Castelo da década de 1940 sofre abandono em Ferraz de Vasconcelos

Agência Mural

O jardim Castelo, em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, ganhou esse nome pela estrutura construída na região na década de 1940. Apesar disso, o que se encontra no bairro é um local deteriorado e sem uso, enquanto moradores pedem a transformação em espaço cultural para preservar o passado da cidade.

Com arquitetura rústica, a construção foi considerada patrimônio histórico do município e possui 2,6 mil metros quadrados. O imóvel serviu para refugiar alemães durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e pertencia ao jornalista Arthur Zenker, que fazia oposição ao regime nazista de Adolf Hitler, segundo dados da biblioteca José Andere.

Nascido no bairro, o professor Fábio de Paula Silva, 29, sugere que o local se transforme em um museu. “Poderia ter exposições retratando a nossa cultura”, destaca. Para o pedreiro Jurandir Bezerra, 50, residente do bairro há três décadas, o ideal também seria um espaço cultural. “Queria que o castelo tornasse uma biblioteca para os moradores”, diz.

Hoje, o espaço não é aberto para visitação e está deteriorado, embora ainda sustente azulejos, pinturas e esculturas de anjos desgastadas pelo tempo.

Com estilo diferente das moradias do início do século XX, as paredes sofreram infiltrações e pichações. Alguns cômodos não possuem mais portas e janelas. No entorno da construção, o entulho e o crescimento do mato trazem aspecto de abandono.

guygfhjfhfhfhfh
Situação no entorno causa sensação de abandono (Arquivo: Biblioteca José Andere)

Entretanto, a área ao redor do terreno foi dividida em lotes para a construção de casas. E, há cerca de um ano, a atual gestão pública utilizou parte do terreno para implantar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

O comerciante Gildo Almeida, 57, recorda que, quando criança, brincava nos arredores do castelo sob as plantações de uva Itália, fruta trazida ao Brasil em 1930 que se tornou característica no município, que levou ao apelido de ‘Terra da Uva Itália’.

Naquela época, a população dizia que no castelo poderia existir uma passagem subterrânea que servia de esconderijo, caso o lugar fosse encontrado no período da guerra. “É uma construção histórica. Precisa de melhorias”, ressalta o comerciante.

A auxiliar de enfermagem Rubenice Xavier de Miranda, 51, mora no bairro há 11 anos e conta que o castelo não é mais o mesmo e boa parte entorno dele foi modificada. “Gostaria que fosse um ponto turístico para receber visitantes.”

De acordo com Secretaria de Governo do município, estão sendo viabilizados estudos e parcerias junto às iniciativas privada, estadual e federal para restaurar o patrimônio e, posteriormente, disponibilizá-lo para o setor de Educação ou de Cultura da cidade. Porém, não citou prazo para iniciar os reparos, pois a ação ainda está em planejamento.

Quer receber as notícias do Mural por email? Cadastre-se

Aline Pagliarini, 24, é correspondente de Ferraz de Vasconcelos
alinepagliarini.mural@gmail.com

SAIBA MAIS:

– Poá lança campanha contra a violência à mulher no transporte

– Em Mogi das Cruzes, Projeto Lamb Lamb espalha arte e poesia pelas ruas da cidade

– Grupo de teatro de Suzano faz ‘vaquinha’ para dar luz à nova sede

Comentários

  1. castelo da década de 40 temq que ir para o chão mesmo. Tem nada a ver com arquitetura brasileira. è apenas uma peça de mau gosto completamente desvinculado do cenário nacional; uma tranqueira!

    1. É em razão dessa mentalidade típica, como a do jose carlos, que o Brasil é o que é…. Triste realidade, onde a ignorância abunda.

    2. Discordo totalmente, poderia ser usado para outro fim, virar algum predio para uso publico (biblioteca por exemplo) ou ser usado para turismo

    3. Por seu comentário de extrema ignorância creio que o Senhor não conhece o Estado De Santa Catarina onde existe exemplares da Arquitetura Europeia que faz parte sim, no cenário nacional, espero que o senhor nunca nos visite por uma pessoa de caráter dúbio não ´pe bem vindo ao meu Estado.

    4. Você póderia me mostrar os modelos da arquitetura brasileira, que não tem a linha europeia, é só você verificar os modelos dos prédios do Teatro Municipal. Museu do Ipiranga, Edificio Martinelli e as dezenas de casas que ainda existem na grande São Paulo..

    5. o que é arquitetura brasileira Jose Carlos?
      Caso não saiba o Brasil foi colonizado por portugueses (europeus) e a “cultura” brasileira é uma herença dos povos que aqui vieram, tanto europeus quanto escravos vindos da África, portanto temos uma cultura miscigenada e um Castelo de um alemão fugido da guerra faz sim parte da história.
      Mais do que brasileira, diria que faz parte da história da segunda guerra. E caso não saiba também e posso dizer com propriedade Ferraz de Vasconcelos serviu como abrigo tanto para alemães quanto para italianos fugidos da guerra, digo isso pois além de descendente de italianos os meus melhores amigos de Ferraz são alemães.

      Você, Jose Carlos, ou não sabe realmente o que fala ou é simplesmente um cara sem o mínimo de cultura e bom senso.

    6. Nossa quanta cultura heim sr. jose carlos !!! caso o sr. nao saiba o castelo é um patrimonio historico da cidade que tem muita, mais muita historia mesmo e realmente achu que a população esta certa mesmo. tem que ser feito alguma coisa lá, uma biblioteca, um centro de visitação com a historia da cidade, qualquer coisa que retrate a cidade de ferraz de vasconcelos, que com o tempo e mau administração, foi ficando uma cidade abandonada pois agora é muito facil ficar pendurado na teta da prefeitura so mamando o dinheiro da população que é muito carente e precisa de muita coisa na cidade.

    7. Tem uma mistura esquisita de elementos mesmo. Não dá pra identificar uma época ou estilo arquitetônico. Nunca tinha ouvido falar nesse “castelo”. De qq forma, tem que dar um destino pra isso. Ficar assim, abandonado, caindo aos pedaços é q não dá.

    8. Meu amigo, parece que conhece bastante sobre a arquitetura brasileira, sobre a cultura brasileira e sobre o povo brasileiro… por favor nos explique porque esse item não tem nada a ver, já que o povo brasileiro é tradicional, milenar e sem mistura. Tal item foi trazido pelos alienígenas alemães, pois o povo brasileiro não tem nada de alemão, nem de italiano, nem de português, nem de africano, nem de oriental, nem de nada! Somos uma raça pura. Hahahaha, conte outra meu amigo! Essa foi extremamente sem graça!

    9. Caro Jose Carlos, eu não sei a sua idade, mas é por causa de pessoas com pensamentos igual ao seu, que este país está no caos. Cultura é tudo para um povo. Lamentável!!!

    10. Boa parte dos templos brasileiros, incluindo a Sé, em SP, enquadram-se na sua descrição “peça de mau gosto completamente desvinculado do cenário nacional; uma tranqueira”. Deveriam por tudo abaixo e construir imóveis úteis e modernos.

    11. José Carlos o seu comentário foi desnecessário, demonstra o quanto a sua falta de cultura e respeito pela historia faz com que toda a historia do município seja destruida, é por conta de pessoas como você que as pessoas vão perdendo fatos historicos ao longo do tempo, volte pra escola, vai te fazer bem…

    12. Puxa, tranqueira? É de gente como este Sr. José Carlos que lotam as masmorras da ignorância. A dita casa não é um castelo e nem sua arquitetura é ruim. Na realidade Sr. José Carlos, o que seria um exemplo de arquitetura brasileira na sua opinião? Uma favela, um cortiço, ou mesmo umas das casas degradadas onde tantos moram?
      Acredito que preservar é algo interessante, num país onde a cultura e a educação perecem dia a dia, diante de cidadãos que nada sabem e somente abrem a boca para dizer besteiras.

    13. Falta sensibilidade ao seu comentário e, por conseguinte, a você mesmo. O que, ao seu ver está vinculado ao “cenário nacional”??? Qual a característica da arquitetura “brasileira”??? O prédio tem a sua história naquilo a que serviu e só por isto deveria ser mais bem cuidado. Tranqueira é o seu comentário.

    14. Aline, parabéns pela matéria! A história merece ser respeitada, claro!! Ao contrário de certos comentários, sem sustentação e absolutamente dispensáveis…

    15. Falta de escola, conhecimento, deixa a pessoa assim, tudo o que ele não conhece é “tranqueira”. Essa casa é um patrimônio cultural, e histórico! Deveria ser reformada e preservada e aberta para visitação!

    16. Vejo somente um comentário de um tranqueira que não pensa qual seria o benefício de aproveitar uma obra
      dessas para a população da cidade.

    17. Ridículo. Respeite a história do nosso país… por aí passaram pessoas que colaboraram com o desenvolvimento do Brasil que os acolheu em um momento de total aflição e sofrimento. Respeito é o mínimo que você deve em memória dessas pessoas!

    18. Sério ? E o que tem a ver com a arquitetura brasileira ? A favela onde você mora ? Tem cada demonstração de ignorância que as vezes eu quase acredito que o Brasil não tem futuro…

    19. Não é possível.. você deve ser uma pessoa ou muito ignorante ou muito alienada. Como não tem nada a ver com a arquitetura brasileira? Qual é a arquitetura brasileira, senhor sabe tudo?

    20. Como tem gente analfabeta… Pelo conceito do “douto urbanista” deveríamos demolir tudo e só deixar as “ocas”… Afff, é cada uma!

  2. É uma pena que o castelinho esteja nessas condições… Nem com a nova prefeitura da cidade pensam em restaurar o castelo que fez parte da história da cidade

  3. Por ser diferente não o torna feio, acho muito bonito e deveria sim ser restaurado e transformado em espaço cultural.

  4. Meu caro José…
    Teu argumento é muito, muito fraco. O fato de ser da década de 40, desvinculado do cenário ou de mau gosto ( questão discutível ) não indica nenhuma construção à demolição. Em petrópolis (RJ) há o Palácio Quitandinha, da década de 40, desvinculado do cenário e em estilo normando…. e veja na Wikipédia se você o destruiria: http://pt.wikipedia.org/wiki/Palácio_Quitandinha
    Se castelos da década de 40 têm de ir pro chão, o que dizer dos castelos de vários séculos atrás, espalhados pela Europa ????
    Leia, ganhe cultura, pense antes de escrever !

  5. Pela sua importância histórica, sou pela sua preservação, como equipamento cultural da Cidade.

    Nelson Albissú
    Historiador da Cidade de Ferraz de Vasconcelos.

  6. coisa de ignorante que tudo tem que ir pra o chao,pais que não tem memoria depois quer ser primeiro mundo,parece essses idiotas que vem debaixo depois esquece as origens,como favela vira comunidade etc. estude tenha cultura para depois opinar.

  7. Uma região tão carente de espaços culturais merece a reforma e utilização pública desse espaço. Espero que não demorem tanto para promover os projetos de restauro e aplicação dos mesmos, importante também como registro da história de região.

  8. Boa tarde! Sou Erick tenho 27 anos e resido em Ferraz de Vasconcelos, é sim de fato uma grande perda, desde que sou criança vejo o Castelo se deteriorar e perder o valor cultural e histórico, ouço meu Pai recontar sempre o quanto o Castelo era bonito e visto de longe já que p mesmo fica bem no Alto, hoje infelizmente com as construções ao redor ele chega a ser quase imperceptível, a atual e anteriores Gestões Públicas nunca demonstraram o mínimo interesse em manter o Castelo “vivo” como parte da História a qual pertence. Referente ao Comentário do Sr. José Carlos descordo totalmente indiferente do tempo de Construção do Imóvel cada um possui seu próprio valor. As pessoas, os lugares, as coisas cada item e ser possui sua História. A cidade não possui áreas de lazer e de enriquecimento Cultural Suficiente é conhecida como cidade Dormitório, pois nos momentos de lazer os moradores aproveitam nas cidades próximas o qual possui uma qualidade um pouco melhor do que em Ferraz. Agradeço a equipe que redigiu e publicou a matéria é sempre bom saber que existem histórias a serem resgatadas.

  9. A burrice do brasileiro é assustadora, como esse senhor jose carlos que ” acha” que castelo da decada de 40 tem que vir ao chão! Um pais sem historia não é um pais, são nossos museus, arquitetura, que traduzem o que hj somos. Nem castelos, nem senzalas tem que vir ao chão, pois estão lá p/ nos lembrar de um fato historico, ou como as senzalas, para lembrar que jamais voltemos praticar a escravidão seja de qual povo for. Infelizmente, a burrice e ignorancia se perpetuam no brasil, e so p futebol parece ser cultura. aff.

  10. O Brasil precisa aprender a preservar construções antigas. apagar da memória algo que serviu para alguém, não importam os motivos,é sepultar a sua própria história.Somente bolcheviques da ditadura bolivariana se interessariam em não manter algo relevante.Acho que a ideia de criar espaço cultural com biblioteca é necessário e cria identificação e sentimento com os os habitantes locais !

  11. Se foi um refúgio de alemães antinazistas, é possível e interessante que entidades de alemães antinazistas (como a Fundação Rosa Luxemburgo) deem um apoio à recuperação. O valor histórico é inestimável, seria um crime sua deterioração.

  12. Acho que é anterior aos anos 40. Se abrigou alemães antinazistas, só pode ser anterior. Deve ter levado muito tempo para ser construído. Na primeira metade do século XX várias famílias endinheiradas paulistanas possuíam “casas de campo” na Zona Leste. Itaquera, Ermelindo Matarazzo (da família Matarazzo), Guaianazes, Poá… Seria bons reconstituir essa história. Quem cultiva seu passado terá um futuro muito melhor.

  13. Acho que é anterior aos anos 40. Se abrigou alemães antinazistas, só pode ser anterior. Deve ter levado muito tempo para ser construído. Na primeira metade do século XX várias famílias endinheiradas paulistanas possuíam “casas de campo” na Zona Leste. Itaquera, Ermelindo Matarazzo (da família Matarazzo), Guaianazes, Poá… Seria bons reconstituir essa história. Quem cultiva seu passado terá um futuro muito melhor.

  14. Tudo o que se relaciona à História, tem grande valor. Esse Castelo, além da beleza arquitetônica, guarda memórias Históricas de um período bastante discutido e de âmbito mundial. Em minha opinião deveria ser preservado, sim! e transformado num espaço cultural, por que não? Oxalá a Colônia Alemã se interesse por isso.

  15. É triste mas deteriorar o patrimônio culturar já é prática corrente no Brasil há muito tempo. Um pais sem cultura e tradição é como um carro sem retrosivor que segue a esmo num futuro incerto. Restaurar uma arquiterura antiga não é pra qq. um e qdo. vemos que algumas pessoas são a favor de destruir o passado e propor construções em harmonia com o cenário nacional eu pergunto qual é o cenário nacional. Temos algum que deva ser copiado ou ainda temos que construir um com descencia a ser considerado como tal.

  16. Lógico que tem que ser preservado.

    É uma construção histórica, um patrimônio arquitetônico do bairro.

    Preservação é cultura.

  17. Concordo com o comentário acima. Não só pela arquitetura, que é belíssima, esse Castelo deveria ser transformado num espaço cultural, sendo, obviamente restaurado. Esperamos que os alemães e ou seus descendentes, radicados em SP, discutam o assunto. Sabemos que os alemães são interessados na cultura. Estamos torcendo.

  18. Parabéns pela matéria. Quem não preserva não tem memória. Incrível como o poder público reage devagar. As decisões e ações precisam ser rápidas. É preciso ficar em cima. Caso contrário, cai no esquecimento!!!

  19. Creio que o nosso amigo Jose carlos precisa um
    pouco mais tato .

    Nós brasileiros somos destruidores de nossos templos históricos .haja visto oque fizeram com a avenida paulista.

    preservar patrimonio histórico é nosso dever de cidadão ,As gerações futiuras esperam isto de nós.

  20. Uma cidade esquecida alvo de diversas denuncias e investigações de varios órgãos, saúde sem hospital funcionando sem remedios nos postos, escolas que alagam nas chuvas, tarifa de ônibus mais cara do Brasil por distância, esgoto a céu aberto alagamentos, etc. O que representaria um castelo para o prefeito, se o mesmo preferiu comprar carissimos coqueiros ao invés de investir em um desses problemas. Vergonha. Prova-se que más gestões independem de partidos.

  21. Sugiro,que as Autoridades,tomem as devidas providencias,em restaurar com urgencia esse castelo da década 1940,em espaço cultural ,preservando o passado da cidade.

    cordialmente;Reinaldo E.Branco

    São Paulo 03-05-15

  22. Nos países mais avançados economicamente e culturalmente é devido a preservação e respeito da sua história e não por substituir ela simplesmente por “Shoppings” ou avenidas para veículos passarem.

  23. É realmente muito triste ver uma parte da história sendo abandonada assim, além de ser uma bela casa guarda muita história, deveria ser preservada e virar uma biblioteca, ou um museu.

  24. Este imóvel serviria muito bem para ser a sede do Museu da Construção Civil e suas Técnicas Construtivas, cujo Projeto de Lei se encontra na Ordem do Dia, na Assembleia Legislativa de São Paulo, aguradando a votação dos Nobres Deputados. Projeto de lei Nº 879 / 2013.
    Gilberto Ferraz

  25. Ao comprovar pelos arquivos históricos de São Paulo que há sim fatos históricos e acervo a respeito do local e da biografia, por que não transformar tudo no setor de turismo tanto nacional quanto internacional em museu, loja com artigos e cafeteria. Afinal a futura geração precisa de emprego e a cidade de turistas, pois não?

  26. História, museu, enfim, cultura em geral não combina com esse governo de São Paulo. Nesse estado reina o pensamento coxinha (basta olha e comentário do Sr jose carlos)

  27. É uma pena que no nosso país, não se leva em consideração a história nacional. Patrimônios são destruídos todos os dias. Por isso, não temos turismo…não temos nada a mostrar, somente pichação e sujeira. Uma falta de vontade por parte das autoridades

Comments are closed.