Sem água, CPTM fecha banheiros públicos de estações

Agência Mural

A promoter Sandri Dantas, 33, chegou apressada ao banheiro público da estação Luz da CPTM e recebeu uma má notícia: um cartaz informava que o local estava fechado por “insuficiência de água”. Aflita, perguntou a um funcionário qual o banheiro mais próximo para levar a filha Luiza, 3. A sugestão de utilizar o sanitário que fica depois da catraca foi aceita, mas ela ficou revoltada: “vou ter que pagar outra passagem!”

Situações semelhantes foram acompanhadas pelo Mural na primeira semana de fevereiro, em mais duas movimentadas estações centrais – Brás e Barra Funda, que interligam linhas de trens e metrô, e em outras da rede metropolitana, como Francisco Morato, Caieiras, Perus e Piqueri. Os banheiros públicos nas áreas internas desses locais têm sido fechados ou interditados parcialmente em função da falta de água.

A autônoma Lucília Santos, 56, e a cabeleireira Beatriz de Lima, 52, criticavam a interdição na estação Luz. “o mesmo ocorre há dois meses em Francisco Morato (na linha 7)”. As amigas lembram que os principais prejudicados são crianças, idosos e doentes, pois precisam ir com frequência ao banheiro.

Na noite de 4 de fevereiro, um cartaz comunicava a interdição parcial do banheiro da estação Brás. Um funcionário se esforçava em higienizar o ambiente, mas os produtos de limpeza não impediam o mau cheiro do lugar, sem água nos vasos sanitários e apenas uma torneira funcionando. “A água armazenada aqui termina cedo”, reconheceu um trabalhador que preferiu não se identificar.

A Sabesp admitiu que “as estações estão em regiões com redução de pressão de água, medida intensificada para conter vazamentos e perdas na rede”. A companhia revelou que “tem realizado ajustes na gestão de demanda para minimizar os efeitos de eventuais intermitências no fornecimento” e que “orientou a CPTM a fazer obras de adequação em suas instalações, já em execução, para fazer frente ao consumo diário”.

Questionada sobre o problema, a CPTM não respondeu quais estações e linhas são afetadas e nem os horários de interdição, e se limitou a afirmar que “eventuais restrições em equipamentos são informadas aos usuários”. Também destacou a adoção de “medidas para incentivar o uso racional da água”, como a instalação de dispositivos nas torneiras das pias que permitem a redução do consumo.

Em outubro de 2014, um post publicado no Mural já informava que a falta de água causava o fechamento de sanitários públicos em estações. Na ocasião, a CPTM tratou a situação como “pontual” e a Sabesp justificou o caso pelas “elevadas temperaturas que provocaram aumento do consumo”.

Sidney Pereira, 58, é correspondente de Vila Maria
@sidneypereira00
sidneypereira.mural@gmail.com

SAIBA MAIS: 

Mesmo sem corte ‘oficial’, moradores relatam falta d’água no Anhanguera

Moradores de Carapicuíba ficam 28 horas sem água no fim de semana 

Comentários

    1. banheiro sem agua isto e um abisurdo ainda na estação viaja uma 1hora chega na estação para ir no banheiro fechado por falta de aagua, gente tem tanto engenheiro na empresa sera que não pensa em fazer o cistema de cisterna ai en saõ paulo chove todo dia poen uma cisterna para uso so para banheiro ve se pense naõ e facil passar uma nessecidade de ir no banheiro poe isso na cabeça.

  1. Mijem nas ruas! Se for mulher, peça ajuda de outras, que façam uma roda de proteção. Estações como essas têm de dar um jeito, como nós também, em nossas casas temos de dar. Mas deixar de mijar, quando se está apertado, pode acarretar problemas de saúde. O que é que eu devo fazer em minha casa? Trancar os banheiros e colocar uma placa, com o aviso, como fizeram eles? A SABESP pagará multa, cada vez que cortar o fornecimento de água??

  2. BOM A CPTM DO SR. WALCKMIM E MARIO CARTEL BANDEIRA DIARIAMENTE JÁ TRATA OS PASSAGEIROS COMO CIDADÃOS DE 5ª CATEGORIA , O QUE ESTÃO FAZENDO AGORA É SÓ REITERAR ESSE TRATAMENTO ,OU SEJA VOCÊ FICA MAIS DE UMA HORA SENDO TRANSPORTADO COMO GADO E NÃO TEM DIREITO NEM DE VERTER ÁGUA A NÃO SER PELOS OLHOS.

  3. É uma vergonha , se paga p/ usar e ter uma estrutura vergonha !!!!!! Vai dar desconto na passagem ? O povo como sempre é que tem que pagar pela má gestão ou incompetencia !

  4. Além dos sanitários serem um horror, velhos e impossíveis de se deixar limpo, ainda sáo mau geridos. Deveria enfiar a cabeça desse prefeito idiota na privada que aparece na foto da reportagem.

    1. Mas a CPTM, Metrô e Sabesp são geridas pela prefeitura, é? Que o Haddad é uma lástima não se discute, mas poupar o PSDB e o Alckmin é bem coisa de brasileiro que toma partido sempre do lado errado e na hora mais errada ainda. Não há inocentes, acorda!

  5. Uma denuncia quero fazer a CPTM E O METRÔ estão desativando e arrancando os bebedouros das estações e instalando maquinas de refrigerantes no local. POR FAVOR INVESTIGUEM!!!

  6. O administrador que toma esta decisão não anda com transporte público. No momento que estas pessoas darem o exemplo perceberão que estas decisões são contra a coletividade. Lamentável!

  7. Deveriam diminuir para metade o valor da passagem neste período que o banheiro não funciona ou colocar banheiros químicos.

  8. É simplesmente um absurdo que o causador do problema de abastecimento de água, os órgãos públicos, deixem de atender a qualquer cidadão, não idosos e crianças, mas deve atender TODOS os usuários daquele serviço.
    Imagina se para beber um café o cidadão tivesse que levar sua própria xícara. Não, o dono do bar tem que prover água para lavar o copo, ou prover copo descartável, como todo e qualquer um dos cidadãos que tem que dar um jeito para resolver a falta de água.
    Esse órgãos também tem que resolver e manter os banheiros abertos para todo e qualquer usuário do serviço que cobra e presta, e cobra muito caro.

  9. Simples!
    Não lavem mais calçadas com mangueira, tomem banho em 7 min, ao invés de urinar e puxar a descarga antes do banho faça o seu xixi no banho mesmo e já aproveite para escovar os dentes.
    Medidas bem simples e pequenas economizam milhões de litros deste líquido precioso.

  10. Que coincidência, falta água num banheiro mas no outro após a catraca não? Isso precisa ser denunciado ao MP, até onde sei é extorsão.

  11. Não é mais lógico fechar as estações, afinal, sem água,com racionamento seletivo de energia, com recessão econômica,faltando segurança, ficar em casa e receber o bolsa família parece melhor,né…

Comments are closed.