Maioria das Câmaras pode aumentar número de vereadores na Grande SP
Há três meses, os vereadores de Embu das Artes, na Grande São Paulo, usaram uma hora e meia da sessão para parabenizar ações do prefeito e discutir as trocas partidárias que visam a eleição de 2016. Porém, pouco depois, os parlamentares aprovaram silenciosamente o aumento do número de vereadores da Câmara de 15 para 17 a partir de 2017.
Enquanto as atenções estão voltadas para a reforma política no Congresso Nacional, é nos municípios de todo o país que um debate pode mudar a eleição de 2016 com o aumento de cargos nas Câmaras Municipais.
Na região metropolitana de São Paulo, 26 municípios poderiam criar até 119 novas cadeiras de vereadores neste mês. Hoje existem 658. Ao menos dez cidades iniciaram a discussão ou já aprovaram a mudança, casos de Embu Guaçu e Itapecirica da Serra.
Alguns motivos incentivam a ampliação. Os partidos pressionam os legislativos para conseguir mais cadeiras e uma mudança na legislação em 2009 permitiu mudanças que causaram distorções.
Municípios como Mauá e Mogi das Cruzes, com 400 mil moradores, contam com 23 parlamentares cada uma, enquanto Osasco e Santo André têm apenas 21, apesar dos mais de 700 mil habitantes. Com um terço dessa população, Barueri e Suzano possuem a mesma quantidade, 21.
Confira a matéria completa do correspondente do Mural na revista sãopaulo
Paulo Talarico, 25, é correspondente de Osasco
@PauloTalarico
paulotalarico.mural@gmail.com
Piscinões vão de abandono a solução na capital e Grande SP
Batalha de rap reúne jovens que querem crescer com música em Osasco
Sete anos após anúncio, obra da Unifesp em Osasco ainda não começou
na minha opiniao quanto menos vereador melhor ,menos gastos,tanto faz se e 5 ou 21 ,e so salarios e vantagens a mais ,investe dinheiro em escolas ,greches, saude em bem da comunidade