Motoqueiro organiza natal solidário em Itaquera
Barba, gorro, roupa vermelha e sacos com milhares de presentes. É com esse figurino que a Equipe Filhotes Motoclube Itaquera anima o natal das crianças nas comunidades da zona leste de São Paulo.
Desde outubro de 2010, o personal trainner Erick Peterson, 32, morador da Vila Progresso, se divide entre família, trabalho, amigos e a gerência do grupo de voluntários. Com jeito simples e vontade de ajudar o próximo, decidiu comprar brinquedos junto com a mãe Suely Marques, 75, e distribuí-los às crianças da região.
O projeto não tinha nome e nenhum apoio externo, mas vizinhos e amigos do motoclube que Erick frequenta se interessaram, então a entrega foi batizada de Natal Solidário – Equipe Filhotes.
“Nos tornamos uma família que continua crescendo. Hoje são mais de 200 colaboradores, entre eles 60 comerciantes”, orgulha-se Erick. Independente da época, ele afirma ser reconhecido nas ruas mesmo descaracterizado. “Muitas pessoas, em especial as crianças, me dizem: Olha o Papai Noel!. Elas gostam do ‘pretinho’”, relata bem humorado.
Para tudo estar pronto na véspera de Natal, o trabalho é organizado a partir de setembro, onde a maioria dos itens são arrecadados. Bolas, bonecas, carrinhos, bambolês, são cuidadosamente embalados e separados por cerca de 80 voluntários.
A equipe também compra salgadinhos e doces que complementam a lista. Com a proximidade da data, o ritmo é frenético, mas prazeroso. “Chego até a ficar sem férias, mas ao ver aqueles sorrisos sinceros no final, tudo vale a pena”.
Quando chega dia 24 de dezembro, centenas de crianças aguardam ansiosamente a chegada do Papai Noel. Para levar os presentes, além de Erick, voluntários, comerciantes e moradores se dividem entre 60 carros, a pé e até mesmo em bicicletas.
A entrega é realizada nas casas em um raio de até 25 km, abrangendo Itaquera, São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Guaianases e São Mateus.
No primeiro ano, 400 presentes foram distribuídos. Em 2013, foram cerca de 7 mil. Nesse ano, estima-se mais de 10 mil itens arrecadados.
Erick sonha em transformar o projeto em uma ONG. “Estamos dispostos a ter um espaço físico e queremos ampliar o nosso trabalho nos próximos cinco anos”.
Kelly Mantovani, 20, é correspondente da Vila Nova Cachoeirinha
@mantovanikelly
kellymantovani.mural@gmail.com
SAIBA MAIS
Envie sua foto para o Mural e mostre o espírito natalino no seu bairro
Para fugir do tumulto, Mercado da Penha vira opção de compras para ceia e almoço de Natal
Catadores de lixo participam de Natal solidário no Jardim Helena
Que iniciativa legal!!!!!!!!!! Parabéns!!!!!
Fico feliz de ver uma bela iniciativa dessa nascendo no bairro onde moro. Parabéns aos organizadores. Belo trabalho!
Que essas iniciativas sejam multiplicadas. Parabens a todos!