Blog apresenta profissão de jornalista para alunos de escolas públicas de SP

Agência Mural

Após um mês de recesso, que neste ano adiantou o calendário escolar em inúmeras redes de ensino devido a Copa do Mundo, alunos de todo o país retornam às aulas nesta semana. E é aproveitando o início do segundo semestre letivo que o Blog Mural lança o projeto “Mural nas Escolas”.

A partir deste mês, o blog irá realizar encontros com turmas de ensino médio de escolas públicas de São Paulo para apresentar o Mural e falar para esses jovens sobre a profissão de jornalista e a atuação dos correspondentes comunitários do blog.

A iniciativa é coordenada pelo correspondente de Paraisópolis e mestrando em Educação pela PUC-SP, Vagner de Alencar, 27, que será acompanhado sempre pelo correspondente na escola de sua região, onde tenha estudado ou até mesmo trabalhe. A primeira instituição a ser visitada será a Escola Estadual Professor Antonio José Leite, onde a correspondente de Pedra Branca, Francine Mantovani, 30, dá aulas de língua portuguesa.

Crédito: Megafone Man/Flickr/Bondidwhat
Crédito: Megafone Man/Flickr/Bondidwhat

Os encontros vão ocorrer quinzenalmente até o final do ano e já estão pré-marcados bate-papos em escolas de diferentes regiões da Grande São Paulo. O objetivo, além de mostrar o trabalho do mural e do correspondente para a comunidade, pode ser até atrair possíveis novos blogueiros, nos próximos anos.

Quem tiver interesse em receber o Mural na escola, basta entrar em contato com Alencar pelo email vagnerdealencar.mural@gmail.com.

Outros projetos

Desde 2010 hospedado no site da Folha, o blog tem cerca de 50 correspondentes, que buscam retratar a realidade dos bairros onde moram.

Para além das publicações diárias, o “Mural nas Escolas” passa a fazer parte de um trio de iniciativas que pretendem aproximar ainda mais os correspondentes locais com os moradores de seus bairros.

O “Meu Mural” , coordenado pelos correspondentes Marina Lopes, 23, e Humberto Müller, 23, correspondente da Penha e Mairiporã, respectivamente, é outra iniciativa lançada no último mês. O projeto é um espaço dedicado à publicação de fotos de leitores a partir da pergunta “Onde está a sua arena?”. Fotógrafos amadores ou profissionais tiveram até ontem (13) para enviar fotografias que mostrassem peculiaridades sobre o dia a dia de quem mora nas diversas regiões da Grande São Paulo.

O outro projeto do Mural é a “Expo Mural”, também em andamento desde junho, busca realizar exposições nos bairros da Grande São Paulo com as publicações realizadas pelo blog. A iniciativa é encabeçada pelos correspondentes Cleber Arruda, 33, (da Brasilândia) e Patrícia Silva, 25, (Campo Limpo), que realizam a primeira ação no dia 3 de junho, com a mostra de de 15 matérias sobre Perus, durante um evento cultural realizado no bairro.

Vagner de Alencar, 27, é correspondente de Paraisópolis
@vagnerdealencar
vagnerdealencar.mural@gmail.com

Comentários

Comments are closed.