propaganda no interior dos estabelecimentos são uma contribuição em parceria com os varejistas de Itaquera.
Luís Adorno, 20, é correspondente de Vila Jacuí
@luisadorno
luis.adorno.mural@gmail.com
SAIBA MAIS
– Morador vê Copa do Mundo como promessa de melhorias em Itaquera
– Jovens lançam documentário sobre impactos da Copa em Itaquera
– Confira dois lugares para ver jogos da Copa em Itaquera
e daí?
melhor os locais cheios de publicidade seja da Cola Cola ou qualquer outra empresa do que caindo aos pedaços, depredados.