Correios cria prazo ‘diferenciado’ para zona norte de SP e não entrega Sedex

Agência Mural

Moro no Jardim Felicidade, na zona norte, há 16 anos. Costumo fazer compras pela internet que são entregues pelo correio. Pela primeira vez, tive de pegar um ônibus e ir até uma agência na região do Tucuruvi para retirar uma encomenda de Sedex, cujo serviço foi pago para ser entregue com rapidez na minha residência, mas não tive nenhum dos dois serviços: nem entrega nem rapidez.

O andamento das encomendas pode ser acompanhado pelo site dos Correios por meio de um código composto de 13 dígitos, composto de quatro letras e nove números. Nesse acompanhamento constava a seguinte mensagem: ‘área com distribuição sujeita a prazo diferenciado’.

Essa mensagem me gerou um sentimento de frustração. Sentimento parecido com o da funcionária pública Ana Cristina Gomes, 36, que também mora no Jardim Felicidade. “Quando vim morar neste bairro, há 20 anos, aprendi a não usar o endereço daqui para receber encomendas. Pensei que mudaria com o tempo, que chegaria o dia em que eu não precisaria mais dar o endereço de uma tia para que me entregassem o que quer que fosse, mas não mudou”, desabafa.

Consultei o meu CEP no site dos Correios em uma ferramenta de simulação de preços e prazos de entrega e encontrei a seguinte informação: O CEP de destino está sujeito a condições especiais de entrega pela ECT e será realizada com o acréscimo de até sete dias ao prazo regular.

Contudo, minhas encomendas ficaram paradas além desse prazo. Telefonei  várias vezes no 0800 para acompanhar os protocolos de reclamação. Para entrar em contato com a Ouvidoria dos Correios é necessário utilizar o número de protocolo, porém se o protocolo estiver em aberto não é possível dar seguimento no contato com a Ouvidoria.

Fiz duas reclamações no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) referente as duas entregas que não foram efetuadas e que ficaram vários dias sem atualização no portal. Uma delas veio da cidade de Ilhabela, postada em 22 de outubro e outra foi dentro da cidade de São Paulo postada dois dias antes. Estamos na segunda quinzena do mês de novembro e uma delas ainda não foi entregue.

Serviço dos Correios tem prazo diferenciado para determinadas regiões. Foto: Reprodução/Correios
Serviço dos Correios tem prazo diferenciado para determinadas regiões. Foto: Reprodução/Correios

A primeira delas está parada desde 23 de outubro, teve uma tentativa de entrega em 7 de novembro, depois de 15 dias sem atualização. Só consegui retirar em uma agência no dia 12, 21 dias depois do envio. Desde 27 de outubro a segunda encomenda ficou parada e teve uma tentativa de entrega em 8 de novembro. Depois de 12 dias sem atualização, está parada novamente há nove dias.

Outra moradora do bairro, a professora Andréia Firmo, 27, só recebeu o serviço após reclamar. “Demorou muito pra entregar. Liguei nos Correios, disseram que precisava de escolta pra entregar no bairro. Achei um absurdo, pois minha encomenda era de medicamentos. Quando expliquei isso, me recomendaram a reclamação. Entrei em contato com o remetente para que ele efetuasse a reclamação. Depois disso, entregaram em dois dias”, conta.

Ana também reclama do prazo e tem uma estratégia para receber antes. “Hoje uso o endereço do meu trabalho, num bairro nobre, sempre que preciso”, conclui. “Os Correios demoram 10 vezes mais tempo que o normal para fazerem um Sedex chegar aqui, alegando que é uma área sujeita a risco”, acrescenta.

Segundo a assessoria de imprensa dos Correios “para evitar que as encomendas sejam roubadas e para garantir a segurança dos trabalhadores e clientes”, a empresa adotou provisoriamente “medidas preventivas com restrição de entrega domiciliar em determinadas áreas, conforme estudo da área de segurança da empresa”.

A empresa alega que a distribuição de cartas continua normalmente e que, durante o período de restrição, “o destinatário recebe um comunicado para buscar a sua encomenda em uma unidade de Correios mais próxima de seu endereço” e que esse “modelo de entrega é informado ao remetente no ato da postagem”.

Entretanto, as remetentes das duas encomendas disseram não ter recebido essa informação no ato da postagem. E eu mantive contato com elas já que para registrar reclamação é necessário ter endereço do destinatário e do remetente, e CPF deste último. Uma das vendedoras ficou sem qualificação, pois o site em que ela faz as vendas dá o prazo de 21 dias para qualificação do vendedor, prazo que levou para o objeto chegar até minhas mãos.

Aline Kátia Melo, 31, é correspondente da Jova Rural
@alinekatia
alinekatia.mural@gmail.com

SAIBA MAIS
Carteiros da zona norte não chegam ao bairro Jardim Paraná
Mercado imobiliário cresce mas Pirituba ainda sofre com serviços públicos
Moradores  cobram avanços em serviços públicos

Comentários

  1. É realmente lamentável!!!
    Eu também costumo fazer compras pela internet, e acho ridículo você ser obrigado a ir ao Centro de Distribuição dos Correios retirar suas encomendas que você pagou para recebê-las em casa.
    Em vários momentos, a encomenda demorou até 10 dias parada para que os correios informassem que eu teria de retirá-las.

    1. Moro na z.leste e realmente isso ocorreu comigo algumas vezes, sempre tenho que ir aos correios buscar, o pior mesmo é quando compro de um site que terceiriza a entrega, pois normalmente eles nem tem o numero de rastreio, ai fica difícil adivinhar ja que eles nunca mandam o papel informativo para retirada do produto… Vergonhoso mesmo…

  2. Já tive uma encomenda roubada em assalto a um carro dos correios, que vinha do Rio para SP.
    É uma sensação horrível, fica sempre aquela dúvida de “nossa, não vou mesmo receber aquela encomenda”?
    Pior quando se trata de objetos únicos, presentes; uma compra de loja eletrônica você tem reembolso e pode comprar outro produto igual.
    Uma melhor segurança para as entregas é essencial.

    1. Tive um sedex que segundo os correios o carro deles havia sido roubado, por essas razões tive um Reembolso no valor de de R$ 50,00, um absurdo! Outro absurdo é que para postar através de Sedex (caro por sinal) é até 500 gramas somente, após essa pesagem, se for 501 gramas é outra modalidade que custa mais caro ainda. Lamentável!

  3. Isso também ocorre há mais de 1 ano na zona sul de São Paulo, mais precisamente na região do Grajaú. E NUNCA recebi aviso dos Correios para ir buscar a encomenda no CET. E para buscar a encomenda tenho que me dirigir até o CET de Santo Amaro (av. Mario Lopes Leão). Mas o que fazer, a população é refém desse serviço que não presta conta a nenhum órgão. Como diz o Canal do Otário, é o Curreios mesmo.

  4. realmente. há alguns meses comprei pelo submarino e eles não entregam mais no Jaçanã. será tb pela violência? dizem que moro no reduto do PCC, vai saber….

  5. O serviços dos Correios está uma pouca sem-vergonhice. Não se respeita o consumidor. somos garfados porque pagamos um serviço, que já é caro em relação a outros do mesmo gênero de entrega de encomendas, mais rápidos, corretos e baratos. Os Correios agora se vale da falácia de “diferenciados” para não entregar com lisura e correção as mercadorias postadas. Recentemente vimos pela mídia que o problema de roubo e assalto que eles alegam, estão diretamente ligados a própria empresa e seus funcionários. Correios tem o dever de realizar o serviço de entrega na residencia e por conveniência própria e ou atitude exclusos, não o faz atribuído ao consumidor que se arrisca ir em locais esmo, de difícil acesso, distantes das residencias postadas, sem segurança nenhum, debaixo de sol ou chuva, sem local apropriado para atendimento, com funcionários maus humorados e grosseiros (reclamando de salários e falta de funcionários). Observa-se uma tremenda falta de organização e ausência de responsável pelo serviço local. Também são constantes, filas imensas onde prioridades não são respeitadas e muito menos demais consumidores, como é o caso aqui na zona oeste do Rio de Janeiro como os bairros de: Realengo, Padre Miguel, Bangu que temos de deslocarmos até Campo Grande bem longe do perímetro urbano e residencial. Quem não tem meios próprios de se locomover é uma verdadeira odisseia chegar ao tal distribuidor dos Correios. O SAC Correios está “lixando” para as abundantes reclamações. Então sejam honestos e terceirizem o serviço, contratem segurança ou acabem com o serviço.

  6. Não é só encomenda, também há problemas com entrega de cartão de banco e talão de cheque. Há 02 anos não recebo nada que é enviado pelo banco, moro na Zona Leste. O pior é que enviam um aviso com prazo curto e 01 sábado apenas no aviso, quando chegamos ao local, levamos em média 01 e meia hora aguardando atendimento ou então temos que “nos virar” para comparecer durante a semana. Tentei algumas vezes reclamar, mas o próprio SAC da empresa finge desconhecer e pede várias informações para registrar reclamação, inclusive os dados do registro enviado pelo Banco, ou seja, teria que ir ao Banco solicitar esses dados para registrar a reclamação, a solução foi conversar com o gerente que me informa sobre a disponibilidade e vou direto a agência que é mais fácil.

  7. Acho que a pior conclusão é a de que o problema não está no serviço de entregas e sim na bandidagem em grande parte do país. Enquanto os serviços de entrega nos EUA deixam o pacote na frente da sua porta e ninguém mexe neles (não em qualquer lugar, óbvio), aqui temos gente assaltando o caminhão que transporta correspondência atrás de pacotes com produtos de valor. E antes que falem alguma coisa, isso não tem nada a ver com partido político de qualquer ideologia.

  8. Fazer o que? é a bandidagem que vive assaltando e roubando os carteiros, vivemos num Pais em que não temos o direito de ir e vir em paz e também não podemos ter nada que os “fora da sociedade, os tadinhos” como diz alguns hipócritas, querem te roubar. Essa que é a realidade, quando eram jovem vivia no regime militar ,ditadura, naquela época não tinha nada disso,vivia-se tranquilo.Bons tempos que não voltam mais.

  9. Eu tambem moro numa área de restrição dos correios, acontece que é em Santo André, a rua em que moro é travessa de uma movimentada avenida é ponto final de 3 linhas de onibus e mesmo assim os correios não me entregam sedex, há mais de 3 anos esse temporario deles um absurdo…….

  10. Essa restrição “temporária” está em vigor há anos! Já conversei com alguns carteiros e outros funcionários dos Correios que me disseram que, na verdade, toda a zona norte de SP é gerenciada pela unidade do Tucuruvi. E, como a demanda é muito grande, eles não tem como cumprir os prazos do Sedex. Por isso, colocam as encomendas dos bairros mais afastados nessa situação especial para evitar que as pessoas peçam reembolso do valor da postagem em casos de simples atraso. É uma vergonha, enquanto outras empresas, como a Direct, entregam direito, os Correios camuflam sua incompetência com justificativas infundadas. Se oferecem o serviço, deveriam ter condições de cumprir. Ou então, não ofereçam mais o serviço!

  11. Um absurdo, os Correios deveria ser enquadrado no código de defesa do consumidor pois na prática não entrega o serviço contratado. Esse problema esta acontecendo até em cidades do interior e semana passada TODAS AS AGENCIAS da região da Penha foram assaltadas. Daqui a pouco não vai funcionar escola, posto de saúde, transporte publico pois é “área de risco”….. chama o Ministério Público!

  12. Gostei da matéria, mas vale ressaltar que este problema não ocorre apenas nesse bairro. Moro no Jardim Miriam na zona sul, compro há aproximadamente 11 anos pela internete e de uns 5 anos pra cá os correios começaram a demorar para entregar minhas encomendas até chegar ao pé de não entregar mais. Hoje eles dizem que não há ngm em casa para receber ( mesmo com gente lá o dia todo ), endereço incompleto ( mesmo estando correto inclusive com número de telefone, área de risco para o carteiro, inventam tudo mas não entregam em casa. Tive que alugar uma caixa postal na ACF Jardim Miriam (ao lado da minha casa ), a qual fechou as portas e transferiu minha caixa postal para a ACF Indianópolis (a cerca de 1h da minha cada, de ônibus). É extremamente frustrante. Não podemos fazer nada!!!

  13. É por isso que os correios não admitem concorrência pois assim escolhem aonde entregar as correspondências.
    E nós ficamos refém de mais um órgão estatal que trabalha a seu bel prazer.

  14. Se o bairro é perigoso, desculpe mas o correio tem toda razão em não querer entregar a encomenda ou em solicitar a retirada na agencia e esta certíssimo em avisar que só realiza a entrega acompanhado de escolta militar. Mude para um bairro onde para fazer a entrega o funcionário do correio não corra risco de vida para você ver se a entrega de um sedex leva mais que 3 dias.

    1. O bairro é perigoso, sim, mas do jeito que os Correios colocam dá a impressão de que bandidos andam armados à luz do dia no meio da rua, e não é assim. É apenas um bairro pobre, de periferia, como tantos outros. Tem supermercado grande, tem casa lotérica, tem muito comércio… Só é muito distante, só isso, e traz os riscos que todo bairro assim tem. Quanto a mudar de bairro, bem, moramos onde conseguimos, onde nosso poder aquisitivo permite, e você fala como se a mudança fosse uma coisinha simples, e a solução de tudo, mas o buraco é bem mais em baixo…

  15. …agora o correi inventou mas uma..disse que nao tinha ninguem na residencia…passei tres dias em casa na data que o correi compareceu, e o mesmo voltou,obs minha casa tem filmagem eletronica…esse correi e’ um discaso mesmo…

  16. Todas regiões de Sampa estão com este problema. Pagamos a encomenda e não recebemos por causa do prazo diferenciado. Os correios não entregam mais. O ministério público federal precisa intervir com urgencia. Retiramos nossa mercadoria, e alguém fica com o nosso valor do frete, ainda não sei se foi o correio ou se a empresa que eu comprei. Alguém está se beneficiando com isto.

  17. Pessoal, sou advogado, e digo isso com propriedade: procurem um advogado de seu conhecimento. Só isso resolve a péssima atuação dos Correios. Digo isso com conhecimento: “CEP de destino com condições especiais de entrega” é um preconceito, é completamente proibido pela lei consumerista. No mínimo seu advogado consegue uma ordem judicial obrigando os Correios a trabalhar, e entregar a encomenda na casa do destinatário. No máximo, o advogado consegue condenação por danos morais e materiais contra a empresa. Não existe isso de “localidade violenta”, “a encomenda foi roubada” para o consumidor. Os Correios devem assumir o risco de sua atividade, não podendo “transferir” isso para o consumidor final, que não tem nada que ser culpado pelos problemas sociais fartos do país. Novamente: procurem um advogado, combinem um contrato de prestação de serviços e pagamento de honorários, vão a juízo, e parem de ser enganados, por favor. Quando as condenações pelo serviço mal prestado chegarem a um patamar razoável, eles começarão a investir em melhor prestação de serviço. É simples assim. Boa sorte.

  18. A que ponto chegamos! A comprovação da falência do estado em segurança a ainda com atestado de incompetência! Não é só em SP não, no RJ é ainda pior. Tenho e-commerce e tenho várias queixas de clientes que pagam por um serviço e depois precisam ir retirar, mas acontece que toda a culpa e julgamento fica para mim (não sendo eu o culpado por isto), enquanto as nobres “otoridades” nada fazem para mudar este triste cenário, mas fazer o quê se desde os tempos bíblicos o povo tem condição de escolha e ainda decide pelos os lad – r ões ?

  19. Moro em Guarulhos, sendo um pouco mais especifica, na zona norte de Guarulhos, Nos últimos meses tenho tido problemas semelhantes no correio, no meu caso, ele ainda postam no código de rastreio que a encomenda saiu para entrega e depois dizem que não tinha ninguém para receber. Uma vez passei o dia todo esperando em casa e não recebi nada, efetuei uma reclamação na ouvidoria. Agora eles informam que não foi possível realizar a entrega por falha operacional. Ainda fingem fazer as três tentativas, para depois encaminhar minhas encomendas para a agencia do correio mais próxima. E as vezes chega na minha casa dois dias depois das três tentativas um papel de notificação dizendo que devo ir na agencia do correio buscar a encomenda.
    Já perdi um presente importante devido a não saber que estava vindo, não saber o código de rastreio para ficar namorando o site do correio todos os dias e não ter vindo o papel de notificação.
    Isso é lamentável, pago para entregar em casa e nunca recebo.

  20. Só continuarem a votar na Dilma que ela vai consertar o Brasil, junto com a Petrobras… Dirceu será o Ministro da Segurança no Brasil… pronto resolveu o problema de violência.

  21. Também fiz um pedido de medicamento em uma farmácia a mesma despachou no dia 30/10/2014 e após consultar os correios apareceu a mesma mensagem de ‘área com distribuição sujeita a prazo diferenciado’ moro no Jardim Tremembé e nunca havia passado por esse problema. Fiz várias reclamações na farmácia e por fim liguei nos Correios e fiz a reclamação no dia 14/11 e então me entregaram no dia 16/11.

  22. É lamentável ver como o correios está cada dia pior, já tive encomendas que a entrega saiu por 3x e foi cancelada.

    Estão com medo de serem roubados mas o coitado do carteiro que vai a pé por todas as ruas ninguém tem dó de soltar para trabalhar não é?

    A qualidade do serviço deve vir em primeiro lugar, seja ela os correios ou qualquer empresa de prestação de serviços, ate porque o cliente está pagando e não é nada barato.

    Revoltante!!!

  23. Simples, deixem de usar os correios e usem outras empresas, DHL, UPS atuam no Brasil inteiro a preços parecidos com o dos correios e ainda retiram a postagem no seu endereço. Nem na agencia postar precisa ir. Só assim os correios vão perceber que não são exclusivos e essenciais quanto pensam. Como diz o ditado: É só sentir no bolso que as coisas começam a mudar.

  24. Cidadãos,pois saibam que essas mesmas empresas(DHL,UPS,Fedex,etc.) postam entrega pelos correios quando a entrega é em áreas de risco ou regiões distantes. Sou dos correios e entrego muitas encomendas das mesmas,mas concordo com vocês;os correios precisam melhorar bastante os seus serviços,um exemplo é investir em escolta armada,já que os assaltos são constantes.Infelizmente,a empresa está sucateada e isso é observado na piora da qualidade dos serviços.

  25. Sou produtor da Record, semana que vem vamos apresentar reclamações no programa dahttp://entretenimento.r7.com/programa-da-tarde/quadros/patrulha-do-consumidor-05082014 tarde na patrulha do consumidor, o Celso vai levar os problemas do correio para Brasília.
    Como não esta prestando o serviço corretamente o ministério público pode cassar até a licença do correio como prestador de serviço.

  26. Postei uma entrega por Sedex e no ato da postagem a funcionária dos Correios ao ser indagada sobre o prazo de entrega, viu que era na cidade de São Paulo e me informou que seria no dia seguinte, dois dias depois consultei o destinatário para confirmar o recebimento e com a negativa dele fui consultar para site do Correios descobri este prazo diferenciado. Paguei por um serviço de entrega expressa e até agora minha encomenda não chegou ao destino. Deveriam ser enquadrados como estelionatários.

  27. Folha idiota Jardim Felicidade não representa a Z/N inteira! “Correios cria prazo diferenciado para BAIRRO NA ZN e não entrega Sedex”

  28. Os Correios são uma vergonha. Em Pouso Algegre, Sul de Minas, moro no Centro e não conseguem fazer entrega direito. Ou busco ou dou endereço do local de trabalho. Qualquer moto-entrega acha a casa da gente, mas os Correio parece ignorar as pessoas comuns. Não adianta reclamar, conversar, o serviço é ruim. Outro absurdo é o número de pacotes que criam para que a encomenda seja entregue. Teoricamente, toda correspondência tem que ser entregue, não é mesmo? Mas pra vc ter certeza de q vai chegar no prazo, tem um uma taxa a mais. E outra para q realmente o rementente receba. E mais outra, outra e outra. Instituição falida.

Comments are closed.